Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2007 - 11:27

Eleição nos EUA com disputa acirrada

Boston - A vantagem da pré-candidata democrata a presidente dos EUA Hillary Clinton sobre seu rival Barack Obama em New Hampshire diminuiu a um mês da eleição primária no Estado, segundo pesquisas divulgadas no dia 12 de dezembro (quarta-feira).

Na pesquisa WMUR/CNN, a senadora tem um ponto de vantagem sobre o colega de bancada (31-30 por cento), dentro da margem de erro, que é de 5 pontos. New Hampshire é o primeiro Estado a realizar a eleição primária, em 8 de janeiro, embora Iowa inaugure a disputa partidária, no formato de "caucus" (convenção), no dia 3.

Outra pesquisa, da Universidade Suffolk para a WHDH-TV, de Boston, também mostra um avanço de Obama, que reduziu para menos de 10 pontos percentuais a vantagem da ex-primeira-dama. Há duas semanas, ela liderava por 34-22 por cento. Agora, a pesquisa indica 33-26 por cento para Hillary.

"Obama lidera entre os homens, eleitores independentes e mais jovens, enquanto Clinton está bem à frente entre mulheres, democratas registrados e eleitores mais velhos", disse David Paleologos, diretor do Centro de Pesquisa Política da Universidade Suffolk, em Boston.

Na pesquisa para a CNN e o canal local WMUR, o ex-senador John Edwards aparece em terceiro lugar, com 16 por cento.

Entre os republicanos, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee continua com menos de 10 por cento em New Hampshire, apesar da rápida ascensão nas pesquisas nacionais, de acordo com o levantamento CNN/WMUR.

Na disputa do partido governista, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney lidera, com 32 por cento, seguido pelo ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani e pelo senador John McCain, empatados com 19 por cento.| Por: Jason Szep/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira