Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2014 - 08:54

26ª Super Rio Expofood movimenta mais de R$ 160 milhões em negócios

Rio de Janeiro – Encerrada no dia 20 de março (quinta-feira), a 26ª Super Rio Expofood, realizada de 18 a 20 de março, no Riocentro, movimentou R$ 168 milhões em negócios, de acordo com a organização. O resultado supera em 10% os números do ano passado. Mais de 51 mil pessoas passaram pela  Expofood 2014 nos últimos três dias. A feira é organizada pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em parceria com a Escala Eventos. Satisfeito com resultados do evento, o presidente da Asserj, Aylton Fornari, destacou também os números do setor supermercadista do Rio de Janeiro, contando que o segmento responde pela geração de 90 mil empregos diretos e cerca de 200 mil postos de trabalho indiretos. “O número de pessoas que dependem do setor, no estado, deve chegar a 400 mil”, ressaltou.

Empresários e Profissionais dos Setores de Supermercado, Panificação, Hotelaria, Franchising, Conveniência e Restaurante puderam conhecer os Alimentos, Bebidas, Equipamentos, Serviços e Tecnologia dos cerca de 400 expositores nacionais e internacionais, que escolheram a feira para apresentar seus produtos ao mercado pela primeira vez.

Foi o caso da marca portuguesa Bifôfo, empresa com mais de 16 anos de existência no ramo dos pré-cozidos congelados,que vai iniciar distribuição no Brasil de bolinhos de bacalhau, entre outros produtos. Quem também aproveitou o evento para mostrar novidades foi o empresário carioca Leopoldo Almeida. Ele apresentou ao público o gaseificador de bebidas Preshh . Em apenas alguns segundos uma tampa adaptada a uma válvula transforma o líquido escolhido – seja suco de fruta ou água de coco, com ou sem álcool, numa bebida gasosa. O objetivo do empresário é alugar o equipamento para eventos, bares e restaurantes. A paulista Café Gourmet Santa Monica, que participou pela primeira vez do evento, fechou pelo menos dez negócios. “O saldo final me surpreendeu. O público é interessado tem foco”, avaliou o diretor da empresa, Marcelo Moscofian. Também pela primeira vez da feira, o escritório de arquitetura Intercad alcançou as suas expectativas e avalia como positiva a sua participação. “A nossa idéia era entrar para a área de bares e restaurantes, e não só mercado. Fizemos muitos contatos e já houve retorno”, disse Bia Breves, diretora da empresa.

A marca Sertanorte, pioneira do queijo coalho no espeto, participou pela segunda vez da feira apresentando mais uma novidade (no ano passado foi o queijo coalho aperitivo!): a manteiga de garrafa cremosa “o segredo do chef”, em pote, produto voltado para o varejo. Segundo a diretora-geral Diana Paixão, durante a feira, pelo menos 100 pequenas e médias empresas manifestaram interesse pelos produtos , que considerou também ter feito dez negócios grandes. Durante o evento, os produtos Sertanorte foram utilizados na preparação de pratos pelo chef do Senac, Felipe Campos, no badalado Espaço Gourmet.

A Brasil Kirin (cervejaria Devassa) chegou com um super lançamento. Trouxe para o Brasil a tradicional cerveja japonesa Kirin Ichiban. Posicionada como premium, a bebida utiliza a técnica First Press, método único de fabricação no mundo, que usa apenas o malte de primeira prensagem, garantindo um líquido encorpado e suave do começo ao fim.

O "pai das cervejas belgas", Xavier Depuydt, expôs as cervejas Deus, Deuce, entre outras, em seu estande Belgian Beer Paradise. A Deuce é criação dele, por uma receita de família. Lançada em fevereiro, só chega ao mercado este mês.  Uma das atrações do evento foi uma iniciativa da Associação Carioca de Bartenders (ACB-RJ) , que promoveu na feira mais uma edição do Campeonato Carioca de Coquetelaria, apresentando 35 profissionais da área de bar, que se revezaram na criação de coquetéis long drink’s. A ACB promoveu, ainda, o 11° festival  de coquetéis de cachaça e também o 11° festival de coquetéis de cerveja, convidando o público a participar e fazer seu próprio drink.

O Sebrae esteve presente com um espaço focado na vocação das regiões fluminenses, dentro do segmento da Alimentação Sustentável. O Espaço Sebrae promoveu o encontro de produtores com os empreendedores do segmento de alimentos e bebidas. O Sebrae montou um mix de armazém , galpão e cozinha, com produtos variados, entre café, cachaça artesanal, laticínios e pescados, orgânico, hortifruti, panificação  e produtos agroindustrializados. Segundo a coordenadora de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RJ, Mariangela Rossetto, o saldo foi extremamente positivo para a instituição, porque, além de dar a oportunidade a esses pequenos produtores de participarem de um evento do porte da Expofood, muitos negócios e contatos para uma futura parceria foram realizados. “Conseguimos o nosso objetivo de prospectar negócios”, completou a gestora de projetos de Agronegócio do Sebrae, Lidia Espíndola.

O SENAI Rio, através do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas, ofereceu aos visitantes minicursos gratuitos de Pop Cakes, Confeitagem de Tortas, Montagem de naked cakes, Produção de bombons especiais e trufas e Docinhos VIPs. O objetivo foi apresentar os diferentes cursos no Centro de Tecnologia, em Vassouras, e as possibilidades para as empresas que necessitam de mão de obra qualificada e para aqueles que pretendem ingressar na área. Durante a Expofood, o Senai apresentou também sua unidade móvel de aprendizagem, totalmente equipada para atender as demandas das empresas em todas as regiões do estado. De acordo com o gerente do Centro de Tecnologia, Antonio Tavares, o estande do Sistema Firjan/Senai recebeu muitas visitas durante o evento, entre elas de empresários e profissionais de Itaperuna, Resende, Macaé e Nova Iguaçu. “Todas as turmas dos minicursos que oferecemos foram preenchidas. Além disso, houve consultas para o desenvolvimento de novos produtos e pães especiais”, contou.

Durante a feira, a Ceasa-RJ lançou o Calendário de Comercialização, ferramenta criada pelo Governo do Estado para orientar todos os envolvidos no setor de abastecimento: do produtor ao consumidor. Nele, é possível acompanhar a oferta dos produtos hortifrutícolas ao longo de todo o ano, e ainda identificar as épocas mais favoráveis para o plantio, a comercialização e o consumo de frutas, legumes e verduras.  

A 26ª Super Rio Expofood contou também com uma programação de palestras. Especialistas em varejo, RH, marketing e gestão se revezaram em uma série de debates para abordar temas como vendas através da marca e propaganda, gestão de resultados e tendências do segmento Supermercados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira