Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2014 - 07:03

Glicose mal controlada pode causar o edema macular diabético

Principal causa de cegueira em pessoas com idade produtiva.

No dia 31 de março (segunda-feira), o apresentador da Rede Globo André Marques revelou em entrevista para o programa Mais Você, da Ana Maria Braga, que temia ficar cego por causa da obesidade8, que provocou diabetes. Ele sofreu com o sintoma de visão embaçada e isso serviu como um alerta. “Eu sou doente e preciso me tratar. Essa coisa da minha visão foi uma coisa que me assustou muito”, desabafou. Isso ocorreu quando sua glicemia atingiu 380mg/dL, nível bem superior ao ideal de 100mg/dL.

A saúde dos olhos deve ser um dos principais pontos de atenção dos pacientes com diabetes, já que a doença pode resultar no desenvolvimento da retinopatia diabética – que atinge cerca de 4 a 7 milhões de brasileiros, segundo a Federação Internacional de Diabetes. A doença pode causar ainda o edema macular diabético, que é a principal causa de cegueira em pessoas com idade produtiva4.

O edema ocorre quando os vasos sanguíneos do olho são danificados pelo alto nível de açúcar no sangue, que provoca o vazamento na porção central da retina, levando à visão embaçada e distorcida. No início, a doença é assintomática e o paciente pode não sentir alterações de visão. As complicações tornam-se mais sérias com o passar do tempo e, se não for diagnosticada e tratada de forma adequada, a doença pode levar à perda irreversível da visão.

Hoje no Brasil já existe um tratamento aprovado para combater o edema macular diabético. Além de impedir a progressão da doença, o tratamento pode recuperar parcial ou totalmente a visão dos pacientes, ao neutralizar a proteína responsável por aumentar a permeabilidade do vaso, evitando o vazamento do líquido na mácula.

Para entender os riscos, cuidados necessários e o diagnóstico do edema macular diabético acesse o infográfico em http://www.portal.novartis.com.br/edema-macular-diabetico.

Referências: 1.Klein R, Klein BE, Moss SE. Visual impairment in diabetes. Ophthalmology 1984;91:1–9. | 2. American Academy of Ophtalmology Retina Panel. Preffered Pattern® Guidelines. Diabetic Retinopathy. San Francisco, CA: American Academy of Ophtalmology; 2008. Availeble at: http://www.aao.org/ppp | 3. The RESTORE study: ranibizumab monotherapy or combined with laser versus laser monotherapy for diabetic macular edema.Ophthalmology. 2011 Apr;118(4):615-25. | 4. Saaddine JB, et al. projection of diabetic retinopathy and other major eye disease among people with diabetes mellitus. United States, 2005-2050. Archives of Ophthalmology. 2008; 126: 1740-1747. | 5. Ramos SR, Sabbag FP, Busato D, et al. Retinopatia diabética: estudo de uma associação de diabéticos. Arq Bras Oftalmol. 1999;62:735-7. | 6. Foss MC, Paccola GMGF, Souza NV, et al. Estudo analítico de uma amostra populacional de diabéticos tipo II da região de Ribeirão Preto (SP). AMB Rev Assoc Med Bras. 1989;35:179-83. | 7. Escarião PH, Arantes TE, Figueiroa Filho NC, et al. Epidemiology and regional differences of diabetic retinopathy in Pernambuco, Brazil. Arq Bras Oftalmol. 2008;71(2):172-5.6. Organização Mundial da Saúde: 7. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs312/en/index.html7. | 8. http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/31/andre-marques-diz-que-teve-medo-de-perder-a-visao-por-causa-da-obesidade.htm. Último acesso em abril de 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira