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28/03/2014 - 07:18

Negócio de sucesso ou empreendedor de sucesso?

Clientes e amigos constantemente me procuram buscando dicas de bons negócios e querendo saber qual a alternativa de investimento de capital próprio gera melhor resultado. Há também aqueles que, atualmente empregados, têm o sonho de tornarem-se empreendedores, trabalharem pra si mesmos, com melhor qualidade de vida e sem ter que prestar contas a nenhum chefe.

Pesquisas realizadas no final de 2013 mostraram que a maioria absoluta dos brasileiros está insatisfeita com seu trabalho e que gostaria de mudar de vida em 2014 e dentre esses, muitos gostariam de empreender, criando um negócio de sucesso.

Muito já foi dito a respeito do espírito empreendedor do povo brasileiro e é verdade que a maioria gostaria de empreender, mas apenas vontade não é o bastante. Estudos apontam que quase 50% das empresas formalmente constituídas no Brasil quebram antes do terceiro ano de vida. Um índice alto, pois equivale a dizer que um em cada dois empresários que investiram tempo, dinheiro e esforços, teve seu sonho frustrado e provavelmente arcou com as dívidas geradas por essa quebra por um bom tempo.

Creio que sejam diversos os fatores causadores dessas estatísticas, os quais destaco: . Falta de educação empreendedora: sabemos que educação não é o ponto forte do Brasil, muito ao contrário, o ensino é precário, desde o fundamental até o universitário, principalmente quando comparamos a performance dos estudantes brasileiros com a de outros países. Mas, falando especificamente de empreendedorismo, a situação é ainda pior. É praticamente inexiste formação básica para ensinar os estudantes a lidar com dinheiro, fazer planejamento, gerir recursos humanos, entre outros.

. Planejamento mal feito: a grande maioria dos negócios que se inicia, nasce a partir de uma ideia ou da observação de algum outro negócio que se pretende copiar. Até aqui nenhum problema. O próximo passo para criação de um negócio, com boa chance de sucesso, deveria ser a elaboração de um plano de negócios bem detalhado, com muita busca de informações, riqueza de detalhes, simulação de cenários e planejamento de alternativas. Ao contrário disso, na maior parte das vezes, o próximo passo é começar a realizar o negócio, com poucas informações e quase nenhuma experiência na administração e é justamente nessa forma de iniciar que reside um grande problema.

. Insuficiência de capital de giro: como consequência dos dois itens anteriores, via de regra, negócios são iniciados com pouca ou nenhuma folga de capital de giro. No planejamento que foi mal feito, considera-se que a empresa logo comece a faturar, que os clientes naturalmente afluirão ao negócio e que imprevistos não acontecerão. Por isso, se gasta todo o dinheiro disponível na montagem e estruturação do negócio, sem a reserva de um montante, que seja suficiente para fazer frente aos custos fixos, até que o negócio não gere faturamento capaz de atingir o ponto de equilíbrio.

. Arrogância e autossuficiência: infelizmente, são pouquíssimos os empresários que reconhecem que precisam de novos con hecimentos e autodesenvolvimento. Vivemos na era da hiperinformação, há conteúdo disponível sobre qualquer assunto na internet, livros, cursos, treinamentos, enfim uma gama enorme de possibilidades para aprender, de forma que, não é por falta de oportunidade que alguém não se aperfeiçoa. É necessário reconhecer que administrar um negócio não é fácil, pois requer conhecimento em muitas áreas como liderança, administração, gestão de tributos, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, qualidade, finanças, custos, entre outras, sem mencionar os requisitos específicos necessários a cada negócio.

Todos os aspectos destacados têm a ver com o empreendedor e não com o empreendimento. São características que estão ou não presentes no gestor do negócio.

É obvio que existem negócios que são mais rentáveis do que outros, mas não tenho dúvida em afirmar que os fatores mais decisivos sobre o sucesso ou fracasso estão intimamente ligados com os conhecimentos e comportamentos do empresário que o dirige.

Ser empresário é muito fácil, afinal qualquer pessoa que redigir um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial de seu Estado será imediatamente um empresário. Contudo, se tornar um empreendedor de sucesso não é tarefa simples, pois depende do desenvolvimento dos comportamentos empreendedores, necessários a qualquer pessoa que deseja criar um negócio de sucesso.

Meu desejo sincero é poder, em um futuro próximo, escrever outro artigo a respeito das razões que levam os empreendedores brasileiros a prosperarem em seus negócios, gerando empregos e riqueza pra si mesmos e para sua descendência. Faço parte do grupo dos otimistas, que acreditam no potencial do brasileiro, mas não posso ter a ilusão de que sem educação, planejamento e muito trabalho se atinge o sucesso.

. Por: Renato Maggieri, Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Mackenzie e com dois títulos de MBA – em Gestão Empresarial, pela FGV, e em Executive Seminars, pelo Rockford College, EUA - Renato Maggieri teve uma carreira consolidada como auditor e executivo financeiro de empresas de grande porte, mercado onde atuou por mais de 18 anos e também como professor universitário na área de Custos, Administração Financeira e Auditora. Levou seu expertise para corporações de diferentes segmentos, onde atuou como consultor nas áreas de Estratégias Empresariais, Reorganização Financeira, Valuation e Startup. Apaixonado por empreendedorismo, decidiu aplicar seus conhecimentos em comportamento voltados para resultados em benefício dos empreendedores, ajudando-os a potencializarem seus lucros. Em quatro anos, já atendeu aproximadamente 100 empresas deste perfil dentro um programa nacional de empreendedorismo, dando a oportunidade a cada vez mais empresários de criarem e manterem um negócio de sucesso.

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