Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2014 - 08:15

Café Utam registra aumento no lucro operacional de 309% em 2013

O lucro líquido ficou na ordem de R$ 2.975.368,38 ante R$ 949.125,00 (2012).

Ribeirão Preto (SP) – A Café Utam S/A – empresa 100% nacional - fechou nesta semana seu balanço anual - referente ao ano exercício de 2013. O relatório, que foi publicado no Diário Oficial, apresenta um crescimento no lucro operacional da empresa na ordem de 309% - na comparação com o mesmo período de 2012. Segundo dados divulgados pela companhia, o lucro líquido ficou na ordem de R$ 2.975.368,38 ante R$ 949.125,00 (2012).

A empresa mensurou uma receita operacional bruta no valor aproximado de R$ 53 milhões ante R$ 52 milhões em 2012. Já a receita operacional líquida registrou valor aproximado de R$ 47 milhões, enquanto que no ano anterior ficou na margem média de R$ 42 milhões, com um crescimento de 11% no período. No que se refere ao lucro/prejuízo operacional - antes das receitas (despesas) financeiras líquidas - o valor contabilizado foi de R$ 3.573.163,26 ante R$ 873.263,67.

Para Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora da empresa, o relatório comprova que os planos traçados para 2013 foram alcançados. A executiva afirma que os resultados positivos são consequências de um ano muito bem planejado e trabalhado, e que teve como cenário macroeconômico mudanças extremamente positivas em relações às questões tributárias do setor e no custo da matéria prima.

Segundo a diretora, quando falamos sobre as questões tributárias, temos a questão da isenção do PIS e Cofins sobre o café torrado e moído, o que trouxe para a indústria nacional o poder de competir em igualdade com as multinacionais do setor.

Já o mercado de café cru permaneceu estável, permitindo que se trabalhasse o ano de 2013 sem oscilações no preço final do produto.

Com todo este cenário econômico, o balanço mostra que a empresa fechou mais um ano com números positivos e avanços relevantes no mercado nacional, o que reflete a gestão profissional que vem traçando metas ousadas para a Utam nos últimos três anos. “Além dos números avaliados no período, que geram estabilidade na nossa companhia, acreditamos que a principal estratégia que vem rendendo bons resultados é que temos empenhado ações e operações que buscam agregar mais valor e qualidade ao produto e valorização da nossa marca”, disse Ana Carolina. Outra visão da empresa foi ampliar a sua área de abrangência comercial, o que possibilitou novas praças de atuação, levando produtos da marca Utam para outros Estados, como o Rio Grande do Sul, mais recentemente. A empresa também alavancou as operações de e-commerce, que visam criar aceleração e conceituação da marca para diferentes públicos e regiões.

Para 2014, a Café Utam alinha seu planejamento estratégico a essa vertente financeira e promete que vai incrementar o ritmo de vendas, com objetivo aumentar o volume final. “O mais importante que buscamos neste ano é alcançar resultados que sinalizem o quanto a marca está sendo conhecida pela população. Por isso, estamos ampliando os canais de venda para que nossos produtos cheguem ao público final com mais facilidade”, explica.

A meta de crescimento de vendas na ordem de 5% para 2014 já foi taxada pela equipe diretiva da Utam. O número não é muito ousado, porém é sustentável, após dois anos de ritmo mais intenso de crescimento.

Novos blends -A Utam anunciou também neste mês de março novidades em sua linha Utam Uno – cápsulas monodoses e apresentou a Utam Uno Espresso, com novos blends para as famosas cápsulas de dose única. São dois novos sabores: Intenso e Bourbon.

A cápsula Bourbon traz um novo sabor à linha Utam Uno. Considerado de intensidade 7, é feito com um café proveniente do cerrado mineiro, composto por grãos da espécie Bourbons amarelos. Trata-se do café de origem 100% arábica de sabor cítrico, aromático e doçura específica dos melhores cerejas despolpados, corpo intenso devido à região de cultivo e acidez de frutas maduras.

O Intenso é mais uma nova opção da linha Utam Uno e como o próprio nome já traduz é um café de caráter forte e sabor vincado. A intensidade da terra e o calor do sol de sua região de plantio atribuem estas características à nova cápsula monodose. É composto por grãos provenientes de Angola e da Colômbia.

Novas cápsulas -As mudanças foram aprovadas pela Café Utam em conjunto sua parceira portuguesa, após um intenso período de pesquisas e testes de qualidade. As novas cápsulas contam com uma tecnologia mais avançada. O produto, com formato ainda mais anatômico, proporciona menos troca de oxigênio e um melhor encaixe na máquina de café, “o que resulta um café ainda mais saboroso, mantendo as características fiéis de cada blend da nossa marca por muito mais tempo”, acrescenta a diretora Ana Carolina.

Perfil -Idealizada no final de 1969, com fundação oficial em 1970, a empresa Café Utam está sob domínio acionário do atual grupo gestor desde 1985. Hoje, é liderada, em sua maioria, pela segunda geração da família Júlio Soares e por dois profissionais da primeira geração.

Nestes quase 45 anos de atuação no mercado brasileiro, a Utam adquiriu solidez na região sudeste e tem hoje uma capacidade produtiva de 800 toneladas/mês. A atuação principal da companhia é a torrefação do café, mas possui um portfólio diversificado e atualizado ao perfil dos novos consumidores.

O resultado desta performance é hoje uma atuação em mais de 300 cidades e uma carteira com cerca de 8500 clientes ativos.

Pautado por diretrizes de crescimento, o grupo já tinha expertise no setor de café desde a década de 50, com forte atuação no Estado de Minas Gerais. O grupo também centrou-se em objetivos concretos, firmando nesta trajetória o compromisso da qualidade de seus produtos e serviços e visou permanecer como uma marca reconhecida e aprovada pelos consumidores, para manter sua posição de empresa líder de mercado. [www.cafeutam.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira