Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2014 - 10:41

Espelho, espelho meu


Cristiane Maciel e Sony Luczyszy

Providos de uma mágia especial, os espelhos dão um toque de charme ao décor e ainda conseguem ampliar qualquer espaço.

Que nos perdoem os narcisistas, mas os espelhos podem ser muito mais do que meros instrumentos de autocontemplação. Ao menos na decoração de ambientes. Dos côncavos aos planos, eles cabem em qualquer lugar da casa, atendendo a funções distintas, a depender de onde e como são instalados.

A arquiteta Adriane Perotoni sabe que o item tem uma importância funcional indispensável, mas ressalta que, com criatividade, ele pode ser usado para a obtenção de diferentes efeitos. No lavabo, por exemplo, o utensílio amplia a área e, uma vez colocado na parede toda, cria um ar sofisticado. Os arquitetos Filipe e Karla Bender partilham da mesma ideia. Para a dupla, os espelhos em banheiros e lavabos são mais funcionais do que estéticos, mas esse é um ponto favorável à imaginação dos profissionais que trabalham na ambientação do espaço “Já que o objeto é necessário, por que não aproveitá-lo como ponte para uma ideia ousada?”, sugerem.

Desde que a ousadia do arquiteto , decorador ou designer esteja aliada ao bom senso, espelhos são bem vindos em qualquer lugar. Para as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszy, pode se conseguir toques de praticidade e conforto, espelhando superfícies e mesas e até portas de armários. Ainda assim, elas ressaltam que essa disposição é relativa “O espelho pode ser usado em uma parede simples, como também em paredes inteiras, teto e até móveis, mas tudo irá depender do estilo e das necessidades do cliente”.

As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam que, além da amplitude, o espelho aumenta a luminosidade do décor. “O espelho pode valorizar o projeto luminotécnico e conferir mais luz ao lugar”, explicam.

Clássicas ou contemporâneas, grandes ou pequenas, as diferentes molduras atendem a diversos estilos de projetos. Saber fazer boas combinações e não fugir à proposta que compõe a cara do ambiente é outro passo importante para não errar na instalação. Clarice e Simone Volpe receberam a solicitação de uma cliente que queria um espelho sob os moldes do estilo veneziano, no banheiro de casa. Entretanto, o projeto da residência seguia uma vertente mais moderna, o que impossibilitaria a opção da dona da casa. Com criatividade, as profissionais inovaram e inseriram uma moldura mais clássica sobreposta a um espelho comumente usado em trabalhos com foco na contemporaneidade.

Apesar dos espelhos poderem ser usados por toda a casa, uma atenção especial deve ser voltada para a inserção deles em quartos. Segundo a arquiteta Calina Mussi, é bom evita-los em posições que rebatam a pessoa dormindo. Alguns adeptos ao Ferng Shui, arte milenar chinesa que visa criar ambientes harmoniosos, acreditam que o item sobre a cama, por exemplo, pode interferir no sono e deixar a pessoa mais agitada. A opinião do cliente em relação a isso deve estar bem clara. “O dono da casa precisa ser bastante ouvido para que o projeto não destoe da intenção do morador e não beire o exagero”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira