Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2007 - 09:45

Fed corta juro dos EUA em 0,25 ponto percentual, mas decepciona os mercados


Washington - O Federal Reserve cortou a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual dia 11 de dezembro (terça-feira), para ajudar a economia a superar as condições apertadas de crédito e a prolongada crise do setor imobiliário.

A decisão do Fed leva a taxa básica de juro para 4,25 por cento. Embora a decisão fosse esperada pela maioria, alguns economistas acreditavam que um corte maior poderia ter sido anunciado.

Fed decepciona mercados com corte modesto do juro - o Federal Reserve cortou a taxa básica de juro norte-americana em 0,25 ponto percentual nesta terça-feira, para ajudar a economia a superar as condições apertadas de crédito e a prolongada crise do setor imobiliário.

A decisão do Fed levou a taxa básica a 4,25 por cento. Embora o corte fosse esperado pela maioria no mercado, alguns economistas tinham a expectativa de uma redução de 0,50 ponto percentual. Como reação, as bolsas de valores norte-americanas recuavam cerca de 2 por cento perto do fim do pregão.

O Fed também cortou a taxa de redesconto, que é aplicada aos empréstimos feitos diretamente aos bancos, em 0,25 ponto percentual, para 4,75 por cento.

Desde meados de setembro, o Fed reduziu a taxa básica em um ponto percentual, num esforço para dar sustentação à economia e evitar que entrasse em recessão.

"A ação de hoje, combinada com as ações tomadas antes, deve ajudar a promover um crescimento moderado ao longo do tempo", avaliou o Fed em comunicado.

O banco central norte-americano também comentou que a tensão financeira aumentou nas últimas semanas e que permanecem alguns riscos de alta da inflação. O banco preferiu não fazer seu habitual comentário sobre o equilíbrio de riscos que a economia enfrenta.

"Os recentes acontecimentos, incluindo a deterioração das condições dos mercados financeiros, aumentaram as incertezas sobre as perspectivas de crescimento e inflação", disse o banco central dos EUA.

A decisão do Fed segue mais uma onda de deterioração nos mercados de crédito após várias instituições financeiras terem divulgado bilhões de dólares em baixas contábeis devido à exposição ao mercado de financiamento imobiliário de alto risco (subprime).| Por: Mark Felsenthal e David Lawder | Mark Felsenthal, com reportagem adicional de David Lawder e Alister Bull.| Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira