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26/03/2014 - 08:40

Food Hospitality World 2014: ponto de encontro dos profissionais de hotelaria e gastronomia

Eventos simultâneos promovem oportunidades e melhores práticas para aumentar a rentabilidade dos negócios.

Os setores de hospitalidade e gastronomia vêm ganhando destaque na economia do país, onde os últimos dez anos foram marcados pelo crescimento contínuo do mercado de alimentação fora do lar. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) o faturamento da indústria de alimentos, em 2013, foi de R$484,7 bilhões, sendo R$116,1 bilhões destinados ao food service. Ainda, segundo o IBGE, o brasileiro gasta 25% da sua renda com alimentação fora do lar.

Outros eventos, como a Copa do Mundo, também deverão promover o desenvolvimento do setor. Segundo estimativas do governo federal, o campeonato neste ano agregará R$183 bilhões ao PIB nacional, atraindo cerca de 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros no período, gerando R$9,4 bilhões e fortalecendo ainda mais o mercado hoteleiro e gastronômico.

No longo prazo, as perspectivas também são positivas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a expectativa é que cerca de 50 milhões de pessoas passarão a consumir serviços e produtos ligados ao setor do turismo, nos próximos 10 anos, propiciando um crescimento sustentável do setor que oferece mais de 400 mil empregos diretos e 1,5 milhão de postos indiretos.

Dentro deste cenário, acontece a Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, de 09 a 11 de abril de 2014, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Voltado ao B2B, em sua 2ª edição, o evento espera receber entre seus visitantes: proprietários de hotéis, bares, restaurantes, distribuidores de food service, franquias de alimentação e importadores em busca de novos produtos e oportunidades. Entre os segmentos presentes: equipamentos para copa e cozinha, arquitetura, utensílios, refrigeração, alimentos e bebidas, cama, mesa e banho, entre outros.

“Além da área expositiva, a Food Hospitality World, trará conteúdo direcionado aos empresários e executivos do setor, com foco em oportunidades e melhores práticas para o aumento da rentabilidade dos negócios”, afirma Michael Fine, diretor da Food Hospitality World.

Espaços de capacitação/atualização profissional na Food Hospitality World:

56º Conotel | Congresso Nacional de Hotéis-Com o tema central “A Nova Hotelaria a partir do hóspede”, a 56ª edição do CONOTEL, abordará a necessidade de priorizar os desejos do consumidor, formatando produtos e tendências do mercado ao gosto do público, ou seja, as estratégias dos hotéis devem estar focadas nos diversos perfis e necessidades do hóspede. Realizado pela ABIH | Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o Conotel promoverá a qualificação dos profissionais da área de hotelaria através de palestras com temas variados, ministradas por especialistas da área, onde são esperados cerca de 1.200 profissionais para esta edição.

Dentre as palestras, destacam-se: debate com Guilherme Paulus (sócio fundador e Presidente do Conselho de Administração da CVC) e Luis Paulo Luppa (CEO da Trend Operadora, empresa com atuação mundial no segmento do turismo) sobre “As exigências do hóspede - de lazer, corporativo e de eventos”; palestra ministrada pelo renomado economista Ricardo Amorim sobre “Economia mundial em transformação: impactos nos seus negócios”; Estudo de caso com Antonio Dias, diretor-executivo da Royal Palm Hotels & Resorts que irá abordar como a rede inova para liderar os mercados regional e nacional para eventos e lazer; a “Segurança na Hotelaria e nos dados dos hóspedes”, ministrada pelo especialista Igor Pipolo e também, a questão da “Formação de Profissionais de Alta Performance - Hotelaria e Gastronomia” tema da palestra da consultora empresarial Surama Jurdi.

Campeonato Brasileiro de Baristas-Com o objetivo de promover os cafés especiais e o profissional barista no mercado, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), realiza o Campeonato Brasileiro de Baristas, que nesta edição apresentará duas modalidades: o 7º Campeonato de Latte Art que elegerá o melhor barista do Brasil na habilidade de desenhar no café. Na primeira etapa, os candidatos apresentarão uma foto do desenho que irão reproduzir no café, em seguida, com o leite, farão o desenho no café, escolhendo ou não utilizar corantes. Já o 7º Campeonato de Coffee in Good Spirits irá eleger o melhor Irish Coffee, onde os candidatos montarão um drink com café e bebidas alcóolicas quentes como uísque, vodka e cachaça, entre outras. Esta modalidade também exige que os participantes criem um drink diferente, na chamada etapa criativa.

ConPizza | Congresso Internacional da Pizza-Assuntos ligados ao segmento de pizzarias, debates sobre o setor, tendências e capacitação profissional serão tratados no Congresso Internacional da Pizza | ConPizza, em palestras dirigidas aos empresários de pizzarias, bares e restaurantes, devendo receber cerca de 500 pessoas por dia. O evento é organizado pela ADEC Gestores de Eventos Corporativos com o apoio da Associação das Pizzarias Unidas.

1ª Copa Brasil de Confeitaria & Gelateria-Outra novidade será a 1ª Copa Brasil de Confeitaria & Gelateria, em parceria com a Associação Brasileira de Confeiteiros e Sorveteiros (Abraces). Durante o torneio, será realizada a seleção nacional para a “Coupe du Monde de la Pâtisserie”, competição mundial para os profissionais da confeitaria, que acontece em 2015, em Lyon/França. A equipe vencedora irá representar o Brasil na seleção oficial latino-americana - “Concurso Maya Latinoamericano de Repostería®” - dias 03 e 04 de setembro deste ano, na Cidade do México. Os países latino-americanos devem participar do processo de seleção nacional e obter um dos três primeiros lugares na final latino-americana para garantir sua vaga na “Coupe du Monde de la Pâtisserie”.

Na primeira etapa, os candidatos terão que elaborar uma sobremesa que, obrigatoriamente, será acompanhada de um sorvete. Em seguida, farão uma casquinha de sorvete em dois sabores: um sorbet de fruta (sem leite) e o outro com ingredientes de uma caixa surpresa. Na segunda fase, uma torta com 50% de sabor chocolate e a outra metade a gosto do participante, onde no final, as guloseimas serão colocadas numa escultura, como obras de arte, e considerados os quesitos criatividade, técnica, inovação, sabor, sustentabilidade, etc. A avaliação nacional será realizada por júri técnico, representantes da organização, imprensa e representante da Abastur, responsável pela seleção latino-americana.

A 1ª Copa Brasil de Confeitaria & Gelateria tem patrocínio da Mec3, empresa com sede em Rimini, Itália, especializada na fabricação de ingredientes para gelato e confeitaria e apoio da Carpigiani, líder do mercado de maquinaria para a elaboração de sorvetes artesanais, que faz parte do Grupo Ali, sediado em Milão.

Arena Gastronômica-Com o tema “Diversidade da Culinária Brasileira”, a Arena Gastronômica, realizada pelo Grupo Educacional HOTEC | Hospitalidade Gestão e Saúde e patrocínio do Makro, terá programação voltada para essa temática, abordando a cozinha brasileira de raiz e suas posteriores influências, motivadas pela vinda de imigrantes, a partir do tópico dos conceitos da cozinha nacional como “Raízes da Cozinha Brasileira” (trilogia do índio, africano e português), “Novas Raízes da Cozinha Brasileira” e “As Tendências da Gastronomia na Cozinha Brasileira”. Todos os conceitos serão apresentados pelos renomados chefs da HOTEC e de empresas parceiras. As apresentações da Arena Gastronômica têm entrada gratuita, onde são esperadas cerca de 200 pessoas por dia.

Workshop “Azeite de oliva artesanal”-O Espaço Itália realiza no dia 10 de abril, às 15h30, o workshop “Azeite de oliva artesanal”, com palestras sobre “O mercado do azeite extravirgem de oliva no Brasil: Situação atual e perspectivas futuras”; “A resposta italiana dos moinhos artesãos ao consumo consciente do azeite de oliva”; “Do campo à mesa: tudo que você deve saber sobre o azeite de oliva”. Finalizando o workshop, visita guiada para que os participantes possam conhecer os azeites do Consórcio CONFADI e os produtores italianos.

“Auditório do Conhecimento” e 1ª Conferência FHW Food Service-Para complementar a grade de programação, o “Auditório do Conhecimento”, através de cinco workshops empresariais, realizará palestras gratuitas voltadas à atualização do profissional de alimentos & bebidas e aos empreendedores. Organizado pelo Instituto da Cerveja Brasil o workshop “Cervejas especializadas – como utilizá-las para aumentar a rentabilidade do seu negócio”, abordará a tendência das cervejas artesanais e das marcas próprias. O Grupo Cipa Fiera Milano, traz palestrantes especializados em dois workshops que tem como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços, estímulo à implementação de estratégias inovadoras nos serviços ofertados por essas empresas, e consequentemente aumento da competitividade e rentabilidade nos negócios: “Oportunidades com franquias de alimentação – Insights do segmento para o planejamento estratégico do seu negócio” e “Gelato artesanal – Oportunidade de aumentar a rentabilidade do seu negócio”, que apresentará business case para gelato artesanal e informações sobre como investir nesse segmento. Sob a gestão do SEBRAE-SP, serão organizados outros dois workshops “Receita de sucesso: Engenharia de cardápio” e “Receita de sucesso: Recursos Humanos: Ingrediente estratégico para alimentação fora do lar”. Também, a 1ª Conferência FHW Food Service, com conteúdo desenvolvido pela consultoria brasileira Gouvêa de Souza e apoio do Instituto de Food Service Brasil (IBF), apresentará, através de palestras, painéis e sessões interativas, insights e soluções práticas para as operadoras no setor de food service com foco no aumento de rentabilidade e redução de custos.

.[Food Hospitality World - O evento é resultado da fusão entre a TuttoFood | Exposição Internacional de Alimentos e a HOST | Salão Internacional da Hospitalidade Profissional, eventos bienais que acontecem em Milão/Itália e reconhecidos como as mais tradicionais feiras dos setores de bares, restaurantes e hotelaria do mundo. O modelo de negócio chegou ao Brasil em março de 2013 com o lançamento da primeira edição da Food Hospitality World.[www.fhwbrasil.com.br].

Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, de 09 a 11 de abril de 2014,das 13h às 20h30. Entrada gratuita – profissionais do setor. Eventos Simultâneos: 56º. Conotel | Congresso Nacional de Hotéis; 2º COnpizza | Congresso Internacional da Pizza; Arena Gastronômica; Campeonato Brasileiro de Baristas (7º Campeonato de Latte Art/ 7º Campeonato de Coffee in Good Spirits); 1ª Copa Brasil de Confeitaria & Gelateria; 1ª Conferência FHW Foodservice; Série de Workshops Empresariais. Transamérica Expo Center - São Paulo - SP – Brasil, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387– São Paulo – SP – Brasil].

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