Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2014 - 08:50

Furnas ganha concessão da Usina Três Irmãos em parceria com o FIP Constantinopla

Portfólio de hidrelétricas da empresa passa a ter 18 usinas que somam 12,7 mil MW de energia de base, limpa e renovável.

O consórcio Novo Oriente, formado por Furnas (49,9%) e Fundo de Investimento em Participações Constantinopla (50,1%) venceu o Leilão 02/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado no dia 28 de março (sexta-feira) na sede da Bovespa, em São Paulo, para outorga da concessão da Usina Hidrelétrica Três Irmãos (SP), mediante a contratação de serviço de geração de energia elétrica. O lance vitorioso do Custo de Gestão dos Ativos de Geração (GAG) foi de R$ 31,623 milhões/ano, preço teto estabelecido no certame. A concessão terá prazo de 30 anos.

“A usina tem total sinergia com o sistema de Furnas, que possui 95% da sua geração proveniente de fonte hídrica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A conquista reforça nossa estratégia de negócio voltada à prestação de serviços de operação e manutenção de ativos, que é uma expertise da empresa, a fim de explorar as concessões que serão licitadas, principalmente as de usinas que não foram renovadas”, destaca o presidente de Furnas, Flavio Decat.

“Essa vitória foi muito significativa para Furnas, que consolida o modelo de parceria como fórmula de crescimento e ratifica a experiência na operação de grandes hidrelétrica. Três Irmãos chega para ampliar a nossa matriz energética de geração limpa e renovável, foco dos novos negócios da companhia”, afirma a diretora de Novos Negócios e Participações de Furnas, Olga Simbalista.

Com a incorporação da UHE Três Irmãos ao seu portfólio de geração, Furnas passará a contar com 18 hidrelétricas em operação, entre empreendimentos próprios e em parceria, e capacidade instalada de 12,7 mil MW de energia de base, 100% limpa e renovável, que corresponde a 10% da potência total da geração de energia do país (127 mil MW).

Até então sob operação da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a UHE Três Irmãos foi a primeira usina a ser relicitada entre as que não foram renovadas conforme as regras estabelecidas pelo governo federal, sob o regime de que trata o art. 8º da Lei nº 12.783/2013.

Localizada no rio Tietê, no município paulista de Pereira Barreto, o empreendimento entrou em operação em 1993 com capacidade instalada de 807,50 MW, suficientes para abastecer três milhões de habitantes por ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira