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03/04/2014 - 07:22

Rino Com realiza a maior campanha da história da ArcelorMittal no Brasil

A estreia teve brake exclusivo na abertura do Fantástico deste último domingo e levou ao ar uma nova estética para os comerciais de siderurgia. A próxima etapa está a caminho e prevê uma campanha promocional e prêmios.

Após estreia, no último domingo de março, no horário nobre da TV Globo, a campanha "ArcelorMittal é aço” continua com vitrines privilegiadas. Ao longo desta semana, a peça estrelada por Renata Fan será exibida na própria Globo e nas TVs Bandeirantes e Globo News, na revista Veja e no jornal Valor Econômico. E, a partir de 6 de abril, ganhará novo fôlego com o lançamento pela agência Rino Com de uma campanha promocional. “O objetivo é mostrar a todos os públicos que o negócio da ArcelorMittal e sua identidade corporativa são o aço”, revela Fernando Piccinini, vice-presidente de Criação da agência. Com uma trajetória de mais de 50 anos, a Rino Com renova-se a cada dia, como evidenciam os conteúdos, conceitos e detalhes desse trabalho.

A campanha promocional também será veiculada pela TV e massificação de peças gráficas nos pontos de venda de materiais de construção. Será sorteado um prêmio no valor de R$ 100 mil, que inclui reforma de casa, home theater e outros equipamentos. “Primeiro, envolvemos o público interno para que ele seja um disseminador da mensagem que queremos passar. Externamente, estamos com uma proposta ousada, que muda nossos patamares de investimento publicitário. Temos certeza de que logo, quando se perguntar sobre aço a alguém na rua, a resposta será ‘ArcelorMittal é aço’”, afirma Luiz Gustavo Pracchia, analista de Marketing da empresa.

As duas peças são ancoradas por Renata Fan, que também atuará como embaixatriz da ArcelorMittal nos numerosos eventos que devem vir na esteira da Copa em 2014 e da Olimpíada em 2016. Outro ingrediente de peso para o lançamento da campanha é a expectativa de que o mercado do aço seja dinamizado pelas perspectivas da produção de petróleo e seu efeito cascata na cadeia produtiva e na economia.

Esse conjunto de fatores tornou o momento oportuno para fazer com que a sociedade conheça melhor a marca ArcelorMittal, seu DNA do aço e os benefícios gerados por sua atividade. O aço integra a vida das pessoas e está presente na estrutura das casas e edifícios, nos automóveis, pregos e parafusos, aparelhos eletroeletrônicos, linha branca e até nas molas dos colchões. “ArcelorMittal é aço, e queremos essa mensagem na mente de todos, a começar pela própria equipe, que deve se orgulhar da marca e de trabalhar na maior siderúrgica do mundo”, afirma Silmara Vernucio, gerente de Comunicação de marketing da ArcelorMittal.

Segundo o gerente-geral de Marketing e Controle de Preços, João Garcia Ramalho, agora que a marca ArcelorMittal substitui definitivamente a marca Belgo, inclusive nos vergalhões, a empresa quer cravar, inclusive junto ao consumidor final, a posição de ser uma das maiores especialistas mundiais em aço, com presença em todos os segmentos. “Para isso, contamos com a grande campanha desenvolvida pela Rino, que vai difundir a mensagem que ArcelorMittal é Aço", diz ele.

Os filmes -Fernando Piccinini salienta que o filme da campanha publicitária, que estreou no Fantástico, buscou identificação visual e sonora com o aço e revoluciona a tradicional propaganda do setor de siderurgia no Brasil. “Trabalhamos com um conceito estético leve, bonito e capaz de identificar o aço como algo nobre, fundamental para o desenvolvimento, permanentemente reciclável e integrante de produtos utilizados no cotidiano de todas as pessoas”.

O primeiro diferencial do filme é o vestido de Renata Fan, assinado pelo estilista Reinaldo Lourenço. Embora pese poucos gramas, a sensação é de que o traje é feito de puro aço. A estrutura do modelo lembra vergalhões e cria um efeito especial – ao mesmo tempo sutil e eficaz para a analogia pretendida –, realçado pela limalha que cai do vestido à medida que a apresentadora inicia a mensagem. A criatividade se expressa, ainda, na metalização da assinatura final, que fecha o conceito com uma cena marcante: uma faixa de aço derretido cortando horizontalmente a tela ao som de metal. “Nasce, assim, uma assinatura corporativa da ArcelorMittal”, enfatiza o vice-presidente de Criação da Rino Com.

O segundo filme, que marcará o início da campanha promocional, apresenta Renata Fan com um vestido sensual, passando em frente a uma obra, onde há dois homens trabalhando. Antes de qualquer manifestação deles, ela mede com os olhos a estrutura em construção, emite um assovio galanteador e diz: “Que bela obra!”

Assim como o primeiro filme surpreende ao estabelecer uma nova estética para a publicidade da siderurgia, o segundo inova quando subverte o conceito machista que sempre permeou a propaganda do setor no País. “Renata, com charme e muita classe, tira a mulher da posição anacrônica de objeto na propaganda. O aço é que se converte em objeto desejado, nobre, valorizado por Renata de maneira conceitualmente correta e esteticamente elegante”, frisa Piccinini, acrescentando: “A beleza feminina é respeitada e deixa de ser desvalorizada pela banalidade”.

Presença digital -A campanha também prevê uma forte participação nas plataformas eletrônicas. Entre os recursos disponíveis, a Rino Com elegeu vitrines, como dinamização dos resultados de busca no Google, conteúdos mobiles na Veja+, anúncios e páginas no Facebook, vídeos e banners institucionais e promocionais no Youtube e nos principais portais de notícias, esporte e publicidade.

Cliente: ArcelorMittal | Criação: Fernando Piccinini / Paulo Lopes / Ivan Tsuyama / Fernando Freitas | Direção de Criação: Fernando Piccinini | Atendimento: Gustavo Nohl / Ana Paula Galvanese | Produção: Rita Contrera | Produtora: Santo Forte | Produtor do filme: Roberto Galera | Direção: Marcelo Lepeani e Valério Trabanco | Produtora de som: RG Imagem e Som (Guido Galera) | Aprovação pelo cliente: Luiz Gustavo Pracchia / Silmara Vernucio /João Garcia/ Henrique Morais.[www.rinocom.com.br].

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