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04/04/2014 - 07:46

Cedae atinge lucro líquido de R$ 291,5 milhões em 2013


Crescimento de 79,% ante o lucro de R$ 163,0 milhões registrado em 2012. Já no quarto trimestre de 2013, o resultado financeiro representou uma receita financeira líquida de R$ 5,2 milhões, contra uma despesa financeira líquida de R$ 33,1 milhões no quarto trimestre de 2012.

A consistência do balanço apresentado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), em 31 de março de 2014 e o reflexo de solidez do negócio aponta para um 2014 ainda mais alvissareiro no quesito dos números crescentes.

“Vale observar que estas Demonstrações Financeiras da Companhia foram entregues nos devidos prazos legais e sem quaisquer “ressalvas” do auditor independente, o que mostra uma reversão no cenário anterior à atual gestão quando a Companhia chegou a ter seu registro suspenso pela CVM, Balanço com dezenas de ressalvas e até “abstenção de parecer” do auditor independente”, observou o presidente da companhia, Wagner Granja Victer.

Victer lembra que a atual Administração assumiu o controle da Cedae em janeiro de 2007 no início da gestão do governador Sérgio Cabral e desde então vem promovendo uma série de avanços em vários aspectos, que tem contado o apoio integral do Governo do Estado como: . A obtenção pela Cedae, do Rating brAA pela agência Standard and Poors em 2013 veio a chancelar e ratificar a qualidade de nossos números.

Wagner Granja Victer, presidente da Cedae

. A contratação a partir de 2007 das empresas padrão “Big Four” de auditoria, PWC no passado e Ernst & Young no presente, trouxeram ainda mais confiabilidade e segurança aos resultados apresentados pela companhia.

. A liquidação da principal dívida da empresa que era junto ao Tesouro Nacional da ordem de R$ 2,0 bilhões por meio de recursos da Companhia e através da captação via um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC do montante de R$ 1,2 bilhões, bem como as ações para equacionamento de nosso plano de previdência (PRECE) que apresentava déficits contínuos.

Os destaques dos resultados: aumento da receita de serviços proporcionou um crescimento da receita operacional bruta da Companhia, que totalizou R$ 3,93 bilhões em 2013, acréscimo de 2,8% (ou R$ 107,8 milhões) em relação ao montante registrado no ano anterior (2012);

Custos: em 2013, os custos e despesas operacionais totalizaram R$ 2,88 bilhões, redução de 4,5% (ou R$ 136 milhões) em relação a 2012. Essa redução foi resultante do decréscimo no valor das provisões para contingências registradas pela Cedae.

Lucro líquido: a Cedae registrou lucro líquido de R$ 291,5 milhões em 2013 representando um aumento de 79,% em relação ao lucro de R$ 163 milhões registrado em 2012. “Esse avanço decorre, em parte, do acréscimo de 2,8% da receita operacional bruta no ano, aliada à queda dos custos e despesas”, destacou o presidente.

Dividendos: de acordo com Wagner Victer, a companhia irá fazer pagamento de dividendos no valor de R$ 69 milhões ao seu controlador, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo. “Fato inédito na história da Companhia”. “Esse efeito foi possível pela reversão de um prejuízo de R$ 5,7 bilhões em 2007 e devido ao lucro líquido apurado no exercício de 2013”, informou.

Geração operacional de caixa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização): em 2013, a Cedae apresentou geração operacional consolidada de caixa de R$ 941,2 milhões, contra R$ 715,2 milhões em 2012, ou seja, um aumento de 32% [ou R$ 226 milhões]. “O aumento ocorreu em função da redução da constituição de provisões para contingências demonstrando a capacidade da Cedae em realizar os projetos de investimentos propostos por sua administração”, frisou o executivo.

Investimentos: “Com relação aos investimentos da Companhia, a parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, conseguiu buscar investimentos em saneamento com recursos já contratados junto a Instituições como Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do programa de obras em andamento em licitação, da ordem de R$ 2,64 bilhões para os próximos anos”, salientou Victer.

Além de otimização de gestão, implantação de sistemas inovadores, tecnologia, prédio com uma grande infraestrutura, e funcionários com a cultura de metas, a companhia vem desenvolvendo programas e projetos desde o início de 2007 , através de diversas operações para combater as fraudes relacionadas ao abastecimento de água, entre as quais: ligações clandestinas, violações de hidrômetros, impedimento de leitura dos hidrômetros, instalações de equipamentos não autorizados (como os dispositivos chamados eliminadores de ar), interconexão entre a rede de abastecimento da Companhia com abastecimento oriundo de outras fontes, religações indevidas das interrupções de abastecimento, entre outras.

“Desde 2007, a Companhia realizou aproximadamente 20 mil autuações, com cobrança de multas administrativas no total de R$ 17 milhões”, destacou a Cedae em comunicado.

Segundo a companhia , uma das prioridades da atual gestão é combater todas as ligações clandestinas feitas na rede da Companhia. Além de causar grande prejuízo financeiro, as ligações clandestinas contribuem para desabastecer algumas localidades do Estado. Nesse período houveram 800 autuações em que foram calculados o volume de água furtado da Companhia, correspondendo ao valor aproximado de R$ 15 milhões. Estes valores foram cobrados em conta aos responsáveis, como forma de recuperação de tais perdas.

Além de apurar denúncias, a Companhia realiza investigações por satélite para detectar irregularidades. Também são averiguados os clientes com consumo desproporcional às instalações do imóvel. E após detectar a instalação clandestina, os técnicos da Companhia realizam um levantamento do tempo em que essas instalações abasteceram os locais para calcular o valor exato de cada multa.

“Os responsáveis são autuados no Artigo 155 do Código Penal (furto de água), o que pode resultar em até cinco anos de prisão”, alerta.

Combate às ligações irregulares de esgoto – Segundo a empresa, a fim de melhorar a prestação e a qualidade de seus serviços, a Cedae realiza como atividades de rotina, a pesquisa e a correção dos focos de poluição, normalmente ocasionados por ligações irregulares nas redes da companhia.

“Em 2013, equipes da companhia reiniciaram mais um conjunto de ações para encontrar ligações ilegais. Esse trabalho é feito por meio de um procedimento complexo formado pelas etapas de detecção nos corpos hídricos dos pontos com lançamento ativo de poluentes (consequência), rastreamento de seu percurso (meio), identificação da origem (causa), e a eliminação do foco (objetivo)”.

“A presença de esgoto no sistema de drenagem é facilmente diagnosticável, porém extremamente difícil localizar sua origem, que pode estar a quilômetros do ponto de lançamento observado. A eliminação desses lançamentos requer um profundo conhecimento da rede de esgotamento sanitário, depende de investigações locais e é executada por meio de um trabalho minucioso”, lembrou.

Projeto Sena Limpa -A parceria entre a Cedae e a Secretaria Estadual do Ambiente, possibilitou iniciar as obras de implantação do sistema de coleta difusa de esgoto do Jardim de Alah, junto ao Canal do Jardim de Alah, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

“O novo sistema vai garantir o fim do lançamento de esgoto clandestino e águas residuais de qualquer natureza no Canal do Jardim de Alah, por meio das galerias de águas pluviais, assegurando a preservação da qualidade das águas do próprio canal e das praias do Leblon e de Ipanema.

As obras integram o projeto Sena Limpa, do Governo do Estado, que combate a poluição em seis praias da cidade. Lançado em 2012, com investimentos de R$150 milhões, o Programa Sena Limpa, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio, vai despoluir seis das principais praias do Rio.

Em diferentes etapas, estão sendo executadas obras de recuperação ambiental das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador, dentro da Baía de Guanabara”, esclareceu a Cedae.

Leilões da Cedae – Segundo a Cedae, ela vem realizando leilões de sucata como meio não só de aumentar a receita como também de investir em educação corporativa. De 2008 até o momento já ocorreram cinco leilões. Eles acontecem de forma online e presencial. “No total, foram vendidas aproximadamente cinco mil toneladas de sucata (ferrosa, bronze, metal, inox, papel e plástico) e inservíveis (informática, mobiliário, material de expediente e pneus)”.

A Companhia já arrecadou mais de R$ 3 milhões nos seis leilões, que possibilitam ainda a retirada de material sem utilização dos pátios da empresa, deixando a área livre para uso.

Esgotamento Sanitário da Barra -”A Cedae assinou em 2013, contrato referente a projeto orçado em R$ 58 milhões, visando atingir a marca de 100% de esgoto tratado na Barra da Tijuca, até 2016 (atualmente a cobertura é de 85%).

Com recursos provenientes do Governo do Estado, através do FECAM, o novo projeto de esgotamento sanitário atenderá às regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, ainda não conectadas no sistema formal da companhia, além dos novos empreendimentos imobiliários previstos e em construção no bairro, e também às futuras instalações relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016.

O projeto atende aos compromissos do Governo do Estado firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI). As intervenções atendem a todo o esgotamento da futura Vila Olímpica, Vila dos Atletas, Parque dos Atletas, Riocentro, Maria Lenk, Rio II, Cidade Jardim e Centro Metropolitano”, informou a empresa.

Eixo Barra – Recreio: Ainda de acordo com a companhia, a Cedae assinou em 2013, contratos referentes a investimento de R$ 50 milhões para o esgotamento sanitário do Eixo Barra-Recreio. Com recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual do Ambiente (FECAM), o projeto complementará o esgotamento sanitário da Avenida das Américas até a Avenida Salvador Allende.

Além das futuras instalações relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016, as intervenções foram projetadas para atender aos empreendimentos imobiliários das próximas duas décadas, o que corresponde a um crescimento populacional próximo a 125 mil pessoas.

Resultados de 2013 – A Cedae ainda informa que os esgotos coletados desta área serão conduzidos à nova Estação Elevatória Restinga de Itapeba, construída dentro de moderna técnica de automação – com redução de consumo de energia elétrica, baixo nível de ruído e sistema de desodorização. Dessa elevatória os esgotos serão conduzidos até a elevatória final do Recreio dos Bandeirantes, em operação, que destina todos os esgotos da região para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barra e, na sequência, ao Emissário Submarino.

“Esta é mais uma obra que contribuirá para a melhoria das condições do sistema lagunar da Barra da Tijuca, atendendo aos moradores e aos compromissos firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI)”, afirmou.

Ampliação do Sistema de Abastecimento em Campo Grande -O Governo do Estado, por meio da Cedae, inaugurou em 2013, em Campo Grande, duas importantes obras que vão ampliar em 84 milhões de litros por dia a oferta de água para moradores da região, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ampliação do Sistema de Abastecimento em Rio Bonito -O Governo do Estado, por meio da Cedae, assinou em 2013, contrato para ampliação do sistema de abastecimento de água das localidades de Boa Esperança e Parque Andréa, no município de Rio Bonito, na Região Leste Fluminense.

“O contrato, no valor de R$ 10,7 milhões, vai garantir o fornecimento de um volume de água oito vezes superior ao atual para cerca de 15 mil moradores da região, com perspectiva de crescimento em função da implantação de novos empreendimentos habitacionais já em execução, continuou.

Ampliação do Sistema de Abastecimento da Baixada -A companhia deu início às obras de ampliação do subsistema de abastecimento em Pilar e Jardim das Flores, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As obras beneficiarão diretamente mais de três mil habitantes. Ainda em 2013, a Companhia também iniciou a implantação de redes distribuidoras de água no bairro Rodilândia, em Nova Iguaçu. As obras vão melhorar significativamente o abastecimento de água da região.

Complementação do Esgotamento Sanitário da Lagoa da Tijuca -O Governo do Estado, por meio da Cedae, assinou em 2013, contrato para dar início às obras de complementação do esgotamento sanitário da Lagoa da Tijuca. Com investimentos da ordem de R$ 23 milhões, provenientes da parceria entre a companhia e a Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

“As intervenções contribuirão para elevar as condições de balneabilidade das águas do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca, indo ao encontro dos compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI)”, frisou a Cedae.

“Em 2007 não havia tratamento para o esgoto da região da Barra. Hoje a cobertura é de 85%. Com estas obras haverá a implantação do esgotamento sanitário que atenderá às regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá ainda não conectadas ao sistema formal da companhia e às futuras instalações relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016. Assim a Cedae atingirá a marca de 100% de esgoto tratado na Barra da Tijuca até 2015”.

Obras de Saneamento no Interior -A Cedae, em 2013, investiu em obras que vão beneficiar cerca de 300 mil pessoas, de treze municípios da Região Metropolitana e do interior. São intervenções, em sua maioria, para aumentar a oferta de água tratada nesses municípios.

Sapucaia (Distritos de Jamapará): aumento da oferta de água de 40 mil litros para 80 mil litros por hora.

Engenheiro Paulo de Frontin: ampliação do sistema de abastecimento de água, que passará de 20 para 50 litros por segundo.

Seropédica (localidades de Piranema e Boa Fé): implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário. Cordeiro: ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) para 120 litros por segundo.

Santa Maria Madalena (Distrito de Triunfo): reforço do sistema de esgotamento sanitário. Tanguá: construção de adutora e ampliação da ETA. (passará a tratar dos atuais 100 mil para 300 mil litros por hora) Rio Claro (Fazenda da Grama e Vargem do Inhame): melhoria do sistema de abastecimento de água tratada. São João da Barra (Pipeiras e Palacete): novo sistema de abastecimento de água. Maricá: intervenções incluem levar as águas dos distritos de Maricá, Inoã e Itaipuaçu. Piraí (Rosa Machado e Enseada das Garças): melhoria do sistema de abastecimento de água. Rio das Ostras e Casimiro de Abreu: ampliação de quase 80% do sistema de produção de água tratada, que aumentará sua capacidade de 280 para 500 litros por segundo. São Francisco de Itabapoana (Região de Gargaú): reforço do abastecimento de água tratada. Vassouras: inauguração do sistema de abastecimento de água tratada da localidade de São Sebastião dos Ferreiros.

Fornecimento de Água de Reuso - “Em 2013 a Companhia assinou o Contrato de Prestação de Serviço com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), para fornecimento de água para fins industriais. A água a ser fornecida será oriunda do processo de retrolavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA Guandu), e estará adequada aos padrões de fornecimento após tratamento simplificado. O contrato prevê um volume de fornecimento de água de até 650 litros por segundo e a previsão é que o sistema comece a funcionar em 2016.

O projeto representa um grande avanço ambiental, promovendo e incentivando o reúso de água, tornando-se uma referência em reaproveitamento de recursos hídricos, e é, atualmente, um dos maiores projetos de fornecimento de água de reúso para fins industriais”, destacou a companhia.

Inovação tecnológica - “Grandes rupturas sempre provocaram a criação de novos modelos na sociedade. Em passado remoto na época das grandes navegações, a visão de mundo se expandiu para a descoberta de outras terras e povos com costumes outrora desconhecidos, mais tarde com a Revolução Industrial praticamente encerra a fase de produção artesanal individual e com o surgimento e uso de máquinas para acelerar e aumentar a produção de bens de consumo.

Recentemente, com o advento de inovações tecnológicas envolvendo o tratamento e a velocidade de transporte da informação que passou a se deslocar entre agentes sociais e econômicos de maneira imediata traz como consequência a mudança do modelo mental das pessoas, do modelo das empresas em fazer negócio e da sociedade causando mutaçõesdrásticas que às vezes são difíceis de serem acompanhadas.

Resultados de 2013 -Isto é denominado pelos especialistas como a “era da informação”, período este onde estão sendo promovidas mudanças comportamentais de tal monta, na qual a sociedade ainda experimenta resquícios de um modelo pós-industrial que vai desaparecendo, mas que gradualmente dá lugar a processos e comportamentos compatíveis com esta era digital. Vários segmentos empresariais e de governo vem sofrendo com estas inovações que se propagam em varias áreas e disciplinas com velocidade impressionante mudando comportamentos, processos, sistemas e serviços. As empresas têm sido pressionadas para repensar rapidamente sua maneira de fazer negócios. Algumas profissões e alguns tipos de ocupação que as pessoas desempenhavam há pouco tempo vem desaparecendo, porém, em contrapartida, novas atividades e oportunidades estão surgindo.

A forma como a sociedade está organizada e a maneira como nos relacionamos uns com os outros também vem passando por transformações inadiáveis.

“Desde 2007, a nova gestão da companhia, preocupada em dotar a Cedae de processos e métodos compatíveis com esta nova realidade, iniciou e vem implantando projetos alinhados com o Programa de Modernização Administrativa visando dotar a empresa de maior produtividade, buscando cumprir metas ambiciosas dentro de um processo de mudança para atingir, ano a ano, um modelo de melhoria continua. Desde então, a Cedae vem desenvolvendo ações concretas de modernização de seus processos e já apresenta resultados expressivos como, por exemplo: . Sistema Metrus-A fim de modernizar o funcionamento do sistema operacional e oferecer um serviço de maior qualidade, a Cedae vem utilizando um dos sistemas mais modernos e completos destinado às empresas de saneamento, o Metrus, que trata mensalmente mais de 1,7 milhão de contas emitidas para seus clientes.

O sistema funciona por meio de dispositivos móveis utilizados por cerca de 500 agentes que efetuam leituras mensais em residências e comércios, tratando os dados de faturamento de consumo dos clientes. O agente possui um dispositivo microcoletor acompanhado de uma impressora portátil, em que é registrado e calculado o consumo do cliente, gerando a fatura mensal no ato da leitura.

No início de 2013 o Metrus passou por atualização, e uma versão mais moderna foi implantada e já está em funcionamento em todas as estações de trabalho dos gestores de leitura, corte e hidrometria. A nova versão proporciona mais qualidade, agilidade e controle sobre os resultados das operações realizadas”, sustentou a Cedae em comunicado.

“Hoje, a Cedae tem à disposição, um sistema totalmente atualizado e preparado para as contínuas evoluções da gestão comercial, com capacidade para acompanhar as permanentes inovações de melhoria de produtividade no sistema. Um recente aperfeiçoamento produziu o modulo independente de faturamento denominado “componente de faturamento” que permite sua utilização independentemente da tecnologia de sistema ou solução a qual seja embarcado. Este componente vem sendo utilizado pelos consórcios de leitura e fiscalização, como também pelas concessionarias responsáveis pelas novas concessões em formato de parceria com a Cedae como Foz Aguas e Foz Macaé”, continuou.

Monitoramento do Consumo de Água por Telemetria – Ainda na busca por melhorias no controle do consumo de água e visando reduzir perdas no sistema de distribuição, a Cedae vem investindo no Sistema de Monitoramento do Consumo de Água por Telemetria.

Com esse mecanismo é possível controlar, fornecer, armazenar e transmitir os dados por meio da tecnologia para comunicação de dados sem fio (no caso, GSM/GPRS fornecida por operadoras de telefonia).

O sistema de telemetria é capaz de detectar, em tempo real, as anormalidades no consumo, como vazamentos, medidores com defeitos em geral e outros fatores que interferem na regularidade do serviço. Além disso, é um importante instrumento que possibilita detectar e combater possíveis fraudes. A telemetria também permite agregar valor ao serviço prestado pela Companhia, que tem como meta implementar a tecnologia de monitoramento por telemetria em larga escala.

O projeto-piloto deste mecanismo já está operando na área comercial, com monitoramento de 100 consumidores, e os resultados são bastante expressivos. O aumento do faturamento, observado nos clientes monitorados, foi da ordem de R$ 2 milhões mensais, comprovando a viabilidade e a necessidade da implantação do projeto.

Telemetria do Consumo de Energia Elétrica -Monitora e envia os dados de consumo e demanda das contas de energia de 38 unidades de média e alta tensão, que representam cerca de 80% da despesa da Companhia com energia elétrica. Essas informações são acompanhadas online tanto pelos responsáveis por essas unidades quanto pelo pessoal da Assessoria de Gestão de Energia Elétrica, o que permite saber se o consumo de energia está dentro do limite contratado para aquela unidade junto à concessionária.

“ O ano de 2013 foi de muito trabalho, especialmente com a realização das obras que estavam e estão na agenda dos eventos internacionais (Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas). Temos um grande compromisso, e que muito nos alegra por saber que temos a grande oportunidade de unir forças com os governos federal, estadual e municipal para acelerar os projetos e concretizar ações de relevante interesse público. Afinal, a agenda esportiva termina, mas as melhorias permanecerão.

Os resultados atuais refletem um longo processo de mudança, de amadurecimento da Companhia, refletindo a solidez de nosso negócio, o que nos faz acreditar que continuamos no caminho certo. Hoje, podemos ver que fizemos muito, mas que ainda temos um longo caminho a percorrer. Continuamos motivados e trabalhando arduamente nesse processo de fortalecimento da Companhia, olhando sempre para frente e buscando aliar os resultados financeiros com o compromisso contínuo de agregar qualidade de vida à população que atendemos”, finalizou o presidente da companhia, Wagner Granja Victer.

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