Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2014 - 07:33

Central Nacional Unimed cresce 27,9% em 2013


E busca a liderança no mercado.

Em ano no qual o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu somente 2,3%, o faturamento líquido da Central Nacional Unimed, sexta maior operadora de planos de saúde no país, subiu 27,9% – de R$ 1,85 bilhão, em 2012, para R$ 2,36 bilhões. Foram dez pontos percentuais acima dos 17,2% de avanço médio do mercado (dados comparativos dos terceiros trimestres de 2013 e 2012) conforme informação mais recente divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O faturamento superou a meta estabelecida no planejamento estratégico da operadora - R$ 2,1 bilhões - o aumento de mais de 141 mil vidas na carteira de clientes, ultrapassando 1,4 milhão de beneficiários (+11% sobre 2012) aproximaram a Central Nacional Unimed de um de seus principais objetivos para os próximos anos: assumir a liderança do mercado de planos de saúde.

O controle das despesas administrativas e os ajustes na rentabilidade dos contratos também impactaram positivamente o balanço. Mas não desviaram a atenção dos dirigentes e gestores da operadora para o maior desafio que vêm enfrentando nos últimos anos. A elevada taxa de sinistralidade (custo da assistência à saúde) ficou em torno de 91% em 2013.

“Poderíamos apenas comemorar estes números, pois foram obtidos em um período difícil da economia brasileira. Estamos atentos, contudo, à inflação da medicina, que supera amplamente os índices oficiais, e aos reflexos da judicialização e da excessiva regulação de nossas atividades”, salienta Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.

Essa pressão de custos implicou a redução do lucro líquido (sobras à disposição da Assembleia (AGO) para R$ 35,3milhões). A sinistralidade também decorre de questões que fogem à alçada da operadora. Uma delas é a multiplicação de provisões, além da imposição de dezenas de novos procedimentos a cada dois anos, no Rol definido pela ANS. Na prática, as operadoras têm de ampliar os procedimentos cobertos sem repassar os custos adicionais aos clientes.

Além disso, beneficiários recorrem à Justiça, muitas vezes com sucesso, para obterem tratamentos e cirurgias não previstos em contrato. “Calculamos as mensalidades em função dos estudos atuariais, que cruzam perfis etários e incidência de doenças, mas os contratos são rompidos unilateralmente, por decisão judicial”, lamenta Akl.

Combate à sinistralidade -Adequar receitas e custos é uma das ações prioritárias da empresa. Foi criado o Comitê Estratégico de Sinistralidade, integrado pela vice-presidência da operadora e pelas áreas de medicina preventiva, negócios e auditoria médica. “Estamos desenvolvendo novas formas de monitoramento dos gastos assistenciais, sem prejuízo da qualidade do atendimento”, ressalta Humberto Jorge Isaac, vice-presidente.

Aumentar a competitividade na compra de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) é outro objetivo estratégico. A solução tem sido a compra coletiva desses produtos, usados, na maioria das vezes, em procedimentos cirúrgicos.

Um exemplo disso foi parceria firmada pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP) e a Central Nacional Unimed, que já economizou milhões de reais nas aquisições de OPMEs.

Governança cooperativa -“O balanço tem vários indicadores positivos em decorrência da gestão moderna, transparente e cooperativista da Central Nacional Unimed. Nossas cooperativas associadas nos ajudam a administrar a operadora e atendem a nossos clientes em suas regiões, o que amplia nossa capilaridade e a reputação da marca Unimed”, explica Akl.

Para isso, a operadora conta com o Conselho Administrativo, Técnico e Operacional (CATO), constituído por 18 cooperativas Unimed, que têm poder consultivo e deliberativo. É apoiada, além disso, pelo Conselho Fiscal, também formado por representantes das sócias.

A diretoria é eleita para mandatos de quatro anos, em Assembleia Geral Ordinária (AGO), com ampla participação das sócias. Anualmente, os membros avaliam e aprovam o balanço do ano anterior e determinam o uso das sobras (lucro), além de outras providências.

Semanalmente, são realizadas reuniões entre as áreas da empresa e a diretoria. Comitês e subcomitês – como os de Projetos, de Riscos, de Comunicação Interna, de Mercado e de Medicina Preventiva – também apoiam a gestão.

Há reuniões periódicas de gestores e da diretoria, das quais participam colaboradores das mais diversas áreas, vinculadas às pautas em debate.

Os mais de mil colaboradores têm outras formas de participar das decisões administrativas. Para tal, são informados das metas do planejamento estratégico anual. Têm livre acesso aos gestores e à diretoria, e são estimulados a contribuir com o Programa de Ideias, que premia as melhores sugestões para redução de custos e melhoria de processos.

Central Nacional Unimed -É a operadora nacional dos planos de saúde empresariais Unimed. Foi criada para garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da regulamentação das operadoras de saúde em 1998. Suas 324 sócias são as cooperativas Unimed, que têm preferência no atendimento dos quase 1,5 milhão de clientes da Central Nacional Unimed Os contratantes da operadora nacional são empresas que atuam em três ou mais estados, com no mínimo 300 vidas em carteira. Em algumas situações, contudo, a Central Nacional Unimed também atende pessoas físicas, pequenas e médias empresas, em sintonia com o Sistema Unimed.

Isso ocorre, atualmente, em São Luís (MA), Salvador (BA), Brasília (DF) e em São Paulo (SP). Nessas regiões, foram instaladas filiais e estabelecidas redes credenciadas, para atendimento dos clientes da operadora e das demais cooperativas Unimed.

Banco de dados: . Faturamento: R$ 2,4 bilhões (2013) |.Beneficiários: 1,5 milhão (sexta maior operadora de planos de saúde no ranking da ANS) |.267 contratantes |.Mais de mil colaboradores |.Diretoria: Mohamad Akl (presidente); Humberto Jorge Isaac (vice-presidente); Francisco Pilla (diretor Administrativo e Financeiro); Luiz Paulo Tostes Coimbra (diretor de Mercado, Marketing e Comunicação); Paulo Cesar Januzzi de Carvalho (diretor de Atenção à Saúde e Intercâmbio).[www.centralnacionalunimed.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira