Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 10:36

Case em Harvard aborda a história empreendedora do empresário brasileiro Marcelo Alecrim, presidente da AleSat Combustíveis

A capacidade empreendedora de Marcelo Alecrim, fundador da Satélite Distribuidora de Petróleo (SAT) e atual presidente da AleSat —sexta maior distribuidora de combustíveis do país— atraiu a atenção de pesquisadores de Harvard. A ascendência do empresário foi estudada pelas pesquisadoras Lynda M. Applegate e Andréa Minardi, que transformaram a história de Alecrim em case da Universidade de Harvard. No mês passado, o case foi aprovado e publicado.

Em 2002, o Brasil acumulava um dos piores níveis no risco-país e, nesse cenário, o empresário se destacou, conquistando investimentos internacionais para a SAT. Iniciou negociações com Julio Lastres, diretor administrativo sênior do Darby Overseas Investments Ltda nas Américas. A instituição norte-americana investia um fundo de receita fixa e um fundo de serviços financeiros em companhias da América Latina que apresentavam potencial para superar a média dos maiores mercados americanos e europeus. Alecrim tinha o objetivo de vender ações minoritárias da SAT para o Darby, mas visionou transformar a negociação em oportunidade de crescimento para a companhia.

A SAT se destacava no cenário brasileiro de petróleo por sua forte gestão, sendo reconhecida pela Petrobras como uma distribuidora de marcante reputação ética, característica essencial em um mercado competitivo. Lastres identificou a expressiva posição de mercado da companhia como uma oportunidade ímpar para investimento.

A trajetória marcante do empresário Marcelo Alecrim começou em 1976, quando trabalhava no posto de gasolina do pai, em Canguaratema, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte. Depois de entrar para faculdade de administração, investiu seus esforços em expandir os negócios do pai. Em cinco anos, quintuplicou as vendas. Em 1996, fundou a Satélite Distribuidora de Petróleo (SAT) e passou a atender a demanda dos pequenos postos, um nicho de mercado que não era favorecido pelas grandes distribuidores de combustíveis. “A efervescência de possibilidades vividas pela companhia e os insights de Marcelo Alecrim podem ser conferidos com detalhes no case da Harvard, a instituição de ensino mais prestigiada do mundo”, ressalta a professora Andréa Minardi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira