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04/04/2014 - 07:46

Brasil Terminal Portuário revê sua projeção de movimentação de carga conteinerizada em 2014


A Empresa ainda aguarda a conclusão dos serviços de dragagem pelas Autoridades competentes para aumentar suas operações no Porto de Santos.

São Paulo– A Brasil Terminal Portuário (BTP) prevê para 2014 a movimentação de 691.000 TEUs, o que significa uma redução equivalente a cerca de 18% sobre os números originalmente projetados para este ano. O ajuste se deve ao atraso na conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos no trecho 4 e de acesso aos berços da BTP, que se concluídos até maio deste ano como esperado, permitirão manter os volumes agora projetados para 2014.

Mesmo com a operação funcionando parcialmente em função da falta de dragagem, em 2013 a Empresa atingiu um volume de mais de 110.000 TEUs movimentados no período de agosto a dezembro. Em 2014, o resultado até o momento é de 76.501 TEUs.

Contudo, a BTP deve manter e alavancar os aportes financeiros na capacitação, automação e no aumento contínuo dos índices de produtividade do seu terminal. Já foram investidos R$ 2 bilhões na construção e remediação, além dos valores destinados à reforma do viário, na ordem de R$ 8,8 milhões. A Empresa iniciou suas operações oficiais em agosto do ano passado.

Instalado em uma área de 490 mil m2 do Porto Organizado, o terminal tem, ainda, capacidade de movimentação prevista de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementadas todas as fases do projeto.

Com a nova profundidade do canal homologada a 15 metros, esperado ser alcançada com o contrato ora em concorrência pela SEP, o terminal estará apto a receber em seu cais (já construído prevendo-se profundidades de até 17 metros) até três embarcações da nova geração de navios que está sendo empregada na costa brasileira, com capacidade superior a 9.000 TEUs, possibilitando uma maior competitividade no maior porto da América Latina.

A BTP em marcos e números.: Investimentos e aportes financeiros: . R$ 2 bilhões investidos na construção do terminal.

. Cerca de R$ 1,16 bilhão provenientes de uma sindicalização do International Finance Corporation (IFC), com aportes de 6 bancos privados, entre eles Santander, Credit Suisse, BNP Paribas

. A APM Terminals e a TIL injetaram no projeto cerca de R$750 milhões de reais em recursos próprios

Operacional e Comercial: .Capacidade atual de Movimentação é de 1,2 milhão milhões de TEUs, e capacidade projetada de movimentação de 1,4 milhão de graneis líquidos.

. 8 STS e 26 RTG com investimento total de US$ 85,4 milhões.

. 40 terminal tractors.

. 16 gates (8 de entrada + 8 de saída).

. Estacionamento interno caminhões: até 80 vagas.

. Capacidade estática de 34.600 TEUs.

. 1.108 m de cais acostável.

. 490 mil m2 de área projetada, sendo 160.000m2 construídos sobre águas.

. 1.582 tomadas reefer.

. Linhas atendidas pelos armadores em contrato: portos do Golfo do México, do Extremo Oriente e portos do Mediterrâneo

. Simulador: abertura de 300 vagas para treinamento em um dos mais modernos simuladores de operação portuária

. A preparação e a profundidade dos berços estabelecidos no projeto da BTP são de -17m, sendo que já atingimos os -15m de profundidade.

Movimentação BTP: . Recorde da BTP em movimentação em 2013 – 147 MPH.

. Projeção de movimentação em 2014 – 474.000 unidades (ou 711.000 Teus).

. 76.501 TEUs movimentados de 01/01/2014 até 31/03/2014.

. Volume médio movimentado em 2013.

. Projetado para 2013: 64.000 unidades / 100.000 TEUs |.Realizado em 2013: 71.492 unidades / 110.493 TEUs.

Marcos da BTP: . Conclusão da remediação ambiental: 6-Março-2012.

. Parecer positivo Cetesb sobre a remediação: 25-Junho-2012.

. Primeiro lote de equipamentos portuários (RTG and STS): 24-Ago-2012.

. Último lote de equipamentos portuários (RTG ans STS): 7-Mar-2013.

. Licença de Operação (LO - 1ª fase): 19-Jul-2013.

. Primeiro navio a atracar no terminal (MSC Challenger): 14-Ago-2013.

. Licença de Operação (LO -2a fase): 7-Out-2013.

. Aprovação da Marinha do Brasil para atracar até 3 navios no cais da BTP: 21-Out-2013.

. Primeiro big vessel (Maersk Sidnei- 335 m; 1,948 containers para descarga): 1-Nov-13.

. Primeira vez de 3 navios atracados simultaneamente no cais: 7-Nov-2013.

. 100º navio, o liberiano Agios Demitrius, que descarregou 924 contêineres: 8 Jan - 14 .

Meio ambiente e Remediação: .R$257 milhões investidos na remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de SP e maior em área portuária.

. 1,14 milhão de ton. de solo contaminado removido.

. 30 mil m2 de área preservada (Saboó).

. Projeto em consonância com os princípios do equador (critérios do IFC para assegurar aportes em projetos sustentáveis).

. Casa do Visitante, espaço aberto à comunidade, inaugurado em 26 de março de 2014.

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