Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2014 - 09:30

Oficina esclarece dúvidas sobre edital do Ecoforte nesta quinta

Representantes de redes de agroecologia interessados em participar devem confirmar presença; haverá também transmissão pela internet.

As organizações interessadas na seleção para o edital do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte) terão oportunidade de receber orientações no dia 27 de março (quinta-feira), das 10h às 18h, técnicos da Fundação Banco do Brasil vão realizar uma oficina no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. Só poderão participar da seleção – e da oficina – representantes de redes de cooperativas e associações que atuam com agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável.

Para participar da oficina é preciso confirmar a presença até esta quarta-feira (26/3), por meio do endereço eletrônico [email protected] ou pelos telefones (61) 3411-2030, 3411-3892 e 3411-3895. Também será possível assistir à oficina em transmissão ao vivo pela internet pelo site Participa.br.

O edital do Ecoforte está com inscrições abertas até o dia 16 de maio. Nesta primeira etapa, o programa vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais da Fundação Banco do Brasil , (FBB) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão escolhidos 30 projetos de todo o país.

Podem participar da seleção pública associações sem fins lucrativos, fundações de direito privado ou cooperativas, na condição de representantes de rede de agroecologia. As entidades devem existir há pelo menos três anos e apresentar projeto no valor de até R$ 1,25 milhão, com prazo máximo de 24 meses para a execução da proposta.

A expectativa é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. O Ecoforte prevê a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores, o que deverá aumentar a renda familiar dos participantes, possibilitando a inclusão socioprodutiva deste público.

Podem receber apoio ações de formação e qualificação; assessoria (jurídica, contábil, sanitária e ambiental); assistência técnica e extensão rural; gestão dos processos de negócios; entre outras. Despesas com aquisição de máquinas e equipamentos novos; veículos; equipamentos de proteção individual (EPI); e equipamentos de informática e software também estão entre os itens contemplados pelo edital. Veja lista completa. O modelo de projeto e as orientações para preenchimento constam no Modelo de Plano de Trabalho.

Plano Nacional - O Programa Ecoforte integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) do governo federal que visa ampliar a produção e o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos no Brasil. Além da Fundação Banco do Brasil, participam do programa o Banco do Brasil, o BNDES, a Secretaria-Geral da Presidência da República; o Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério do Trabalho e Emprego; a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira