Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2014 - 07:31

Panalpina realiza serviços de manufatura logística para empresa de telecomunicações no Brasil

Durante Intermodal 2014, operadora logística apresentará serviço pioneiro desenvolvido para gigante de telecom.

Inovação é um dos diferenciais da Panalpina, uma das maiores provedoras de logística terceirizada (3PL) do mundo. Prova disso é a operação pioneira que está sendo realizada para uma das maiores empresas de telecomunicações no Brasil.

Em Sorocaba, interior de São Paulo, a Panalpina gerencia a montagem de unidades semiprontas para estações base. Ela assume toda a responsabilidade pelo processo, do planejamento ao controle de qualidade, com exceção da montagem final.

Em 32 mil metros quadrados de instalações, que substituem cinco armazéns utilizados anteriormente pelo cliente, um para cada parte de sua cadeira de suprimentos, a Panalpina lida com montagem, armazenamento e entrega de equipamentos de telecomunicações.

Trata-se de uma tendência na logística, ou seja, em vez de simplesmente transportar bens, os parceiros assumem mais propriedade e responsabilidade pela cadeia de suprimentos de seus clientes gerando, assim, valor agregado.

Montagem final e testes -As cinco partes da cadeia de suprimentos do cliente são terminais (celulares, tablets e modems), peças avulsas para terminais, montagem de peças semiprontas (SKD), bens acabados e peças avulsas para bens acabados. “SKD é onde a ação real está; das 220 pessoas que trabalham na unidade, 140 estão em SKD”, diz Mike Wilson, chefe global de Logística da Panalpina.

O SKD sozinho é formado por cinco linhas de montagem diferentes. Na linha de montagem final e testes, a equipe da Panalpina monta placas e gabinetes de estação base e faz atualizações e testes de software. Os produtos finais são, então, embalados, rotulados e enviados ao armazém mais próximo para entrega.

A parceria entre as duas empresas é um sucesso. O cliente assumiu um risco ao mudar seu modelo de cadeia de suprimentos, dando a responsabilidade de manufatura a uma 3PL. Isso só foi possível porque a Panalpina oferece mais do que simples mão de obra. A Panalpina cuida de todo o planejamento que acompanha a fabricação de alta qualidade e alguns processos do ciclo de pedidos podem ser executados paralelamente, não em sequência, como antes, o que reduziu bastante o prazo de cumprimento de pedidos.

“Adicionar Serviços de Manufatura de Logística a nossa oferta é uma parte importante de nossa estratégia e é o futuro de nosso setor. Isso nos permite oferecer disponibilização mais rápida ao mercado enquanto cortamos custos”, explica Wilson.

Tecnologia - A tecnologia é outro componente essencial para garantir que a cadeia do cliente funcione uniformemente. Com caminhões entrando e saindo todo dia, gerenciar o fluxo interno e externo de bens é crucial. A Panalpina utiliza a RedPrairie, uma ferramenta avançada de TI para gestão de armazéns. Na linha de montagem, a Panalpina está totalmente integrada ao sistema interno do cliente.

Este sistema de última geração dá à Panalpina visibilidade completa do inventário para manter níveis ideais enquanto reduz custos onde possível. Ele permite que a empresa monitore seu desempenho e dá ao cliente transparência para garantir que expectativas sejam atendidas.

“Queremos estabelecer o referencial para logística de valor agregado totalmente integrada e aumentar as expectativas do quanto um prestador de serviços de logística pode fazer”, conclui Wilson. “A operação no Brasil é um ótimo exemplo de como podemos fazer melhorias em mais partes da cadeia de suprimentos e já estamos ocupados construindo nosso próximo sucesso de valor agregado”.

Especialização- Em algo inédito para a indústria, a Panalpina frequentemente contrata pessoas com trajetória em Serviços de Manufatura Eletrônica para ocupar seus cargos de logística. Essas pessoas vêm com o conhecimento e a experiência na gestão de cadeias complexas de manufatura e suprimentos em um ambiente terceirizado. Isso dá à Panalpina uma vantagem notável, pois tem a especialização para ver o negócio do cliente de seu ponto de vista e entender os pontos de contato críticos em sua cadeia de suprimentos. A Panalpina entende o planejamento e as operações envolvidos em logística e manufatura, e isso foi um motivo essencial para a empresa poder assumir mais das operações do cliente.

“Falamos o idioma de nosso cliente e isso lhe dá confiança. Estamos todos na mesma equipe, com as ideias semelhantes sobre o que precisa ser feito e como fazer funcionar”, afirma Krasimir Banchev, especialista da Panalpina para serviços de logística de valor agregado.

A Panalpina – O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em soluções para a cadeia de suprimentos, combinando fretes Aéreo e Marítimo Intercontinentais, com Serviços de Valor Agregado em Logística (Value Added Services). Graças ao seu profundo conhecimento industrial e sistemas customizados de TI, a Panalpina oferece soluções integradas de ponta a ponta, de acordo com as necessidades da cadeia de suprimentos de seus clientes. O grupo Panalpina opera uma rede global com aproximadamente 500 escritórios próprios em mais de 70 países. Em outros 90 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras. A Panalpina emprega aproximadamente 16.000 pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 37 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira