Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2014 - 08:31

Fernanda Bianchini recebe prêmio na Bahia


Ela faz parte da Cia Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, e é idealizadora da Cia. de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, única Cia profissional de cegos do mundo, e fica em São Paulo. A premiação acontece no dia 30 de março (domingo), na Costa do Sauípe (BA).

Há mais de 18 anos ensinando e inserindo pessoas com deficiência visual na prática de ballet clássico, entre outros estilos de dança, Fernanda, especializada em distúrbios do desenvolvimento, se dedica a tornar a vida de seus estudantes ainda melhor e mostrar o quanto são capazes.

A Cia. Ballet para cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de ballet para cegos do mundo, existe há 18 anos. Tem como objetivo principal a integração social de deficientes visuais, de baixa renda, por meio da dança, principalmente do Ballet Clássico.

A entidade é mantida pelo belo trabalho voluntário realizado pela fisioterapeuta Fernanda Bianchini cujo lema é: aprender a ver a dança com o coração. “É um método pioneiro que permite as pessoas com deficiência visual aprenderem dançar ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino. O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno pelo contato” explica Fernanda.

Inclusão e acessibilidade. Estas são as palavras que diferenciam o ballet: a maioria dos bailarinos tem deficiência visual e uma pequena porcentagem com outras deficiências. Outros poucos bailarinos estão na “inclusão às avessas”, no qual pessoas com nenhuma deficiência participam e interagem. Cerca de 100 bailarinos com deficiência visual são atendidos e mais de 300 formados.

Nestes anos a cia. ganhou reconhecimento nacional e internacional. Por enquanto, são mais de 100 prêmios em competições e festivais e duas apresentações no exterior, uma delas com grande expressão, o encerramento das paralimpíadas de Londres.

O ano de 2013 foi marcado por conquistas e reconhecimento: foram qualificados como Oscip e receberam o Prêmio Jovem Empreendedor, na categoria dança.

da magnitude do projeto, o que chama atenção é o fato da associação ter professores também com deficiência visual. “É uma prova de que não há limites para quem se dedica e acredita”, afirma Fernanda Bianchini. “É maravilhoso ver a alegria de nossos bailarinos em sentirem que podem fazer algo único e especial, superando todos os limites que a sociedade normalmente os impõe”, completa.

Para se manter a Cia. conta com doações de pessoas físicas e jurídicas, palestras motivacionais para empresas, bazares beneficentes e de suas apresentações. [associacaofernandabianchini.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira