Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2014 - 09:54

As sérias consequências da falta de água

Economizar, racionar, diminuir. Não é de hoje que ouvimos dizer que um dia a água vai acabar e que se não reduzirmos o consumo isso deve acontecer em breve. Entretanto, é somente quando a situação se agrava que o assunto vem à tona. Assim foi com a seca de 2013 no Nordeste e mais recentemente com os baixos níveis dos reservatórios de São Paulo. Neste Dia Mundial da Água, quero lembrar a todos que o problema existe todos os dias e que devemos nos conscientizar disso, para assim, não sermos pegos desprevenidos.

De forma natural as pessoas passam a perceber a gravidade do tema quando os efeitos da falta de água começam a atingi-las. Na cidade paulista de Itu, por exemplo, a cada três dias, dois ficavam sem água no período de racionamento. Para sanar o problema, alguns moradores chegaram a recorrer a carros-pipa e até à água de córregos. Preocupante, não?

Recorrer à água de fontes não seguras pode contribuir para o surgimento de sérias doenças, como aconteceu no ano passado com o surto de diarreia em diversas regiões do Nordeste. Só no estado de Alagoas, de janeiro a julho, foram registradas 47 mortes por conta da epidemia.

Os carros-pipa vêm sendo uma alternativa das autoridades para levar água à população, mas no último ano nos deparamos com notícias sobre diversas irregularidades na distribuição da água como tanques sujos e abastecimento em açudes com água barrenta. Frente à ocorrência, observamos que a saída pode agravar ainda mais a situação.

O que compete a nós, empresários e empresas com soluções para tratar a água, é informar o consumidor sobre como proteger sua saúde. Muitas pessoas não sabem, mas existem medidas para cuidar da água em casa, com baixo custo e eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa forma, as consequências da falta de água podem ser prevenidas, diminuindo o risco de contaminações, surtos e até mortes.

.Por: Rodrigo Felisoni, diretor da Saggio do Brasil, indústria responsável pelo Hidrosteril®, higienizador bactericida para tornar a água potável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira