Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2014 - 09:18

Evento marcou entrega do plano de orientação de acessibilidade para 250 pontos turísticos do Rio


Ao longo de 2013, foram vistoriados museus, parques e embarque e desembarque de diferentes meios de transporte indicados pelo Instituto Pereira Passos.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) entregou, na manhã do dia 24 de março (terça-feira), relatórios sobre a atual condição de acessibilidade, além de um plano de orientação, para 250 pontos turísticos do Rio, como museus, parques e locais de embarque e desembarque de diferentes meios de transporte.

Divididas entre quatro classificações (bronze, prata, ouro e diamante), a pesquisa, que teve como base as diretrizes da NBR 9050, fez parte das metas estabelecidas para a SMPD pelo Acordo de Resultados 2013, da Prefeitura do Rio, e deverá contribuir para tornar o Rio uma cidade mais inclusiva. Todos os espaços poderão adquirir uma melhor classificação realizando as adaptações trazidas no plano de orientação. Ao longo de 2014, equipe técnica da SMPD irá acompanhar essas modificações. Em novembro, um novo evento classificará os pontos.

Para a secretária Georgette Vidor, esse é um importante passo para que o Rio avance na questão da acessibilidade. “A Prefeitura tem destacado atenção especial para questões ligadas às pessoas com deficiência. Essa é mais uma medida importante para transformação da cidade”.

Validados pelo Instituto Pereira Passos (IPP), os dados foram elaborados a partir de levantamento realizado durante todo o ano de 2013. Além de avaliar o trabalho desenvolvido, o IPP também colaborou na escolha desses espaços. "Com a pesquisa, podemos pensar em como direcionar nossas políticas públicas para uma cidade mais integrada e inclusiva”, comentou a presidente do Instituto Pereira Passos Eduarda La Rocque.

O evento ocorreu na sede da Secretaria e contou com a presença da secretária Georgette Vidor e de representantes de instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil e Jardim Botânico, por serem lugares que respeitam as diretrizes de desenho universal ou que demonstraram interesse em adequar o ambiente. Além do representante do Ministério Público, Rafael Luiz Lemos de Souza, subcoordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.[www.rio.rj.gov.br/web/smpd].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira