Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2014 - 07:47

Perfume: Friozinho pede fragrâncias mais intensas

No Outono-Inverno predominam notas olfativas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo).

Com a chegada do outono e uma brisa cada vez mais geladinha, as fragrâncias tendem a acompanhar o clima, tornando-se um pouco mais intensas. A composição dos perfumes para esta época do ano é mais opulenta, com predomínio de notas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo). A medida que o inverno se aproxima, é possível abusar um pouco mais da concentração e das notas mais marcantes, indo para as deo-colônias (10% a 15%) e os Eau de Parfum (18% a 25%).

As dicas são de Márcia Sant’Ana, especialista em fragrâncias e professora do curso de pós-graduação “A Cultura do Perfume”, oferecido pela Faculdade Santa Marcelina, FASM. “Em cada estação do ano há uma nota em evidência. No outono/inverno, nos perfumes femininos predominam as flores, como a rosa, com facetas mais modernas. Essa característica está presente nos últimos lançamentos de Carolina Herrera 212 VIP Rose, que mistura rosa com pêssego e toques amadeirados, Repetto de Pepetto, Si de Giorgio Armani e Cartier Panthere. Flores brancas, como a tuberosa e a flor de laranjeira, estão presentes em Dolce & Gabbana pour femme Intense e o mel em Marc Jacobs Honey. Nos masculinos predominam o couro e o patchouli, em marcas como Gucci Made to Measure e Bottega Veneta Pour Homme”, aponta.

Márcia explica que não há um clássico que se destaca no outuno/inverno, mas alguns perfumes são bastante conhecidos por caírem bem nesse período do ano. Para o público feminino ela cita Angel de Thierry Mugler (oriental gourmand), Flower by Kenzo (Oriental Floral), Miss Dior Cherri (Chipre Frutal). Entre os masculinos One Million (Oriental Amadeirado), Malbec (Amadeirado Especiado), Bleu de Chanel estão entre as mais marcantes e envolventes. “Marc Jacobs lançou fragrâncias com o apelo de outono”, explica. “Em 2006, Autumn Splash Amber for women trouxe notas refrescantes de anis e gengibre em contraste com a vanilla e madeira de cashmere; Autumn Splash Ivy for women reúne sândalo, camurça e couro; e ainda Jean Paul Gaultier Classique Autumn Winter com sua nota oriental floral. Em 2010, surge Autumn Splash Violet for women com notas de violeta e caramelo.

A indústria nacional também lança vários perfumes neste período, com edições especiais de inverno e Dia das Mães. Márcia destaca que hoje a perfumaria brasileira não deixa nada a desejar para a internacional. Os mesmos perfumistas que trabalham para as renomadas empresas no exterior como Gucci, Prada, Dolce & Gabanna, Victoria´s Secret, Givenchy, também atuam no país com Natura, Boticário, Avon, Jequiti, entre outras.

Além de mais intensas, as notas olfativas que marca este período proporcionam sensação de conforto e hidratação ao corpo em dias de temperaturas mais baixas. “É tempo de notas mais elegantes. As orientais são mais adocicadas (baunilha), as amadeiradas mais envolventes (sândalo, vertiver, patchouli) e as chipres trazem uma combinação exótica de musgo de carvalho, cítricas e patchouli”, descreve.

Cuidados na hora compra -Mas não basta estar atento às tendências. O momento da escolha também deve seguir o ritual correto. “O ideal é não escolher o perfume na fita olfativa e sim aplicá-lo na própria pele”, explica a especialista em fragrâncias. “Muitas vezes gostamos de um perfume em outra pessoa ou na fita olfativa, mas quando usamos em nós não aprovamos. Eu sempre sugiro que a pessoa vá à loja, aplique o perfume e saia para uma volta de pelo menos trinta minutos. Se nesse período continuar gostando da fragrância na pele, pode voltar à loja e comprá-lo”, ensina.

Nas compras realizadas pela internet, tão comuns atualmente, o consumidor deve considerar a marca do perfume que sempre carrega seu DNA olfativo, ou seja, das fragrâncias que ele normalmente usa. “Se ele gosta de Hugo Boss ou Carolina Herrera, provavelmente gostará de uma nova fragrância dessas marcas. Mas sempre há o risco. O mesmo acontece com a compra via catálogo, quando a consultora não tem a amostra da fragrância para prova”, aponta.

Confira alguns laçamentos Outono/Inverno nos Estados Unidos e Europa e já disponíveis no Brasil: .Femininos: 1. Marc Jacobs Honey – Floral Frutal – Mel | 2. Modern Muse Estée Lauder - Floral Flores Brancas como jasmim e tuberosa | 3. 212 CH Vip Rose – com rosa, pêssego e toques amadeirados | 4. Dolce & Gabbana pour femme Intense – flores brancas como tuberosa e flor de laranjeira, com sandal | 5. Cartier Panthere - chipre floral – Rosas | 6. Si – Giorgio Armani - chypre Frutal | 7. La tentation de Nina Ricci – oriental gourmand inspirado no macaron de Laduree.

.Masculinos:1. Quantum James Bond 007 – frescor cítrico, mas com especiarias mais quentes como o cardamomo e madeiras do sândalo e vetiver | 2.Acqua Essenziale – Salvatore Ferragamo – notas cítricas e aromáticas do alecrim e lavanda com madeiras marcantes como o patchouli e vetiver | 3.Kaiak Extremo – Edição Limitada – aromático fresco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira