Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2007 - 11:19

Resultado do PIB brasileiro mostra crescimento econômico forte e sustentado, afirma Meirelles


O PIB no terceiro trimestre do ano cresceu 5,7%, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Eatatística (IBGE).

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou no dia 12 de dezembro (quarta-feira), que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre confirma o caráter "forte e sustentado" do atual período de crescimento econômico.

"Este resultado é a evidência mais concreta da retomada da confiança e da maior previsibilidade conquistada pela economia brasileira ao longo dos últimos anos, que permite o aumento da capacidade produtiva de forma a aumentar a disponibilidade de bens e serviços e o bem-estar da população", disse Meirelles, por meio da sua assessoria de imprensa.

O PIB no terceiro trimestre do ano cresceu 5,7%, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Eatatística (IBGE).

Meirelles, que está em Israel participando da Conferência de Negócios de Israel-2007, destacou o aumento da demanda doméstica "em especial pela robusta expansão da formação bruta de capital fixo". A variação deste item foi 14,4% superior ao terceiro trimestre de 2006, "a maior [variação] neste comparativo desde o segundo trimestre de 1995 e o 15º resultado positivo consecutivo".

O presidente do BC citou ainda o consumo das famílias, com alta de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esta foi a taxa mais elevada desde o segundo trimestre de 1997 e a 16ª expansão trimestral consecutiva. "O Brasil está colhendo os frutos da estabilidade econômica", disse Meirelles.

Para Mantega, a economia terminará o ano com crescimento acima de 5% - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou, por meio de nota, que “é possível esperar crescimento acima de 5% neste ano” na economia brasileira. O comentário tem como base o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do IBGE mostram que o crescimento econômico foi de 5,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Segundo a nota, o ministro espera também a manutenção do crescimento em pelo menos 5% nos próximos anos, conforme consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O crescimento do PIB no terceiro trimestre reflete o bom momento da economia brasileira, revelando o grande potencial produtivo de nossas empresas e trabalhadores, bem como os acertos da política econômica adotada nos últimos anos”, afirmou a nota.

No texto, o ministro destacou o aumento do investimento para garantir a sustentação do nível atual de crescimento com estabilidade da inflação. Na avaliação de Mantega, o aumento do consumo das famílias confirma a criação de um mercado de massa no Brasil.

O desempenho do investimento e do consumo das famílias, segundo Mantega, é resultado da política do governo nos últimos anos. “Ambos os resultados são influenciados por decisões de política econômica, como, por exemplo, as desonerações tributárias do investimento e as políticas de transferência de renda e o aumento do salário mínimo”, afirmou o ministro.

Segundo o IBGE, o consumo das famílias cresceu 6% em relação ao terceiro trimestre de 2006, impulsionado pelo aumento de 4,3% da massa salarial real. Esse é o 16º trimestre consecutivo de aumento no indicador, que atingiu o maior nível dos últimos dez anos. A taxa de investimentos da economia subiu para 18,3%. | Por: Edla Lula/ABR e Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira