Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2007 - 08:54

Microcamp investe em curso de TI para atender demanda de mercado

Ser um pólo formador de profissionais de TI - Tecnologia da Informação. Essa é a meta da rede de escolas de informática Microcamp com o lançamento do curso de TI, previsto para janeiro de 2008, frente à realidade de que esta é uma das poucas áreas do mercado onde a oferta é maior que a procura e há escassez de mão de obra qualificada, principalmente por falta de bons cursos a preços acessíveis à população.

A proposta de Eloy Tuffi, presidente da Microcamp, é justamente essa. “Assim como há 30 anos popularizei o ensino de informática, quero fazer o mesmo com este curso. Torná-lo acessível a uma grande parcela da população”, promete.

O curso é voltado principalmente para adolescentes e jovens em busca de uma qualificação profissional para se inserir no mercado de trabalho ou crescer na carreira. Por isso o conteúdo, a linguagem, a carga horária, tudo foi desenvolvido para esse perfil de aluno, conforme explica Marcos Alexandre Lopes, coordenador geral de informática da Microcamp e responsável pelo desenvolvimento do nosso curso.

O curso tem duração de 225 horas/aula mais plantão de dúvidas, o que deve ultrapassar 350 horas/aula. O programa deve ser cumprido em 20 meses de curso e inclui 16 disciplinas e 15 livros. A proposta é que o aluno aprenda desde Sistemas Operacionais, como também a mexer com Servidores, Redes, instalação, configuração e Administração VOIP até Gestão de Projetos e Segurança da Informação. “Queremos preparar o aluno para ser um profissional completo na área de TI”, adianta Lopes.

Segundo a consultoria IDC Brasil, estima-se que, em toda a América Latina, serão criadas 630 mil novas vagas em Tecnologia de Informação entre 2007 e 2010. No Brasil, o setor vai gerar quase 300 mil novos empregos nos próximos três anos. Se por um lado o dado é motivador por outro pode ser preocupante, pois o país não tem mão-de-obra qualificada o suficiente para atender essa demanda. As empresas já estão sentindo de perto a escassez de profissionais. E o maior problema dos poucos que já estão no mercado é a falta de experiência, proatividade e conhecimento em uma tecnologia em constante mutação. Os cursos oferecidos pelas faculdades atendem apenas uma parte da população, pois ainda são caros, o que dificulta o aumento de pessoas interessadas.

Na Microcamp, o profissional será capacitado para lidar com esta nova tecnologia que se transforma a cada ano e gerar resultados com foco em negócios para empresas. De acordo com pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet-Brasil (CGI), 42% das 188 empresas brasileiras (da área) com mais de 100 funcionários tentaram contratar especialistas em TI em 2006. Entre elas, um terço teve dificuldade para encontrar pessoas com a qualificação necessária: 80% reclamaram da falta de qualificação, 54% reclamaram da pouca oferta de mão-de-obra e outros 54% reclamaram da falta de experiência dos profissionais.

Perfil da Microcamp -A rede Microcamp atua no mercado de ensino de informática há 30 anos. Nesse período formou mais de 1,5 milhão de alunos em suas 164 escolas espalhadas por todo o Brasil, 80% delas concentradas na região Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. Mas está presente também nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A rede nasceu em São Paulo, capital, em 1977, e transferiu sua sede para Campinas, em 1981. Atualmente, mais de 100 mil alunos estudam em suas escolas, onde trabalham 4,5 mil funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira