Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2014 - 08:43

Vencedor do Prêmio Internacional Ibsen 2014: Peter Handke


OSLO, Noruega -O Prêmio Internacional Ibsen, principal prêmio do teatro mundial, é concedido a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do teatro como uma forma de arte. O vencedor recebe NOK 2,5 milhões.

O prêmio foi criado pelo governo norueguês em 2007 e foi anteriormente concedido a Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Jon Fosse e Heiner Goebbels. A citação do júri afirma que o Prêmio Internacional Ibsen 2014 está sendo concedido a Peter Handke por "um corpo de trabalho que é incomparável em sua beleza formal e brilhante reflexão", e continua: "Se Ibsen foi o modelo de dramaturgo da época burguesa, que ainda não terminou, Peter Handke é, sem dúvida, o mais eminente poeta épico do teatro."

Peter Handke nasceu em Caríntia, estudou Direito na Universidade de Graz de 1961 a 1965, mas interrompeu seus estudos quando seu primeiro romance manuscrito foi aceito em 1965 (Die Hornissen, 1966). No mesmo ano, a lendária peça Publikumsbeschimpfung (Ofendendo a Audiência) estreou em Frankfurt, dirigida por Claus Peymann. Já publicou mais de trinta romances e obras de prosa e escreveu uma série de peças de teatro e roteiros, inclusive o roteiro famoso e premiado de Wim Wenders, Der Himmel über Berlin (Asas do Desejo ou O Céu sobre Berlim, 1987). Ganhou vários prêmios internacionais por seu trabalho literário e é considerado como um dos grand es nomes atuais da literatura europeia. Handke reside em Chaville, perto de Paris.

Prêmio Internacional Ibsen -A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de setembro, durante o Festival Ibsen no Teatro Nacional em Oslo. Immer noch Sturm de Peter Handke encerrará o festival.

O prêmio é financiado pelo governo norueguês, por meio do Ministério da Cultura e é concedido a cada dois anos no aniversário de Henrik Ibsen.

O comitê é composto por: Per Boye Hansen (presidente), Teresa Bjørneboe (vice-presidente), Hanne Tømta, Christiane Schneider, Sir Brian McMaster, Dr Thomas Oberender e Roman Dolzhanskiy.

O prêmio já foi concedido a Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Jon Fosse e Heiner Goebbels. Henrik Ibsen nasceu em Skien em 20 de março de 1828.| PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira