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10/04/2014 - 08:10

Rio de janeiro tem crescimento de 17% nas exportações de moda em 2013


Atingindo US$ 22 milhões, com participação de 15% do total nacional, e o estado chegando à terceira posição no ranking da moda. No geral as exportações brasileiras do setor caíram nos últimos cinco anos. A exportação fluminense também tem destaque na exportação de joias, design e criatividade.

As exportações brasileiras de moda caíram 7% nos últimos cinco anos, passando de US$ 162 milhões, em 2009, para US$ 150 milhões, no ano passado. Nos estados que lideram as vendas externas do setor, a tendência foi a mesma: São Paulo exportou US$ 48 milhões em 2013, com retração de 16% em relação a 2009 e Santa Catarina, US$ 44 milhões, com recuo de 14%.

O Rio de Janeiro, porém, as exportações cresceram 17% em 2013, atingindo US$ 22 milhões, com participação de 15% do total nacional, e o estado chegou à terceira posição no ranking da moda.

Os números foram divulgados no dia 09 de abril (quarta-feira), pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), durante o Fashion Rio, evento incluído no calendário nacional da moda.

Segundo Cláudia Teixeira dos Santos, especialista em comércio exterior da Firjan, o resultado do Rio está relacionado "à agregação de valor vinculada ao produto do estado. Nós temos um produto que, de fato, representa a alma do estado. Tem design, tem diferenciação”. Para ela, boa parte da queda nas vendas de São Paulo e Santa Catarina deve-se à competição externa muito forte, sobretudo da China e da Índia, que afeta as empresas do Brasil. Cláudia destacou que os preços nos dois países são mais baixos e “os produtos menos diferenciados, de modo geral”.

Principal destino da moda fluminense, os Estados Unidos mantiveram a posição nos últimos cinco anos e passaram a comprar produtos de maior valor agregado. “Nesse período, o preço médio do quilo de moda exportado pelo Rio de Janeiro [para o mercado norte-americano] dobrou de US$ 58 para US$ 123”. O programa de atração de grandes compradores dos países mais desenvolvidos contribuiu para valorizar a moda do Rio. Conforme o levantamento da Firjan, o preço médio do produto exportado alcançou US$ 114 o quilo, no ano passado, no bloco formado por Estados Unidos, Canadá e México. Na Ásia, o destaque foi o Japão, o quilo teve preço médio de US$ 217.

Também tiveram destaque as exportações fluminenses de joias -Cláudia ressaltou que existem no Rio importantes empresas de joias, que exportam um produto de excelência, procurado por vários países. “Também com design e criatividade: essa é a diferenciação do produto do estado”, frisa a especialista. Neste segmento, as vendas externas cresceram 28% de 2009 a 2013, com o Rio na liderança no ranking brasileiro. No ano passado, o Rio exportou quase US$ 20 milhões em joias, com participação recorde de 36% no total nacional. O país exportou em 2013 o equivalente a US$ 54,5 milhões, 11% a menos que em 2009.

O valor médio das exportações de joias do Rio de Janeiro aumentou 387% nesse período e no ano passado, chegou à média de US$ 48 mil o quilo, contra a média nacional de US$ 1 mil. Novamente, o mercado norte-americano foi o principal importador das joias fluminenses, com aumento de 47% no período pesquisado. Em 2013, as vendas de joias do Rio para os Estados Unidos totalizaram US$ 6 milhões, com a inclusão de produtos de maior valor agregado. O preço médio naquele país subiu de US$ 5 mil o quilo, em 2009, para US$ 28 mil o quilo, no ano passado. | ABr.

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