Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2007 - 11:05

Agricultura de Precisão chega ao Sul do Estado de São Paulo


Através de parceria fechada com empresa de Santa Catarina, sistema brasileiro de Agricultura de Precisão será utilizado em lavouras de Itapeva, Taquarituba e região.

Agricultores da região sul do estado de São Paulo contam com mais um grande aliado na melhoria e no aumento da produtividade no campo. Através de uma parceria fechada com a Arvus Tecnologia, a Comercial Sul Paraná, de Itapeva, acaba de trazer para o Estado um sistema de agricultura de precisão totalmente desenvolvido no Brasil. Entre os objetivos da parceria está o aumento o uso da tecnologia nas lavouras da região e a disseminação das práticas e das vantagens da agricultura de precisão.

Segundo Antonio Carlos Borelli Junior, engenheiro agrônomo da Comercial Sul Paraná, com a parceria, além de se tornarem representantes da Arvus no Estado de São Paulo, a empresa passará a utilizar a tecnologia catarinense na terceirização dos serviços de agricultura de precisão já prestados. “A intenção é utilizarmos o sistema em áreas de plantio de cereais na região, como milho, soja, feijão, sorgo, triticale e cana-de-açúcar. Já temos uma grande demanda, e, com o sistema desenvolvido pela Arvus, aumentaremos a qualidade das informações utilizadas nas técnicas de agricultura de precisão”.

A Agricultura de precisão é um conjunto de técnicas que traz inúmeros benefícios, tanto econômicos quanto ambientais, possibilitando ao agricultor um gerenciamento refinado da lavoura. “Ela inicia com o preparo adequado do solo, através do levantamento das necessidades de aplicação localizada de corretivos, passando pelo plantio e fertilização de acordo com as características específicas do solo, e termina com o acompanhamento criterioso da lavoura e da colheita, através da análise da produtividade”, explica Bernardo de Castro, diretor de negócios da Arvus.

O sistema desenvolvido em Santa Catarina, além de ser totalmente em português, está também adaptado às culturas e condições brasileiras. “Com o sistema da Arvus, as vantagens da tecnologia podem ser exploradas sem dificuldades para os operadores das máquinas. Além disso, o preço é acessível e o suporte técnico é efetivo, não deixando máquinas paradas nem aplicações por fazer”, argumenta Castro.

A tecnologia que está sendo implantada no Estado é utilizada na aplicação de corretivos a taxas variáveis, podendo ser instalado em implementos agrícolas convencionais, como calcariadoras, plantadeiras e tratores. O equipamento é compatível com os principais softwares GIS de geração de mapas de recomendação, possui GPS interno e pode ser conectado a qualquer sistema DGPS (barra de luzes).

A Arvus já possui produtores que utilizam efetivamente o sistema, comprovando a eficácia do equipamento e as vantagens das técnicas aplicadas. “As vantagens são cada vez mais evidentes. Economias de cerca de 20% e significativos aumentos de produtividade são observados com a utilização das técnicas ao longo dos anos. A conservação do solo, a homogeneização das lavouras e a confiabilidade da qualidade da aplicação também são benefícios reconhecidos”, afirma Castro. | www.arvus.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira