Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2007 - 10:33

Médico conhecido por reestruturar hospitais recebe Medalha Tiradentes


Fã dos Beatles e dos Carpenters, o superintendente de Integração e Regulação da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, médico Carlos Alberto Chaves de Carvalho, recebeu, no dia 12 de dezembro (quarta-feira), das mãos do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), a Medalha Tiradentes – principal honraria concedida pelo Parlamento fluminense. E, como não poderia deixar de ser, a cerimônia foi regada a muita música. Mas houve momento também para que os participantes ressaltassem as questões de Saúde e louvassem a gestão de Chaves à frente do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte da cidade. "Seria pretensão falar do Chaves como gestor de Saúde porque não milito na área, mas gostaria de ressaltar que esse médico que tem muito mais do que apenas vocação. É um profissional que, como ninguém, faz valer a máxima de que não há liberdade sem saúde e nem vida sem liberdade", discursou Picciani.

Com as intervenções do grupo Acustika, que homenageou o Dr. Chaves executando as músicas "Michelle" (Beatles) e "Close to You" (Carpenters), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, o médico se emocionou ao citar todos aqueles que o ajudaram em sua formação profissional. "Ninguém consegue realizar qualquer projeto sem a colaboração de uma equipe dedicada. Certos setores não queriam e não querem as mudanças na Saúde, mas, com seu discurso objetivo, o secretário (de Estado de Saúde) Sérgio Côrtes vem organizando mudanças que estão trazendo fidelidade, transparência, respeito ao usuário e presença física do sistema em todas as cidades do interior, dentre outros avanços", comentou. No final do evento, Chaves revelou que vai se lançar no ramo das casas de espetáculo ao abrir, em março de 2008, uma filial do lendário Cavern Club de Liverpool na Lapa, Centro do Rio.

Nascido em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio, Carlos Alberto Chaves de Carvalho foi responsável pela reestruturação de quase todas as unidades hospitalares por que passou. O médico dirigiu os seguintes hospitais: Eduardo Rabelo, do Iaserj; Rocha Faria, em Campo Grande; João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, e Getúlio Vargas. Na primeira semana de seu Governo, o governador Sergio Cabral determinou tolerância zero na saúde. Dentro dessa nova ordem, após a visita que fez ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Cabral nomeou como diretor o Dr. Chaves, que na época respondia pela direção do Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Conhecido pelo rigor com que administra os hospitais por onde passa, ele assumiu a unidade da Penha com o compromisso de reorganizá-la, dentro dos critérios do Qualisus, que prevê acolhimento, classificação de riscos e atendimento humanizado. Hoje, como superintendente de Integração e Regulação, Chaves percorre prefeituras e secretarias municipais de Saúde do interior, num verdadeiro trabalho de catequese, para explicar a importância de se colocar dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) todos os leitos pactuados, sejam de hospitais públicos ou privados. "Brigo por aqueles que não têm voz", costuma afirmar Chaves.

Durante o evento, fizeram parte da mesa de cerimônia o subsecretário de Estado de Saúde e Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Marco Cruz Machado; o secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro; o deputado André Corrêa (PPS); o vice-reitor da Unigranrio, Sérgio Dias, e a vereadora do Rio Andréa Gouvêa Vieira (PSDB). Também estiveram presentes no plenário os deputados Coronel Jairo (PSC), Luiz Paulo (PSDB), Anabal (PHS), Altineu Côrtes (PT), Flávio Bolsonaro (PP), Graça Matos (PMDB) e Natalino (PMDB).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira