Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2007 - 11:02

Mãos fortes construindo um País

Nunca na história do Brasil a construção civil ficou tão em evidência quanto neste ano de 2007. O montante de arranha-céus e também pequenas e médias construções sendo levantados no País movimentou uma série de empresas e setores da economia nacional, contribuindo de forma bem consistente para o PIB de nossas “terras tupiniquins”.

O que se pode ver, de forma bem concisa, foi um incremento dos serviços prestados para o setor e a geração de empregos em todos os estados. De janeiro a setembro, mais de 200 mil empregos foram gerados no Brasil por meio da construção civil, alcançando 1,7 milhão de pessoas.

Por essas e outras, o crescimento do setor no País teve que ser revisto. Antes apontado para crescer 7,9%, neste ano irá superar os 10% e aumentará a participação da construção civil no PIB em torno de 1%, passando dos 4,5% para os 5,5%, de acordo com as projeções do Sinduscon-SP.

Alguns fatores foram bastante importantes para que esse crescimento fosse possível. De um lado, os financiamentos para a compra da casa própria nunca estiveram tão acessíveis no Brasil. Por outro lado, a economia forte do País possibilitou o investimento de fundos nacionais e estrangeiros na construção de grandes empreendimentos.

O cenário propício ao crescimento e a diversidade cultural e econômica do Brasil mostraram que o aumento de empregos e de construções se deu de forma bastante diversificada. Enquanto os grandes empreendimentos e lançamentos imobiliários ficaram na região Sudeste, o aumento na mão-de-obra foi registrado de forma bastante expressiva na região Norte.

Somente neste ano, até o mês de setembro, o número de lançamentos imobiliários na Grande São Paulo superou os 44%, se comparado ao mesmo período de 2006. O consumo de cimento, durante o mesmo período, também teve aumento de mais de 8%.

Outro segmento que ficou bastante em evidência junto ao crescimento da construção civil foi o de serviços. Empresas como a de locação de equipamentos cresceram mais de 40% durante o ano.

Para 2008, as expectativas também são as melhores. Esperamos que, com o PAC e o incremento de investimentos internacionais, mais a facilidade por créditos imobiliários, a construção civil no Brasil continue crescendo e atinja números ainda maiores.

. Por: Altino Cristofoletti Junior, engenheiro, presidente da rede de franquias Casa do Construtor e diretor da Formatta Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira