Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2007 - 08:53

Total de conexões de serviços pagos de VoIP já ultrapassa a marca de 1 milhão

São Paulo– De acordo com o estudo recém publicado pela IDC, Brazil Telecom Services Database, as conexões de serviços pagos de VoIP no País ultrapassaram a marca de 1 milhão no ano passado, cifra impressionante que dá a real dimensão de como o VoIP passou a fazer parte da realidade das pessoas e empresas no Brasil.

Para apurar esse número, a IDC considerou todos os modelos de negócios baseados na tecnologia VoIP que envolviam assinatura mensal ou adição de créditos no modelo pré-pago. “É claro que o grande volume de conexões VoIP no Brasil advém de aplicações gratuitas. Entretanto, esses serviços estão limitados às chamadas realizadas dentro das redes IP, gerando espaço para provedores que completem chamadas fora da rede pública”, explica Alex Zago, analista sênior de telecom da IDC Brasil.

Esse nicho de negócio explodiu entre 2005 e 2006, quando inúmeras empresas entraram no mercado brasileiro oferecendo serviços VoIP sob os mais variados modelos de negócio, tanto para clientes residenciais quanto para clientes corporativos. Hoje, o serviço é usado principalmente por pessoas e empresas que buscam economia nas chamadas de longa distância, mas também por usuários residenciais que o enxergam como uma solução alternativa aos serviços tradicionais de telefonia fixa.

Um ponto importante é que esses serviços VoIP têm gerado um grande volume de tráfego, afetando diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância, como demonstram os balanços dessas empresas. Apesar disso, os serviços VoIP não-gratuitos ainda representam um volume de receitas relativamente pequeno se comparado às receitas das operadoras de longa distância. “O ticket médio dos provedores de VoIP ainda é relativamente baixo, o que é coerente com a estratégia da grande maioria dos provedores do setor, que é a competição por preço” completa Zago.

Perfil - IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de 900 analistas, distribuídos em 90 países, e há mais de 43 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. A IDC é subsidiária da IDG, líder mundial em mídia de tecnologia. Para mais informações sobre a IDC visite www.idc.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira