Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2014 - 09:35

COI encerra visita ao Rio e elogia Parque Olímpico de Deodoro

A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016 encerrou, no dia 23 de março (sexta-feira), a visita de três dias ao Rio de Janeiro, com elogios ao esforço da Prefeitura do Rio para começar a construção do Parque Olímpico de Deodoro e ao empenho do Rio 2016 para entregar um legado sustentável a partir das Olimpíadas. A última reunião da sexta visita oficial do COI à cidade foi realizada no auditório da Empresa Olímpica Municipal (EOM), no Centro, e contou com a participação do prefeito Eduardo Paes.

A presidente da comissão de coordenação do comitê, Nawal El Moutawakel, ressaltou a importância do compromisso da Prefeitura do Rio diante da grande quantidade de obras em andamento na cidade: — É reconfortante que o nível de risco de cada projeto foi claramente estabelecido e horários de trabalho esclarecidos e que um senso de urgência necessário é compartilhado por todos. A próxima construção para começar será o Parque Olímpico de Deodoro, o segundo da cidade. As autoridades cariocas merecem ser elogiadas pelo rápido progresso que tem sido feito desde que assumiram a responsabilidade pela entrega de Deodoro, para além da sua grande carteira existente de obras.

A comissão também reconheceu os progressos realizados em outras áreas, desde a sua última visita em setembro de 2013 e a visita do presidente do COI, Thomas Bach, em fevereiro de 2014, como a finalização do plano global mestre local, a validação do orçamento do Comitê Rio 2016, e a integração de esforços do Governo Federal.

O comitê informou que na próxima quinta-feira [27/03] haverá uma reunião entre as autoridades federais, estaduais e municipais em Brasília, para esclarecer as responsabilidades sobre cada projeto dos Jogos Olímpicos. De acordo com o comitê, a intenção é evitar atrasos na entrega dos projetos.

Nawal disse ainda que a projeção indica que o uso de transportes públicos deverá subir para 60% em 2016, bem acima dos 12% de hoje. Ela também falou sobre o aumento em sete vezes do esgoto tratado em torno da Baía de Guanabara em 2015.

— Graças aos Jogos Olímpicos um milhão de pessoas terão a oportunidade de aprender Inglês, 75 novos hotéis deverão ser construídos, criando cerca de 11.000 novos postos de trabalho, e inúmeros projetos adicionais já estão sendo organizados pelo Rio 2016 de parceiros comerciais. Mas, embora o progresso está sendo feito, cada decisão que foi adiada e cada atraso subsequente terá um impacto negativo sobre a entrega. Portanto, são necessários foco total e dedicação.

O presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, disse que entramos nesta fase crucial da jornada sem um minuto a perder:

—Os próximos meses vão ter atletas competindo na Baía de Guanabara. Este será um passo importante para permitir que a população sentir que os jogos ganham vida. Com o evento teste, todos do Rio e do Brasil terão a oportunidade de começar a se envolver com os Jogos Olímpicos de 2016.

Durante a visita de três dias, os 18 integrantes da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016 inspecionaram as áreas de Deodoro, na Zona Norte, a Vila Olímpica (Vila dos Atletas), o Parque Olímpico e o Campo do Golfe, na Barra da Tijuca. A comissão voltará ao Rio de Janeiro em setembro deste ano. Em relação à mudança das instalações das Vilas de Mídia e dos Árbiros para Curicica, a comissão informou que a sugestão está sob análise dos integrantes do COI. | Ricardo Albuquerque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira