Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2014 - 07:28

Vendas líquidas da Tetra Pak® crescem 3,5% em 2013

Resultado positivo foi reflexo do crescimento de todas as áreas da companhia, com destaque para os segmentos de novos sistemas de processamento e embalagem e de serviços técnicos.

A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, anunciou os resultados de 2013, com vendas líquidas da ordem de € 11,1 bilhões, o que representa um aumento de 3,5% no comparativo com 2012.

“A combinação de uma concorrência cada vez mais forte com a economia enfraquecida em muitos mercados ao redor do planeta criou um ambiente de negócios muito difícil para a Tetra Pak® em 2013”, afirma o Presidente e CEO da Tetra Pak® Dennis Jönsson. “Mesmo assim, conseguimos crescer em todas as áreas de negócio, com destaque para soluções de processamento, vendas de equipamentos e serviços técnicos”, completa.

Assim como na operação global, a Tetra Pak® no Brasil registrou resultados positivos em 2013. A empresa faturou cerca de R$ 4,6 bilhões no ano passado, crescimento de 7% em relação a 2012. Ao todo, no período, a operação brasileira comercializou mais de 13 bilhões de embalagens, com destaque para a área de bebidas, que cresceu 20% impulsionada pela categoria de sucos 100% (acréscimo de 31%).

O bom momento da companhia em solo nacional também foi impulsionado pela maior oferta de serviços técnicos nas áreas de envase e processamento, bem como das vendas de equipamentos, reforçando a estratégia da Tetra Pak® como fornecedora de soluções completas que garantem o máximo de produtividade para a indústria de alimentos.

Soluções em Embalagens -As soluções em embalagens tiveram vendas líquidas de € 9,6 bilhões, com o volume de materiais de embalagem aumentando 3% em comparação com 2012. Com isso, a empresa entregou mais de 178 bilhões de embalagens para clientes em todo o mundo.

Cerca de 27% desse volume veio do portfólio de produtos avançados da Tetra Pak®, que apresenta uma grande variedade de formas, formatos e aberturas projetadas especificamente para atender a demandas de cada cliente, sempre com o objetivo de melhorar a funcionalidade, oferecer poder de diferenciação de marca ou atender a um perfil ambiental mais forte.

Este número representa um crescimento de seis pontos percentuais em relação a 2012 (21%), reflexo do forte aumento no comparativo ano a ano das vendas das embalagens Tetra Prisma® Aseptic e Tetra Brik® Aseptic Edge de 1 litro, que cresceram 35% e 75%, respectivamente.

As vendas de equipamentos de embalagens também cresceram de forma sólida, aumentando 15% em relação a 2012, impulsionadas, principalmente, pelas 580 novas máquinas de envase entregues em todo o mundo, destaque para fornecimento a clientes na Grande China e Américas Central e do Sul.

Já os serviços técnicos em soluções de embalagens registraram crescimento similar, aumentando as vendas líquidas em 11% no comparativo ano a ano, com acréscimo significativo em contratos de serviços, que hoje respondem por cerca de 25% do total do negócio (ante 20% em 2012).

Soluções em Processamento -As vendas em soluções de processamento atingiram € 1,5 bilhão em 2013, um aumento de 16% no comparativo ano a ano, com um crescimento sólido em todos os mercados.

Excluindo as aquisições, o crescimento foi de 13%, o que mostra um aumento sustentável em vendas técnicas e serviços, que cresceu 15% em relação ao ano de 2012 e obteve ganhos sólidos em vendas de novos equipamentos para as categorias de bebida e alimentos preparados (19% e 15% respectivamente).

A empresa registrou também sucesso com o desenvolvimento de versões reduzidas de algumas das suas tecnologias de processamento líderes de mercado, com destaque para o lançamento da Tetra Alcross® RO Lite, Tetra Therm Aseptic® Flex 1, Tetra Therm® Aseptic Drink 1 e Tetra Albatch® 1. Esses produtos têm-se revelado particularmente populares entre os clientes em mercados emergentes e com as novas empresas em busca de soluções robustas e confiáveis ??de processamento a custos relativamente baixos.

Ainda em 2013, a área de processamento consolidou sua posição como líder de mercado em sistemas de filtração para aplicações de leite, queijo e soro do leite, com a aquisição em setembro da DSS Silkeborg, empresa especialista em tecnologia de filtragem de membrana com sede na Dinamarca.

A operação seguiu a mesma estratégia da aquisição da Filtration Engineering em 2012, que forneceu à Tetra Pak® a absorção de conhecimento fundamental em áreas como osmose reversa, nanofiltração, ultrafiltração e microfiltração.

Agora, o negócio está focado em aplicar e desenvolver essas tecnologias através de uma gama de diferentes aplicações relacionadas ao processamento. "O sucesso de nossos negócios de soluções em embalagens e processamento é um reflexo da capacidade de fornecer aos clientes soluções que garantam não só capitalizar novas oportunidades de mercado, mas também gerenciar os desafios dentro de seus próprios mercados de atuação. Em 2014, vamos continuar a investir ainda mais em produtos e serviços de valor agregado, de maneira a reforçar ainda mais a posição de parceria da Tetra Pak®", concluiu Jönsson.

Perfil - A Tetra Pak® é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak® acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “Protege o que é Bom™", reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira