Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2014 - 08:59

O mito dos servidores entre as PMEs – como economizar custos e aumentar o desempenho

Neste momento de forte desenvolvimento econômico e social na América Latina, as oportunidades de negócios das pequenas e médias empresas de todos os segmentos aumentaram na última década.

A região latino-americana abrange próximo de 11% das PMEs do mundo, com um total aproximado de 716 mil pequenas e 145 mil empresas de médio porte, de acordo com as conclusões do IBERPYME. Embora tenham representatividade nas economias locais, outros números revelam que as PMEs ainda são pouco ativas em relação às soluções mais avançadas de TI, o que compreende uma cadeia de riscos à segurança corporativa, baixa produtividade e uma série de dores de cabeça para todos os funcionários.

Os níveis de profissionalização dos funcionários, assim como a infraestrutura geral destas empresas, seguem melhorando. Apesar dos avanços e do advento de uma nova crença corporativa nos países da nossa região, ainda temos um enorme caminho para o desenvolvimento da TI nas PMEs.

Para avançar rumo a um ambiente corporativo otimizado e inteligente, uma das práticas mais comuns nessas empresas é o uso do computador pessoal para a função de servidor. Mas, ainda que algumas empresas pensem que um servidor é um desktop mais avançado, não é possível substituir um equipamento por outro. Há profundos riscos de perda de todo o patrimônio (dados/informação) e histórico de anos de trabalho de uma PME quando se utiliza um equipamento que não suporta a proteção da informação e a disponibilidade de um servidor.

Existe também um mito no mercado de que os preços dos servidores são muito elevados, mas isso não é verdade. Há muitas opções com a mesma faixa de custo e até mais baratos que os computadores pessoais. A grande vantagem, neste caso, é que os servidores oferecem flexibilidade para mudanças de configuração e capacidade computacional, e são adaptáveis de acordo com o crescimento da empresa e das necessidades de TI.

Se comparados aos computadores pessoais, os servidores oferecem como vantagem o funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupção. Além disso, todos os componentes de um servidor possuem níveis mais altos de disponibilidade: da memória de correção de erros (ECC), o controlador de disco com RAID integrado para a proteção de dados, bem como os processadores projetados para trabalhar a 100% durante longos períodos, sem comprometer a disponibilidade dos equipamentos.

A arquitetura e a implementação para uma PME deve ser simples, a fim de facilitar a administração, a gestão e a manutenção da infraestrutura. Para chegar a um sistema operacional seguro, é preciso mapear quais são as informações e os processos necessários para o funcionamento do negócio, e, então, construir uma arquitetura flexível para o crescimento e a adaptação da empresa. Vale atentar-se à implementação de uma aplicação LOB, ou seja, um sistema de controle de estoque, caixa, pessoal, entre outros. Além disso, é importante que a instalação suporte um bom acesso à Internet, impressoras e a disponibilidade de outros recursos compartilhados de forma segura na rede interna.

Com esses requisitos em mente, uma boa estratégia é segmentar a rede interna e externa utilizando duas interfaces de rede (que são oferecidas apenas pelos servidores), para evitar a exposição da rede interna para a internet, e manter o controle do acesso à rede da internet.

É fundamental também que todos os funcionários tenham acesso fácil e rápido, de forma segura, à informação e aos sistemas nos computadores pessoais, mas também por meio de todos os demais dispositivos móveis. O executivo de hoje precisa de acesso onde quer que esteja, a qualquer hora do dia – e isto exige uma infraestrutura de TI corporativa inteligente.

Com muitas oportunidades para a PMEs em todos os países da região, é fundamental que os líderes das empresas possam se concentrar na ampliação dos negócios, deixando a gestão de TI para provedores confiáveis que ofereçam a tranquilidade de ter os sistemas operando de forma segura e contínua.

. Por: Bruno Domingues, Arquiteto Principal da Intel | Perfil-A Intel (Nasdaq: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira