Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2014 - 09:13

ArcelorMittal Tubarão reduz o tempo de troca de cilindros de laminadores de tiras a quente

Com uso de sistemas de Confiabilidade.A empresa apresentará os resultados no Simpósio Internacional de Confiabilidade, promovido pela ReliaSoft, em São Paulo.

São Paulo – Para aumentar a produção de bobinas a quente, produto de maior valor agregado da ArcelorMittal Tubarão, a empresa realizou um estudo minucioso a partir da elaboração de um diagrama de blocos funcionais, levantamento do histórico de falhas e tempos de manutenção, criação das curvas de confiabilidade e mantenabilidade e alimentação do diagrama de blocos de confiabilidade, para realização de diversas simulações. “Esse estudo permitiu direcionar os esforços para as falhas que mais impactavam na produção, reduzindo significativamente o tempo de troca de cilindros em 45%”, afirma Ricardo Tadeu Meneses Sodré, engenheiro especialista em Manutenção e Gestão de Ativos da companhia, que apresentará os resultados no 12º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), promovido e organizado pela ReliaSoft, de 7 a 9 de maio, em São Paulo.

Os Laminadores de Tiras a Quente (LTQ) são equipamentos que realizam a transformação de placas de aço em bobinas laminadas de 0,8 a 16mm de espessura possibilitando diversas aplicações. Durante operação do LTQ se faz necessária a troca dos cilindros de trabalho do trem acabador devido ao seu desgaste natural. “O LTQ da ArcelorMittal Tubarão possui 6 cadeiras de laminação e realiza diariamente essa troca entre 2 e 3 vezes. Como esse procedimento funciona como um “pit stop” do LTQ, qualquer prolongamento do tempo significa diretamente perda de produção final. O tempo visado de troca é de 8 min, porém falhas durante o processo culminam em atrasos frequentes, causando perdas significativas de produção”, explica Sodré.

Em sua palestra Utilização de Confiabilidade Quantitativa na redução dos tempos de troca de cilindros de trabalho do Laminador de Tiras a Quente da ArcelorMittal Tubarão, será mostrada uma abordagem prática e rápida de técnicas de confiabilidade quantitativa que proporcionaram uma redução significativa de 45% no tempo de troca dos cilindros, através de planos focados e extremamente enxutos. Com esse resultado, foi possível aumentar a disponibilidade do laminador de 23,4 horas/ano, o que gera aproximadamente 10155 ton/ano de bobinas.

Explique o interesse da empresa em estar no evento.

Entendemos que atualmente o SIC é o maior seminário dedicado à Confiabilidade. Logo, participar de um evento deste porte é uma grande oportunidade para troca de experiências e atualização de como as empresas estão implementando assuntos relacionados à Engenharia da Confiabilidade e como isso tem sido importante.

De que forma a Engenharia da Confiabilidade tem sido aplicada no setor siderúrgico? -Em nosso caso temos aplicado na solução de problemas críticos da manutenção visando aumento de disponibilidade sustentável da planta.

A aplicação da engenharia da confiabilidade para apoiar a gestão de ativos já é um processo sistêmico na ArcelorMittal Tubarão? Exemplificar.

Sim. Não acreditamos em Gestão de Ativos desconectada da Engenharia da Confiabilidade. Recentemente lançamos nosso Plano Diretor de Manutenção e Gestão de Ativos contemplando fortemente a utilização de Engenharia da Confiabilidade em equipamentos considerados críticos.

Que investimentos/projetos a ArcelorMittal Tubarão têm realizado nesse sentido? -A implantação das diretrizes do nosso Plano Diretor de Manutenção e Gestão de Ativos é o nosso maior projeto atual. Este plano, dentre vários outros assuntos, também contempla a utilização de Engenharia da Confiabilidade Qualitativa e Quantitativa nos equipamentos definidos como críticos.

Como este conhecimento é difundido pela empresa para todas as partes interessadas: colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, etc.? -Vários projetos fast track (retorno rápido – abaixo de 6 meses) têm sido desenvolvidos para utilização e difusão das ferramentas de Confiabilidade. Com o resultado em mãos, é possível provar para a estrutura da empresa que valeu e vale a pena o investimento em Engenharia da Confiabilidade.

Em sua opinião como a norma ISO 55000 ajudará o sistema de gestão de ativos de sua empresa? -O nosso Plano Diretor de Manutenção e Gestão de Ativos, lançado no segundo semestre de 2013, já incorpora vários requisitos da norma. Como participei do grupo CEE251 da ABNT, responsável pela criação da norma brasileira ABNT NBR ISO 55000, foi possível associar vários requisitos ao nosso dia a dia, mesmo antes do lançamento oficial da norma que ocorreu no final de janeiro de 2014.

Existe interesse ou planos para implementá-la? -Sim. Após a implantação das diretrizes do Plano Diretor, que já está em curso, pretendemos ampliá-lo para atender a todos os requisitos da norma.

SIC 2014-A proposta do Simpósio Internacional de Confiabilidade é debater a necessidade de evoluir o modelo mental de como as empresas pensam, a fim de obter um processo de confiabilidade sustentável, a partir de uma abordagem comportamental e sua interface com a tecnologia. Para isso, o simpósio trará cases de sucesso de aplicação da confiabilidade em diversos setores, como aviação, elétrico, siderúrgico, mineração, óleo e gás, entre outros. AES Tietê, ArcelorMittal Tubarão, Cemig, Embraer, Petrobras, Perto e Vale, estão entre as empresas que apresentarão estudos de caso relacionados à melhoria da gestão dos custos de desenvolvimento de produtos, manutenção e de operação.

A programação tem início às 8h, do dia 07 de maio, com palestra de abertura do filósofo Prof. Dr. Mário Sergio Cortella, que trará o tema Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer! O evento tem o patrocínio das empresas SIL Inteligência em Lubrificação, Qualmark e Des-Case.

.[Tema SIC 2014: Como fazer a Confiabilidade acontecer? Período: 07 a 09 de maio de 2014, no Milenium Centro de Convenções,Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Mariana, São Paulo – SP |http://www.espacomilenium.com.br|Site do Evento: http://www.arsymposium.org/southamerica| Programação: http://www.arsymposium.org/southamerica/2014sa_matrix.htm].

Inscrições: para se inscrever, entre em contato com a ReliaSoft pelos telefones (+55 11) 2177-5456 | 0800 770 5456 (Brasil) ou pelo e-mail [email protected]

Palestra ArcelorMittal Tubarão - Utilização de Confiabilidade Quantitativa na redução dos tempos de troca de cilindros de trabalho do Laminador de Tiras a Quente da ArcelorMittal Tubarão |http://www.arsymposium.org/southamerica/abstracts/p7s2.htm | Dia 8 de maio (quinta-feira), das 14h às 15h - Sala 2.

A ReliaSoft oferece a confiança que as empresas precisam para tomar a decisão certa e realizar melhorias em seus processos e produtos. Líder mundial em Engenharia da Confiabilidade, fornece uma solução completa para implementação prática desta metodologia com consultorias, treinamentos e softwares. Os produtos e serviços da ReliaSoft facilitam a transformação de dados em informações precisas, apoiando empresas a obterem ganhos expressivos nas áreas de gestão de ativos, manutenção, processos e desenvolvimento de produtos. Fundada nos Estados Unidos em 1992, hoje possui escritórios no Brasil, na Polônia, em Cingapura e na Índia. A ReliaSoft Brasil, desde 1998, é responsável pela atuação em todos os países da América do Sul e Portugal. [www.reliasoft.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira