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03/04/2014 - 07:37

G&P cresce 42% e planeja em 2014 expandir atuação para os mercados privado e de educação

Com faturamento de R$ 121 milhões e forte presença no setor público, empresa de TI é Platinum Partner da Oracle. Para viabilizar a nova estratégia, adquiriu a plataforma de gestão educacional EDUC

São Paulo - A G&P Projetos e Sistemas, empresa com capital 100% nacional e atuação destacada há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação, em áreas como Desenvolvimento de Sistemas, Suporte, Infraestrutura de TI e Licenciamento de Produtos, encerrou 2013 com um faturamento de R$ 121 milhões. O que representou um expressivo crescimento em relação ao ano anterior, da ordem de 42%. O bom desempenho suplantou em muito a média do setor, que cresceu de 8 a 10% o ano passado, segundo a BRASSCOM ( Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). E bastante acima do planejamento inicial da companhia. Também é importante destacar no ano de 2013 a crescente participação da revenda de licenças de uso na receita da G&P. Cerca de 15% em 2013 contra 5% em 2012.

“Com o respaldo dos ótimos resultados, a G&P inicia em 2014 uma nova fase, ofertando soluções de alta complexidade e alinhamento estratégico de forma ampla ao mercado. Queremos expandir nossa presença também no setor privado, com soluções de BPM, SOA e BI, as mais novas dentro da empresa mas que já dominamos muito bem”, diz Helio Nascimento, CEO da G&P. Nesta estratégia de diversificação, a oferta de aplicativos próprios também está contemplada, especialmente os voltados para o setor de educação. Com este intuito, a G&P adquiriu em 2013 a empresa e plataforma de gestão educacional EDUC.

“A opção por ampliar os conhecimentos e focar a atuação em soluções de BI, SOA e BPM, possibilitou colhermos os primeiros frutos já em 2012, quando conquistamos os primeiros projetos mais desafiadores”, diz o executivo. O faturamento da G&P em 2012 foi de R$ 85 milhões, 21% superior a 2011.

Nova fase -Originaria de um spin-off ocorrido em meados de 2010, a atual gestão da G&P teve o desafio de promover o crescimento da companhia, mesmo sob várias restrições comerciais resultantes da venda de sua carteira privada para um grupo de investidores estrangeiros. Nestes primeiros anos, cruciais, foram realizados fortes investimentos em novas instalações, comunicação institucional, sistemas de gestão, governança, treinamentos, processos e principalmente recursos humanos. Hoje, a companhia se orgulha da maturidade e consistência do seu modelo de negócio, possuindo uma equipe 1.100 colaboradores contratados sob regime CLT, além de uma carteira de quase 40 clientes com alto nível de satisfação.

“A G&P sempre foi reconhecida no mercado por prestar serviços de suporte e desenvolvimento de sistemas com excelência operacional. No atual ciclo, porém, o caminho natural foi buscar uma maior diversificação, com a oferta de soluções de alto nível que gerassem um diferencial competitivo. Avaliamos o portfólio de produtos de diversas tecnologias e empresas, do ponto de vista de quais apresentariam oportunidades reais de novos negócios, entre outros diferenciais importantes”, complementa Nascimento. Neste cenário, a parceira com a Oracle se mostrou a mais aderente e a empresa investiu na implantação de uma célula de competência Oracle dentro da G&P. A empresa é hoje Platinum Partner e especializada em Public Sector da gigante de software. Além disso, mantém parcerias com Microsoft e CA.

Soluções de gestão para o setor de educação A companhia mantém desde 1999 a Faculdade FGP, localizada em Pederneiras, interior do estado de São Paulo. A instituição possui os melhores conceitos do ENADE da região e oferece a mais de 500 alunos cursos de graduação e tecnológicos em gestão empresarial e tecnologia da informação. A iniciativa visa suprir as deficiências de formação das escolas tradicionais e aliar oportunidade profissional a um ensino de excelência. Esta experiência levou a G&P a entender a fundo os desafios dos gestores das instituições de ensino.

Desta forma, a opção pela atuação no setor de educação foi natural, assim como a aquisição da plataforma EDUC, completo sistema de gestão educacional que possui diversas funcionalidades estratégicas e inovadoras para facilitar, agilizar e proporcionar poder de decisão aos gestores e usuários das instituições de ensino. “Em dois anos, pretendemos que este novo negócio represente pelo menos 10% da nossa receita”, conclui Nascimento.

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