Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2014 - 07:59

Termelétricas aumentam em 11% a geração de energia em fevereiro

Carvão, nucleares e biomassa apresentam aumento de produtividade na comparação com 2013. São Paulo - A geração de energia pelas termelétricas somou 14.223 MW médios em fevereiro, montante 11,1% acima do registrado no mesmo mês de 2013 e 26,1% superior à produção de janeiro de 2014. Os dados constam da última edição do Boletim de Operação das Usinas, publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

O resultado foi puxado pelo significativo aumento de produção das usinas a carvão, que entregaram 1.839 MW médios, 46,6% acima do montante referente a fevereiro do ano passado.

Também contribuíram para o desempenho as usinas nucleares, com 1.815 MW médios, alta de 44,7% entre fev/13 e fev/14. Mesmo as plantas movidas a biomassa, fonte que se encontra em período de entressafra, tiveram elevação de 70,5% na geração frente a 2013 e produziram 398 MW médios.

Já as hidrelétricas tiveram aumento de 4,3% na geração entre fevereiro de 2013 e de 2014, alcançando 48.947 MW médios, enquanto as pequenas usinas hidráulicas – PCHs e CGHs – tiveram retração de 16,1% no período e produziram 2.240 MW médios.

As usinas em operação no Sistema Interligado Nacional – SIN somaram 124.584 MW em capacidade instalada ao final de fevereiro de 2014. O total é proveniente de 1.067 usinas modeladas na CCEE.

Além disso, o boletim aponta a entrada em funcionamento, em fevereiro, de três novas usinas, sendo uma delas da fonte solar. O empreendimento solar é o terceiro do tipo a ser registrado junto à CCEE, o que faz com que a fonte passe a ter três usinas em operação, o que soma 4,2 MW em capacidade.

CCEE -A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE [www.ccee.org.br] é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEEé uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia n opaís, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira