Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2014 - 10:25

Oi e Oi Futuro divulgam projetos selecionados pelo Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado 2014

Objetivo é promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte. Projetos de desporto e paradesporto das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste são contemplados. Modalidades como voleibol, natação, taekwondo, badminton e golfe servem de incentivo para o desenvolvimento socioeducativo dos jovens.

Rio de Janeiro – A Oi e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, anunciam hoje os projetos selecionados pelo edital do Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado. Nesta edição, foram contempladas iniciativas beneficiando as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A lista dos selecionados está no site [www.oifuturo.org.br].

Criado em 2007, o programa apoia iniciativas socioeducativas que utilizem o esporte para promover o desenvolvimento humano e a inclusão social. Desde então, foram cerca de 67 projetos de desporto e paradesporto apoiados, em todas as regiões do Brasil.

“Com esta seleção, chegamos a 76 projetos apoiados e consolidamos a vocação do Oi Futuro como um instituto que vê no esporte um importante instrumento de formação de cidadãos e de inclusão social, introduzindo jovens de comunidades à prática esportiva ou promovendo a acessibilidade de pessoas com deficiência”, diz José Augusto da Gama Figueira, Presidente do Oi Futuro.

Na Paraíba, por exemplo, o projeto “Natação Cidadã” vai oferecer aulas de natação a crianças e jovens de comunidades de cinco cidades; e em Minas Gerais, o “Campeões para a Vida” levará a prática do judô, da capoeira e do jiu-jitsu a moradores do aglomerado Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Na Bahia, o projeto “Arremesso para a Vida” vai promover a prática do handebol para 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social matriculadas na rede pública de ensino.

No Rio Grande do Sul, o projeto da Associação de Cegos do RS – ACERGS vai fortalecer a prática de esportes adaptados para pessoas com deficiência visual, como goalball, judô, atletismo, xadrez e futsal de cegos. A acessibilidade também está presente no projeto “Taekwondo Kids”, do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, em São Paulo, que vai usar a prática desta arte marcial no desenvolvimento físico, cognitivo e social de pessoas com deficiência intelectual.

No Rio de Janeiro, a diversidade dos projetos selecionados vai do Golfe em Japeri, na Baixada Fluminense, ao Badminton na comunidade da Chacrinha, na capital, passando também pelo vôlei. O golfe recebe incentivo através do projeto “Golfe Como Um Instrumento de inclusão Social”, direcionado a moradores de Japeri, e o Badminton, por meio do projeto “Badminton Brasil”, da Miratus. As comunidades pacificadas Vidigal, Salgueiro, Macacos e Mangueira serão beneficiadas com o “Saque do Futuro”, do Instituto Viva Vôlei, que oferecerá a prática do esporte para crianças, como meio de socialização, formação e educação.

O vôlei também está no projeto “Amigos do Vôlei Jovem Cidadão”, do Distrito Federal, que tem como objetivo a inclusão social de jovens de comunidades por meio do esporte educacional.

Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado -O Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado visa a alavancar o desenvolvimento humano e social em comunidades carentes, transformando cada vez mais jovens brasileiros em cidadãos através do esporte. A Oi foi a primeira empresa de telecomunicações a apostar nos projetos socioesportivos inseridos na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. E desde 2010, vem sendo reconhecida com o prêmio Empresa Melhor Amiga do Esporte pelo Ministério dos Esportes.

O apoio a projetos esportivos complementa as ações do Oi Futuro, que também atua nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O foco do Edital de Esportes são projetos inovadores que promovam a inclusão social por meio do Esporte e que possam ser reaplicados. O programa tem como premissa que o acesso ao desporto e ao para desporto é um direito e bem cultural. Os projetos selecionados atendem, prioritariamente, a populações em situações de vulnerabilidade, com foco em jovens, adolescentes e crianças, sendo capazes de mobilizar e integrar comunidades e segmentos sociais.

.Lista dos projetos selecionados no Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado 2014.: Bahia: Organização: Associação Hand Social | Projeto: Arremesso para a Vida II. Objetivo: Promover a prática do handebol para 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, matriculadas na rede pública de ensino, na faixa etária de 8 a 13 anos. Realização: Salvador.

Distrito Federal.: Organização: Instituto Amigos do Vôlei | Projeto: Amigos do Vôlei Jovem Cidadão | Objetivo: Contribuir para transformação, por meio do esporte educacional, da vida de jovens, proporcionando inserção social, formulação e estabelecimento de valores éticos. Realização: Brasília.

Minas Gerais.: Organização: Associação Cultural, Artística e Esportiva Projetar | Projeto: Campeões para a Vida | Objetivo: Oferecer a prática de judô, capoeira e jiu-jitsu aos moradores do aglomerado Barragem Santa Lúcia, além de cursos para professores, rodas de conversas com os alunos e inscrições em campeonatos.| Realização: Belo Horizonte.

Paraíba.: Organização: Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba | Projeto: Natação Cidadã – Do Litoral ao Sertão | Objetivo: Oferecer aulas de natação a crianças e jovens, por meio da formação de cinco núcleos sediados em diferentes cidades, além de capacitar 100 professores de educação física para o ensino da natação. | Realização: João Pessoa, Campina Grande, Sumé, Patos e Guarabira.

Rio de Janeiro.:Organização: Miratus |Projeto: Badminton Brasil |Objetivo: Viabilizar a melhoria das condições sistemáticas de treinamento dos atletas de badminton de alto nível técnico no Centro de Treinamento Miratus, assegurando as melhores condições para sua participação em competição de âmbito estadual, nacional e internacional, visando à formação de atletas olímpicos. Realização: Rio de Janeiro.

Organização Instituto Viva Vôlei.: Projeto: Saque do Futuro |Objetivo: Promover o acesso de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, moradoras das comunidades pacificadas Vidigal, Salgueiro, Macacos e Mangueira, a atividade do vôlei, contribuindo com a formação, educação e socialização das crianças atendidas. Realização: Rio de Janeiro.

Organização: Associação Golfe Público de Japeri|Projeto: Golfe Como Um Instrumento de Inclusão Social |Objetivo: Através do ensino do golfe, dar oportunidades de um futuro melhor para menores carentes das regiões de Japeri e Engenheiro Pedreira, atendendo 120 crianças da comunidade. Realização: Japeri.

Rio Grande do Sul.: Organização: Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS |Projeto: Promoção da Prática Esportiva para Pessoas com Deficiência Visual |Objetivo: Promoção e inclusão social de pessoas com deficiência visual através da prática esportiva de rendimento com o intuito de fortalecer as modalidades de esporte adaptado já existentes na Associação de Cegos: Futsal de cegos, Goalball, Judô, Atletismo e Xadrez, e torná-las referência ao para desporto em âmbito nacional.|Realização: Porto Alegre.

São Paulo.:Organização: Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural |Projeto: Taekwondo Kids III |Objetivo: Incluir a pessoa com Deficiência Intelectual à sociedade, por meio da prática do Taekwondo. Trabalhar os aspectos físicos, motores e cognitivos e aumentar a sua consciência corporal, estimular a interação social e a participação da família no processo de inclusão social.

Realização: São Paulo.

Perfil - O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O Oi Futuro tem um compromisso com a transformação e com a inclusão social, tendo como missão promover o desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital e criativa, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, e o Museu das Telecomunicações nas duas cidades, além de apoiar festivais e projetos em todas as regiões Brasil por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.

O programa Oi Novos Brasis reafirma o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. O esporte completa o seu escopo de atuação apoiando projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira