Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2014 - 09:54

Circuito ExpoCorte em Cuiabá reúne 900 pessoas, das quais 90% pecuarista


Grande participação nos debates e discussão de questões ambientais marcaram a primeira etapa da edição de 2014 do evento.

A primeira etapa de 2014 do Circuito ExpoCorte, realizada em Cuiabá (MT), nos dias 19 e 20 de março (quarta e quinta-feira), reuniu no Centro de Eventos do Pantanal um público de mais de 900 pessoas, dentre as quais 90% pecuarista. O evento discutiu em dois dias de workshops “Como conseguir o máximo de minha propriedade” em palestras e debates que foram divididos em blocos: “O ambiente produtivo”, “Minha propriedade, meu negócio”, “Tecnologia na prática” e “Questões de MT”, este último abordando aspectos específicos da legislação ambiental, problemática bem marcante no estado.

Foram 13 palestras e quatro debates sobre temas como cenário e tendências do mercado, desafios da cadeia produtiva, gestão, sucessão, mão de obra, aspectos jurídicos, genética, nutrição, pastagens, sanidade e questões ambientais, abordados por consultores e executivos de referência no setor.

“Saímos do evento com uma sensação muito positiva, pois os produtores certamente voltaram com vários problemas para continuar pensando. É essa a ideia: que o produtor se sinta motivado a participar de grupos, de ser proativo nas discussões com as entidades e, principalmente, no recebimento de novas informações e tecnologias. Um dos objetivos da Acrimat é proporcionar aos nossos associados conhecimentos para que possam desenvolver o senso crítico e, se possível, aumentar o grau de envolvimento com as instituições que os representam”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes. Especificamente sobre as questões ambientais, que foram abordadas no último dia de evento pela advogada Samanta Pineda e debatidas com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Ibama, o presidente da Acrimat ressalta a importância do associativismo para transpor as muitas barreiras que ainda existem. “Fica a certeza de que esse é um problema extremamente relevante, que pode efetivamente interferir no resultado da atividade, inclusive no desenvolvimento da finalidade da propriedade, já que o passivo ambiental do estado de Mato Grosso está na responsabilidade dos proprietários. É importante que cada um identifique a sua posição, procure orientação e participe dos processos no sentido de cobrar agilidade das soluções. Não dá para fazer isso individualmente”, reforça Bernardes.

“Acertamos imensamente nos palestrantes, pois nosso objetivo era fazer as pessoas acordarem para o fato de que esse pode ser um bom negócio, mas que isso não cai do céu. As palestras foram complementares e quem veio para o evento dificilmente saiu o mesmo de quando chegou. A ampla participação nos debates com os produtores questionando como e quando podem fazer as mudanças necessárias demonstra que conseguimos mexer no mais difícil, que é a cabeça das pessoas. Quem questiona qual a melhor forma de trabalhar o que foi proposto não está discutindo se vai ou não fazer, mas como e quando, e com qual intensidade vai aderir àquela tecnologia. O evento cumpriu plenamente seus objetivos”, avalia o coordenador do Circuito ExpoCorte, Moacyr Serodio.

Para o coordenador de conteúdo dos workshops, Francisco Vila, as palestras mais articuladas e interligadas atingiram em cheio o público-alvo desejado pelo evento: o produtor médio, que, segundo ele, “carrega o país nas costas” e precisa de tecnologia para evoluir.

Feira de negócios-Além de participar das palestras e debates, os pecuaristas puderam conhecer as novidades apresentadas pelas empresas na feira de negócios. Participaram da etapa de Cuiabá Dow AgroSciences, Minerva Foods, Philbro, Zoetis, Beckhauser, Ourofino, Taura, Bellman, CRI Genética, ABS Pecplan, Romancini e a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Próxima etapa em Campo Grande (MS)-O Circuito ExpoCorte, criado com a finalidade de levar tecnologia e discussão para os principais polos de produção pecuária do Brasil, terá sua próxima etapa em Campo Grande (MS), nos dias 30 e 31 de julho. Em seguida, o evento passará por Ji-Paraná (RO) em 17 e 18 de setembro, Araguaína (TO) em 15 e 16 de outubro e Uberlândia (MG) nos dias 11 e 12 de novembro.

Na primeira edição do Circuito, realizada em 2012, foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.

A segunda edição em 2013 passou por cinco estados (MT, TO, MS, RO e PA), com a participação de 7 mil pessoas, provenientes de 276 cidades de 18 estados brasileiros e da Bolívia, representando mais de 100 milhões de cabeças de gado. [www.circuitoexpocorte.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira