Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2007 - 11:19

Telesp, Embraer e Telemar são as ações menos arriscadas do Ibovespa

Na ponta contrária, três papéis de construção estão entre as que mais oferecem risco aos investidores.

As ações ordinárias (PN, sem voto) da Telesp são as que menos oferecem risco aos investidores. Segundo estudo realizado pela Cyrnel International, com base fechamento do Ibovespa no pregão de ontem, o grau de risco dos papéis de empresa ficou em 1,29, sendo o menor da carteira teórica do índice da bolsa paulista. Em segundo e terceiro lugares, ficaram as ações ordinárias (ON) da Embraer (ON) e os papéis PN da Telemar, com variação de 1,33 cada.

Carlos Frederico Werneck, analista responsável pelo estudo, diz que o grau de risco compara o potencial de flutuação de um ativo, ou de um portfolio, em relação a um marco de referência. “Pelo modelo assumido em nosso sistema, o benchmark é a carteira teórica do Ibovespa, que recebe classificação de grau de risco igual a 1. Assim, uma carteira que apresenta grau de risco 2, oferece o dobro do risco da carteira do Ibovespa”, detalha.

Na ponta contrária, as ações da Cyrela e da Cosan permanecem entre as mais arriscadas do Índice. Pelo levantamento da Cyrnel, aplicar apenas em nas ações ON da Cyrela Commercial Properties é 3,01 vezes mais arriscado que investir na carteira teoria do Ibovespa. Os papéis ON da Cosan ficaram em segundo lugar entre os mais arriscados, com 2,72. Já as ações da Cyrela Realty apresentaram grau de risco de 2,23.

No levantamento médio por setores, o segmento de Tecnologia e Construção ficaram entre os mais arriscados, seguidos por Metalurgia, Comércio e Papel e Celulose. O setor de Telecomunicações ficou entre os menos arriscados.

Sobre a Cyrnel International - Presente no Brasil, México, Argentina e Costa Rica, a Cyrnel International oferece consultoria e soluções de software que apóiam o processo de gestão de investimentos. Atualmente, a empresa atende uma gama de instituições na América Latina, entre elas gestores de recursos de terceiros, fundos de pensão, alocadores de fundos, seguradoras, corretoras e mesas de tesouraria.

No Brasil, o principal foco de atuação são os gestores de recursos de terceiros e investidores individuais. A Cyrnel oferece soluções para análise de risco de fundos de investimentos de diversas categorias, tanto em renda variável (long only ativos e passivos, long-short e market neutral funds) como direcional/arbitragem, multiestratégica e renda fixa (on-shore e off-shore).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira