Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2014 - 08:11

Rio de Janeiro ganha escola de Gastronomia Le Cordon Bleu


Filial da escola francesa de Gastronomia será em Botafogo e oferecerá vagas gratuitas para estudantes da Faetec.

O Governo do Estado iniciou, no dia 27 de março (quinta-feira), as obras da primeira filial brasileira da tradicional escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, que ficará sediada em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A unidade terá convênio com a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e funcionará em um prédio cedido pelo Estado, que possui uma área total de 1,9 mil metros quadrados. Serão investidos mais de R$ 7 milhões na obra, realizada pela Emop (Empresas de Obras Públicas do Rio de Janeiro), que deverá ser concluída em oito meses.

Cerca de 150 homens trabalharão no processo de reforma e ampliação do novo espaço, localizado na Rua da Passagem, que terá um restaurante e contará com sistema de captação de água das chuvas e placas solares para aquecimento. Em contrapartida, a escola francesa destinará 20% das vagas, gratuitamente, a alunos de gastronomia da Faetec. Caberá à Fundação fazer a certificação dos cursos, além de estabelecer e divulgar os critérios de seleção para os estudantes de sua rede, que serão contemplados com as bolsas de estudo.

"Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2010, obedecendo a todos os critérios do grupo Le Cordon Bleu, que prima pela excelência em seus projetos. Com essa parceria, 20% das vagas serão direcionadas, gratuitamente, a alunos da Faetec, que serão selecionados mediante critérios meritocráticos e transparentes, que serão divulgados futuramente. É uma iniciativa importantíssima porque a rede Faetec já oferece cursos na área, e essa interação com a escola francesa trará mais qualidade e conhecimento para os estudantes, e certamente, ajudará a formar profissionais cada vez mais qualificados para trabalhar com alta gastronomia – disse o presidente da Faetec, Celso Pansera".

De formação técnica, os cursos serão os mesmos ministrados na unidade da França, porém, adaptados à realidade brasileira por uma equipe pedagógica da escola. Eles terão duração média de dois anos (800 horas/aula), de acordo com a formação escolhida. O valor das aulas – exceto para alunos da Faetec – será definido pela equipe do Le Cordon Bleu. A primeira turma terá 480 alunos, mas no futuro, poderá formar até 800 estudantes por ano.

"Não somente por sediar grandes eventos esportivos, como os jogos da Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas o turismo no Rio de Janeiro tem crescido muito, e o mercado de gastronomia e hotelaria também. Há uma grande demanda por profissionais qualificados e, por isso, o convênio com o Le Cordon Bleu é tão importante. É uma escola de excelência, que vai oferecer oportunidades para os alunos da Faetec ampliarem seus conhecimentos – afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, durante a solenidade de início das obras, que contou com a presença de alunos do curso de Auxiliar de Cozinha da Escola Especial Favo de Mel, da Faetec".

Com quase 120 anos de existência, a célebre escola Le Cordon Bleu possui duas unidades na América Latina - no Peru e no México -, e filiais em diversos países, como Inglaterra, Espanha, Austrália, Japão e Tailândia.

"Era um sonho para o grupo Le Cordon Bleu abrir uma unidade no Brasil, que é o maior país da América do Sul. Recebemos muitos alunos brasileiros em Paris e acho que ter uma filial no Rio vai facilitar o acesso de quem se interessa por gastronomia. O lugar que vai abrigar a escola é espetacular, em uma área perto de metrô, com estacionamento e boa infraestrutura. Estamos muitos felizes com esse projeto – disse o representante do Le Cordon Bleu no Brasil, o chef de cozinha Roland Villard". | Esther Medina

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira