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09/04/2014 - 07:57

A luz no fim do túnel é de energia renovável


África do Sul planeja investimentos na ordem dos bilhões de dólares em projetos de energia limpa.

Tendo em vista os últimos comentários de instituições como a Associação de Energia Eólica da África do Sul e eventos como a Cúpula Mundial de Energia do Futuro (que aconteceu recentemente em Abu Dhabi), a África do Sul tem uma perspectiva positiva no setor, guiada principalmente pelas energias renováveis, embora os investimentos no segmento atualmente estejam em baixa.

Essa previsão é sustentada pelo aumento substancial da infraestrutura para investimentos, a pressão para geração de energia e o alto custo de gerenciamento das emissões de carbono. Nesses pontos, os projetos relacionados à energia renovável geram vantagens tangíveis, tanto na parte de desenvolvimento, quanto no aspecto social.

Além dos benefícios óbvios de produção de energia limpa e a capacidade de construir projetos de energia renovável muito mais rápido que as centrais térmicas tradicionais, o governo Sul Africano reconheceu o impacto potencial que a indústria de energias renováveis ??terá na criação de emprego, transferência de habilidades e desenvolvimento econômico.

Segundo o REIPPPP, sigla do programa de energia renovável da África do Sul, o país tem planos para investir nos próximos anos 14 bilhões de dólares no desenvolvimento da produção de 64 projetos de energia solar, fotovoltaica e eólica. Além da prática sustentável, o projeto trará grandes benefícios sociais, como o aumento de postos de empregos e crescimento nas áreas rurais e urbanas.

O continente africano está passando por um crescimento notável que exigirá investimentos substanciais em infraestrutura. Existe uma corrida contra o tempo para novas fontes de energia, para suprir as reservas de energia cada vez menores da África do Sul.

A diminuição no uso de carvão como fonte de energia é uma das metas do país, que conta com uma grande reserva desta matéria-prima no subsolo, com baixos custos de transporte devido às curtas distâncias de fornecimento.

A população da África é de pouco mais de 1 bilhão e deve dobrar até 2050. De acordo com um relatório Futuro Renovável ??da África, divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em 2012, mais de 590 milhões de africanos (57% da população) não tem acesso à eletricidade sendo 40% da população vivendo em áreas rurais. Até 2030 é esperado triplicar o PIB do continente. O relatório aponta que sustentar tal crescimento só será possível com um setor de energia com desempenho muito maior e melhor.

Ficaram no passado os dias em que as tecnologias convencionais eram baseadas por sistemas centralizados, inflexíveis e comoditizados. O novo paradigma urge desenvolvedores a pensar em termos de flexibilidade, modularidade, níveis múltiplos de serviços e confiabilidade na energia em se tornar mais um serviço do que uma commodity.

Perfil - Brand South Africa, anteriormente conhecida como o Conselho Internacional de Marketing da África do Sul, foi criada em agosto de 2002 para ajudar a criar uma imagem de marca positiva e atraente para a África do Sul. O nome mudou oficialmente para melhor alinhar seu mandato de construir a reputação da marca da nação da África do Sul, a fim de melhorar sua competitividade global. | Por: Paul Semple.

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