Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2014 - 10:30

Enel Green Power começa construção de nova usina hidroelétrica no Brasil

Com uma capacidade instalada de 102 MW, o complexo de hidrelétricas Apiacás será capaz de gerar até 490 GWh / ano. Uma instalação fotovoltaica autônoma de 1,2 MW também será construída para reduzir o consumo de energia no local da construção. Um investimento total previsto de cerca de US$287 mil será necessário para a construção do complexo.

Roma- Rio de Janeiro – A Enel Green Power começou a construção do novo complexo hidroelétrico Apiacás, no Mato Grosso, no Brasil.

Apiacás será composto de uma sequência em cascata de três usinas, chamadas de "Salto Apiacás", "Cabeza de Boi" e "Fazenda", compreendendo sete turbinas de cerca de 14,5 MW cada, para uma capacidade instalada total de 102 MW

Uma vez em operação, o complexo hidrelétrico Apiacás terá a capacidade de gerar um valor aproximado de até 490 GWh por ano, atendendo assim à alta demanda de energia do país, que deverá crescer a uma taxa média anual de 4% até 2020.

Uma unidade fotovoltaica de película fina será instalada para reduzir o consumo de energia no local da construção. A instalação é autônoma, o que significa que não está conectada à rede. A usina fotovoltaica irá adicionar mais 1,2 MW de capacidade instalada. Uma vez que o complexo hidroelétrico estiver concluído, a usina fotovoltaica será mantida em operação, acrescentando a sua própria energia renovável à energia verde produzida pelas novas usinas hidrelétricas.

O novo complexo hidroelétrico é de propriedade da Enel Green Power Cabeza de Boi S.A., Enel Green Power Fazenda S.A., Enel Green Power Salto Apiacás S.A., subsidiárias da Enel Brasil Participações Ltda. O complexo de hidrelétricas será concluído e entrará em operação no primeiro semestre de 2016.

A construção do complexo hidroelétrico, em linha com as metas de crescimento estabelecidas no plano de negócios 2013-2017 da Enel Green Power, requer um investimento total de cerca de US$ 287 mil, financiado através de recursos próprios do Grupo Enel Green Power.

A Enel Green Power ganhou o leilão público de concessão de construção do complexo Apiacás, o "Novo Leilão de Energia", chamado "A-5”, em 2013, que foi lançado pela Agência Nacional da Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto é apoiado por um PPA, um acordo de trinta anos de compra de energia gerada pelo complexo, que será fornecida para a rede nacional.

No Brasil, a Enel Green Power tem atualmente cerca de 210 MW de capacidade instalada, dos quais 93 MW são de hidrelétricas e o restante de energia eólica.

A Enel Green Power é a empresa do grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em nível internacional, com operações na Europa e nas Américas. A empresa gerou mais de 29 bilhões de kWh em 2013 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas - o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 10 milhões de lares e evitar a emissão de mais de 20 milhões de toneladas de CO 2 para a atmosfera. A Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor. A empresa tem uma capacidade instalada de cerca de 8.900 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. Atualmente, a empresa tem cerca de 750 usinas em operação em 16 países da Europa e das Américas.

Na América Latina, a Enel Green Power administra plantas de energia renovável ??no México, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Chile e Brasil, com uma capacidade total atual instalada de cerca de 1.200 MW. Mais especificamente, no setor eólico, além dos projetos em construção no Brasil, a empresa tem 24 MW de capacidade eólica instalada na Costa Rica, 144 MW no México, bem como 180 MW no Chile. A empresa também está construindo a fazenda eólica Taltal, de 99 MW, no Chile, bem como os parques eólicos Sureste (102 MW) e Daominica (100 MW) no México. Com a sua experiência de um século no campo da energia geotérmica, a Enel Green Power está também desenvolvendo novas oportunidades no setor. Mais uma vez no Chile, a empresa está explorando várias concessões, com uma capacidade em potencial superior a 100 MW.

No Brasil, através de Endesa, o Grupo Enel também opera cerca de 1 GW de capacidade instalada, enquanto no campo de distribuição, com cerca de 6 milhões de clientes, o Grupo opera nos estados do Rio de Janeiro e no Ceará. No setor de transmissão, a Endesa opera uma linha de interconexão entre o Brasil e a Argentina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira