Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2014 - 09:12

Accenture desenvolve programa de relacionamento para o agribusiness

Com estratégias personalizadas, produtores, empresas consumidoras e fornecedores de insumos conseguem programar investimentos, acompanhar a produção e melhorar os resultados financeiros. Programa permite planejar atividades amenizando efeitos de entressafras e da sazonalidade.

São Paulo- Um setor cuja demanda deve aumentar 100% até 2050, os insumos e demais custos crescerão tanto quanto aumentará a produção, e que estará sempre sujeito a sazonalidades, entressafras e intempéries. Este é o perfil do agronegócio brasileiro, que vai enfrentar cada vez mais desafios quanto maior for o seu crescimento, exigindo relacionamentos cada vez mais sofisticados e confiáveis com toda a sua cadeia de fornecedores, com os clientes para seus produtos e com a força de trabalho necessária e qualificada para cumprir tarefas cada vez mais automatizadas.

Essa fidelização, encontrada hoje em determinados segmentos ainda de forma parcial e limitada, será absolutamente necessária em médio prazo, para que haja, por parte das grandes empresas e indústria, segurança no fornecimento de suas matérias primas, que precisam chegar às quantidades e com a qualidade estabelecida para os produtos que comercializam.

Por parte dos produtores, que certamente terão melhores condições de melhorar sua produtividade se tiverem o apoio dos clientes na produção e segurança na venda da safra; bem como pelos fornecedores de insumos, que igualmente precisarão de planejamentos cada vez mais preciso para manter sua cadeia produtiva.

“Estabelecer relacionamento entre clientes e fornecedores ajuda a expandir o controle e a aumentar a influência no elo inicial da cadeia produtiva, o que permite maior eficiência em todo o processo. Como consequência desse trabalho, a competitividade das empresas aumenta em todos os seus setores de atuação”, explica Marcelo Andrade, Diretor da Indústria do Agronegócio Brasil da Accenture, e um dos responsáveis pelo programa de relacionamento com produtores rurais da empresa.

O setor de agroquímicos é um exemplo de sucesso que resultou de um programa de relacionamento com seus clientes produtores rurais, segundo Andrade. Eles investiram em educação continuada para conscientizar sobre a forma correta de utilização de insumos; promoveram encontros constantes para aumentar a confiança entre clientes e fornecedores; criaram ofertas comerciais personalizadas, dentre outras iniciativas.

Também o segmento sucroenergético identificou vantagens competitivas ao investir em parcerias com seus fornecedores, passando a oferecer-lhes alguns benefícios, tais como: sistema de compras utilizando a escala de negociação da organização a favor dos produtores; assistência técnica periódica durante todo o ciclo da cultura e concessão de crédito de sustentação financeira aos produtores.

Com sua expertise no desenvolvimento de programas e ferramentas em todos os segmentos da economia, a Accenture também atua no agronegócio, auxiliando seus clientes a desenvolver programas de relacionamento personalizados, envolvendo todas as atividades do negócio e toda a cadeia produtiva, de fornecedores e de compradores de seus produtos.

Perfil - A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com cerca de 289.000 profissionais atendendo clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes e com governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de US$ 28,6 bilhões dólares no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2013. [www.accenture.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira