Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2014 - 07:08

Instalação bem sucedida da P-61: a primeira plataforma TLWP no Brasil

“Estamos felizes que o término da construção dos módulos integrados da P-61 pela Keppel FELS com qualidade e no prazo contribuiu para o sucesso deste projeto. Em conjunto com o excelente trabalho feito pelo nosso Estaleiro BrasFELS em Angra dos Reis (RJ), no Brasil”, disse Wong Kok Seng, chairman da FloaTEC, diretor-geral Offshore da Keppel Offshore & Marine (Keppel O&M) e diretor-geral da Keppel FELS.

Houston – FloaTEC LLC (“FloaTEC”), anunciou no dia 10 de abril (quinta-feira), que a Plataforma TLWP P-61 foi instalada com sucesso no Campo Papa-Terra, na Bacia de Campos, Brasil, em águas com 1.180 metros de profundidade. A FloaTEC, uma empresa especialista em tecnologia para sistemas de produção flutuantes em águas profundas, irá operar as instalações por três anos antes de entregá-las para a operadora, Papa-Terra Joint Venture, composta pela Petrobras e Chevron.

O término da P-61 confirma a expertise da FloaTEC e suas parceiras McDermott e Keppel FELS. O projeto, fabricação e acabamento da TLWP foi coordenado e executado pela FloaTEC. Os módulos integrados foram projetados em Houston pela McDermott e construídos em Singapura pela Keppel FELS. Os tendões e as estacas foram construídos nas instalações da McDermott, enquanto o casco foi projetado pela FloaTEC em Houston e fabricada no Brasil pela Keppel FELS, em seu Estaleiro BrasFELS em Angra dos Reis. Os módulos e casco foram então integrados no BrasFELS utilizando o método de flutuação.

A McDermott mobilizou a Balsa Guindaste 50 do Golfo do México para o Campo de Papa-Terra no final de 2013 para a instalação de oito estacas e tendões. Após levar as estacas para a profundidade designada, a equipe de instalação executou a difícil tarefa de montar as 128 seções de tendões em oito tendões completos, e conectá-los às estacas. A TLWP P-61 foi então colocada sobre os oito tendões, que foram guiados aos receptáculos e conectados às conexões correspondentes na Plataforma. Um processo cuidadoso de deslastro garantiu que cada tendão fosse tensionado até suas posições corretas. O projeto foi executado com uma contribuição técnica significativa da Chevron ao projeto, construção e instalação da TLWP.

TK Das, presidente da FloaTEC, disse: “Estamos orgulhosos de ter projetado nosso primeiro TLWP, que foi construído, instalado, e logo estará operando. Isto demonstra a força técnica da FloaTEC, a expertise de nossos funcionários e os benefícios de nossa tecnologia patenteada. Alavancando o suporte e capacidade de nossas parceiras Keppel FELS e McDermott, estamos empenhado sem fornecer soluções de alta qualidade e que agregam valor aos nossos estimados clientes.”

Wong Kok Seng,chairman da FloaTEC, diretor-geral Offshore da Keppel Offshore & Marine (Keppel O&M) e diretor-geral da Keppel FELS, disse: “Estamos felizes que o término da construção dos módulos integrados da P-61 pela Keppel FELS com qualidade e no prazo contribuiu para o sucesso deste projeto. Em conjunto com o excelente trabalho feito pelo nosso Estaleiro BrasFELS em Angra dos Reis(RJ), no Brasil, a P-61 é um exemplo perfeito da capacidade coletiva e do ótimo desempenho que a Keppel O&M pode oferecer à indústria. Esta entrega bem sucedida provou para a indústria que a FloaTEC Joint Venture continua sendo uma fornecedora de soluções forte, capaz e com experiência comprovada para o mercado de águas profundas.”

“A tecnologia Extended Tension Leg Platform patenteada pela FloaTEC, a capacidade de construção da Keppel FELS e a experiência da McDermott no transporte e instalação offshore foram combinadas para formar uma solução única no mercado para este ambiente desafiador das águas profundas”, disse David Dickson, presidente e CEO da McDermott. “O alinhamento das três equipes com as necessidades de nossos clientes garantiu a entrega bem sucedida e com segurança de uma das TLPs mais desafiadoras já instaladas.”

TLWP P-61 -A TLWP irá operar no Campo de Papa-Terra na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, Brasil. O Campo de Papa-Terra é um grande campo de petróleo cru localizado no bloco BC-20 na Bacia de Campos . O Campo possui águas de 1.180 metros de profundidade, e fica a 110 quilômetros da costa Brasileira. A Unidade pode operar por 25 anos sem a necessidade de reparo a seco.

A TLWP é projetada para operar acoplada a uma Sonda de Perfuração TAD e equipada para receber e dar suporte a operações da sonda. Está inteiramente acabada e equipada para perfuração, conclusão e produção nos poços. O petróleo virá de 15 poços conectados individualmente à Unidade, com três sobressalentes. Todos os poços serão equipados com bombas de down-hole e o petróleo será enviado para um FPSO a 350 metros de distância, utilizando bombas multi-fase, através de uma Linha de Transporte de Líquidos.

FloaTEC LLCé uma Joint Venture com sede nos Estados Unidos entre uma subsidiária da McDermott e Keppel FELS. FloaTEC LLC é especializada em projetar Sistemas de Produção em águas profundas (FPS). Ela oferece soluções completas em FPS abrangendo tecnologias para TLPs, semissubmersíveis e Spar. A empresa estende e integra as capacidades e recursos de suas parceiras, criando valor para seus clientes assumindo a engenharia e administração de interfaces de projeto e de programa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira