Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 10:41

Revisão preventiva do amortecedor garante segurança durante o período de férias

Monroe destaca a importância de revisar o automóvel e verificar as condições da suspensão antes de viajar.

Descansar antes de longas viagens, conduzir o automóvel com cuidado e estudar a estrada que irá percorrer antes de sair rumo às férias são algumas das providências que o motorista deve tomar para garantir a segurança nas rodovias neste final de ano. Porém, uma viagem tranqüila não depende apenas das atitudes do condutor, o veículo também deve estar em condições adequadas. A Monroe, líder mundial na fabricação de amortecedores, alerta para a revisão preventiva do veículo antes de sair em férias.

Nas últimas férias de julho houve um aumento de 17,4% nos acidentes nas estradas federais. Outros números também apresentados pela Polícia Rodoviária Federal, na Operação Férias Escolares, indicam crescimento de 15,4% no número de mortes e de 13,6% na quantidade de pessoas feridas. Nesse contexto, a revisão dos amortecedores é muito importante, pois são itens de segurança do automóvel. O equipamento é responsável por manter o pneu do veículo em constante contato com o solo, além de controlar os movimentos da suspensão.

Um amortecedor desgastado pode ocasionar perda no controle de direção e prejudica consideravelmente a frenagem. “Um veículo a 60 km/h, com amortecedores em más condições de uso, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros, além de perder facilmente o controle em curvas e deixar o veículo mais sujeito a aquaplanagem”, explica Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia, Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe.

Perda de estabilidade em curvas e pistas ruins, balanço excessivo depois de freadas e arrancadas e aumento do desgaste dos outros componentes da suspensão são outras situações com as quais o condutor pode se deparar, quando os amortecedores estão com a vida útil ultrapassada.

Cuidado na troca dos amortecedores - “A responsabilidade do motorista não termina ao detectar a necessidade de troca dos amortecedores. Ele ainda deve ficar atento para não comprar um amortecedor falsificado”, afirma Durães.

Geralmente, o amortecedor falsificado ou recondicionado é uma peça usada. De acordo com a Monroe, as formas mais comuns de falsificação de amortecedores são: - a pintura da peça, que consiste na lavagem e na repintura para dar aparência de novo ao equipamento que já não está em condição de uso | - troca do óleo do amortecedor em que é utilizado geralmente o óleo destinado ao uso em caixas de câmbio e de direção.

Para checar os amortecedores antes da viagem de férias, o consumidor pode fazer uma revisão em um revendedor Monroe Club. Para mais informações sobre a localização das lojas credenciadas, basta ligar para 0800-166004 (ligação gratuita).

A Tenneco é uma empresa que vale US$ 4,7 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 19 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores criadoras, fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos, principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira