Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2014 - 09:09

MEC e Instituto Ayrton Senna firmam parceria para criação de bolsa de estudos

São Paulo – O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), e o Instituto Ayrton Senna firmaram no dia 24 de março (segunda-feira), durante o Fórum Internacional de Políticas Públicas “Educar para as competências do século 21”, que acontece em São Paulo, parceria para a criação de programa de formação de pesquisadores e professores no campo das competências socioemocionais.

As competências socioemocionais, também conhecidas como não-cognitivas, são habilidades e atitudes individuais – como otimismo, responsabilidade, determinação e curiosidade – que complementam as competências cognitivas – como memória e raciocínio – e são tidas como essenciais para o sucesso na vida escolar e profissional.

Pesquisa pioneira no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) junto a alunos da rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro, acaba de revelar que tais competências exercem um papel central para o sucesso escolar e que podem ser melhoradas por meio da escolas e da família.

De acordo com o termo de cooperação assinado pela presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e o ministro da Educação, José Henrique Paim, caberá à CAPES a oferta e o gerenciamento das bolsas de estudo, enquanto o Instituto será responsável por fornecer subsídios técnicos visando o dimensionamento do número de bolsas a serem oferecidas.

Ainda de acordo com o termo de cooperação, o MEC entende que o Brasil precisa ampliar os esforços de pesquisa no campo das competências socioemocionais, o que exige formar massa crítica qualificada de pesquisadores nesta área. Também entende que as escolas precisam preparar professores para o desenvolvimento de tais competências no âmbito de seus projetos pedagógicos, com foco na estruturação de um currículo que, de fato, dialogue com o cotidiano escolar. A CAPES lançará, no prazo máximo de 90 dias, um edital de candidatura para as bolsas de estudos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira