Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2014 - 08:02

IBGC consolida as discussões sobre Governança em 2013

Ano foi marcado por debates sobre as novas fronteiras das boas práticas.

Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) as discussões para reforçar a necessidade da adoção de boas práticas para a evolução da economia brasileira não têm prazo para serem finalizadas, pois o tema está em constante desenvolvimento. Assim foi a agenda temática debatida ao longo de 2013 e que abordou as novas fronteiras da Governança.

“Nosso desafio agora está em buscar qualidade e efetividade na implementação das boas práticas. É necessário que a abordagem deixe de ser voltada ao formalismo apenas, e vá para Governança que funciona bem e gera valor interno e externo. A Governança do ser prevalecendo sobre a Governança do parecer ser, pois esta última está mais focada no que se mostra para fora do que a consistência das práticas de fato adotadas”, afirma Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do IBGC.

Por esse motivo, o Instituto buscou, ao longo do ano, consolidar a real necessidade da adoção de melhores práticas como uma ação contínua. Para isso, discutiu em eventos a importância do conselho de administração e de comitês para a boa Governança Corporativa, além de debater a revisão das atividades não somente olhando para dentro da empresa, mas, também, para a sociedade.

Ao longo do ano, o IBGC abordou a importância da participação de mulheres nos conselhos, por meio de uma Carta Opinião, que reforçou a posição do Instituto sobre o regime de cotas, apontando a efetividade questionável e os possíveis efeitos da obrigatoriedade. Lançou ainda a primeira edição do curso “Governança Corporativa para Mulheres Executivas”, iniciativa que busca incentivar a participação feminina e, que já tem sua segunda edição programada para março.

Outra bandeira discutida pelo Instituto foi a Lei Anticorrupção, sancionada em agosto e que entrou em vigor em janeiro. O dispositivo legal trata a corrupção no âmbito empresarial e responsabiliza, de forma civil e administrativa, os envolvidos em atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Dentro da mesma conduta engajada, o IBGC integrou o GT Interagentes, grupo criado por entidades que atuam no mercado de capitais e que procuram contribuir para o desenvolvimento da economia brasileira. Coordenado por Sandra Guerra, o GT Interagentes reuniu-se com diversos representantes do Congresso Nacional e dos poderes Executivo e Judiciário.

Além dessas atividades, o IBGC ainda participou das discussões sobre o Relato Integrado, proposta global, de estrutura conceitual, que integra as informações financeiras, de sustentabilidade e de Governança em relatórios corporativos. O projeto foi aprovado por unanimidade em reunião do International Integrated Reporting Council (IIRC), que recebeu mais de 300 contribuições, durante três meses de audiência pública.

Eventos -Em 2013, o Instituto promoveu 159 eventos e cursos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do País. Ao todo, os cursos capacitaram quase três mil pessoas. Entre os destaques estão os webinars, palestras on-line que podem ser acessadas de qualquer local, que se consolidaram levando as discussões para todas as regiões do Brasil.

A partir deste ano, a atuação do IBGC será ainda maior, pois a criação de novos Capítulos foi aprovada. Agora, o Instituto passa a contar com presença regional por meio de sete Capítulos: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As eleições para coordenar as regionais ocorrerão a partir de março, quanto também será realizada a eleição para o Conselho de Administração do IBGC.

O principal evento será realizado nos dias 13 e 14 de outubro. Com a agenda temática “Governança Corporativa que cria valor: Um processo em evolução”, o 15º Congresso de Governança Corporativa promete mais uma vez discussões que levam ao desenvolvimento do sistema de Governança.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é uma entidade sem fins-lucrativos de atuação nacional e internacional, que tem como meta a busca pela excelência em Governança nas mais diversas formas de organização.

O IBGC promove cursos, palestras, fóruns, congresso anual e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

Com sede em São Paulo, o IBGC atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.

Desde 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. [www.ibgc.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira