Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2014 - 07:53

Comperj promove iniciativas de inserção socioeconômica nos municípios do entorno


A Petrobras vem implementando uma série de iniciativas para propiciar a inserção socioeconômica responsável do Comperj junto aos 15 municípios que compõem o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense). A companhia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro celebraram, recentemente, convênio que permitirá o investimento da Petrobras na elaboração do Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET Leste), que será conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

O objetivo, ao permitir a inserção socioeconômica dos municípios, é buscar o desenvolvimento da região onde está sendo implantado o empreendimento, a partir das constatações do Estudo de Impacto Ambiental e através de um planejamento urbano integrado. De acordo com o termos e condições do convênio, caberá à Petrobras apenas o repasse dos recursos financeiros de até R$ 4 milhões, a serem aportados conforme o cronograma de trabalho.

Também para contribuir com o desenvolvimento da região, a Petrobras contratou a Fundação Euclides da Cunha e a Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a agência especializada da ONU dedicada à promoção de cidades social e ambientalmente sustentáveis, para monitorar, desde 2000, as mudanças socioeconômicas em 11 municípios da região do Comperj, incluindo Itaboraí. O estudo permite acompanhar as transformações econômicas, populacionais, habitacionais, urbanísticas, educacionais e de saúde no entorno, fornecendo ao município subsídios ao planejamento de políticas públicas.

Outra iniciativa importante da Petrobras foi a criação do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, que oferece cursos gratuitos profissionalizantes para pessoas com nível básico, médio, técnico ou superior. Aproximadamente 17 mil pessoas da região já passaram pelos diversos cursos de qualificação profissional, como soldador, armador de estrutura, eletricista, carpinteiro, pedreiro, pintor, encanador e caldeireiro, entre outros.

Adicionalmente, no final de 2013, por meio da seleção pública regional Integração Petrobras Comunidades (IPC), 12 projetos sociais de municípios da área de influência do Comperj foram selecionados e já estão iniciando suas atividades. O IPC tem o objetivo de selecionar projetos sociais que desenvolvam suas atividades nas áreas de influência das instalações da Petrobras. Serão destinados, em um período de dois anos, até R$ 300 mil para cada projeto social contemplado nesta seleção pública.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira