Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2014 - 09:22

Ministra da Cultura, Marta Suplicy, abre Feira de Bolonha

Ilustrador brasileiro vence Nobel da literatura infantil e juvenil: prêmio Hans Christian Andersen.

"É a segunda vez que somos o país homenageado nesta feira. No ano passado, também fomos homenageados, pela segunda vez, na Feira do Livro de Frankfurt. Isso mostra que a literatura brasileira, tal qual nosso país como um todo, desperta de forma muito significativa o interesse do Mundo", destacou a ministra Marta Suplicy, ao cortar a fita simbolizando a abertura da Feira de Bolonha, a maior e mais importante feira de negócios do setor livreiro infantil e juvenil no Mundo.

São 55 ilustradores e 63 ilustrações de artistas brasileiros na exposição, logo no hall de entrada. As obras que fazem qualquer entendedor de arte ficar de queixo caído levam nomes de ilustradores premiados nacionalmente e internacionalmente por trabalhos ricos em originalidade, diversidade e pluralidade de linguagens e variedades de gêneros.

"Na concepção de nosso estande, na escolha de nossos autores e ilustradores, e de seus trabalhos, buscamos adotar critérios como diversidade e pluralidade de linguagens; equilíbrio entre autores consagrados e a nova produção; variedade de gêneros; além dos óbvios, como qualidade, originalidade..." ressaltou a ministra ao convidar a todos os presentes para conhecerem a área reservada à cultura brasileira na Feira.

Prêmio Hans Christian Andersen 2014 -O ilustrador brasileiro Roger Mello conquistou o Nobel da literatura infantil e juvenil: prêmio Hans Christian Andersen, atribuído pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) a autores de literatura para a infância e juventude. Como ilustrador, este é um feito inédito entre brasileiros. Antes dele, Lygia Bojunga (1982) e

Ana Maria Machado (2000) venceram na categoria escritor.

Roger Mello está entre os artistas brasileiros presentes em Bolonha e com trabalhos expostos na Feira. Além do artista premiado, também estão lá mais de 50 escritores/ilustradores brasileiros. Nomes como Ziraldo, Angela Lago, Eva Furnari, Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Rui Oliveira, entre outros.

O Brasil ainda está na Feira representado por 40 editoras, mais que o dobro das últimas edições. A expectativa de retorno por ser o país homenageado na Feira é de que os autores e escritores brasileiros entrem com ainda mais força na Europa assim como aconteceu na Feira de Frankfurt no ano passado. Durante a feira em 2013, foram mais de 560 eventos realizados em Frankfurt e arredores, relacionados ao Brasil. As 168 editoras brasileiras estimam um faturamento de US$ 1,45 milhão, entre direitos autorais e obras impressas, para 2014.

A homenagem ao Brasil na Feira de Bolonha é resultado da parceria entre Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Câmara Brasileira do Livro.

Conferência -Logo após a cerimônia de abertura a ministra Marta participou ainda da conferência "Um país de livros para jovens leitores" onde apresentou as Políticas Culturais do Ministério como o Vale-Cultura, entre outras, e falou sobre as ações de fomento à leitura em andamento. Ela destacou os editais de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas que ainda estão com as inscrições abertas.

Antes mesmo da abertura da Feira, Marta Suplicy se reuniu com os autores e ilustradores brasileiros e concedeu entrevista para a imprensa nacional e internacional que cobre o evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira