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13/12/2007 - 11:51

População de baixa renda deve comprometer 11% do orçamento com despesas no Natal

Os gastos em média deve ser de R$ 45 por presente, avalia pesquisa da TNS InterScience.

Mesmo com maior poder de compra e acesso ao crédito, pessoas do segmento de baixa renda se mostram cautelosas com os gastos de final de ano, optando por recorrer apenas às linhas de financiamento que já utilizam, como o cartão de crédito e crediário em lojas, para comprar presentes e financiar as despesas nesse período. A maior parcela desse segmento pretende ter um gasto médio de R$ 218,00 com presentes para a família. A lista de compras inclui principalmente roupas, brinquedos e sapatos, que serão distribuídos entre cinco pessoas (aproximadamente R$ 44 por presente) .

Os dados são de pesquisa da TNS InterScience, realizada em novembro deste ano junto a 300 pessoas residentes na cidade de São Paulo, das classes C e D, com mais de 20 anos e renda familiar média de R$ 1.956,00 . Desse total, cerca de 11% estarão comprometidos com os gastos de final de ano.

Segundo Ivani Rossi, diretora de Planejamento da TNS InterScience, o estudo evidencia o “gap” existente entre o universo da classe AAA, analisado no primeiro módulo do estudo, e o das classes C e D . “Há uma disparidade brutal entre esses dois “mundos”, uma vez que o gasto médio das mulheres com renda superior a R$ 30 mil com presentes de Natal é de R$ 8 mil, enquanto que o da baixa renda não chega a R$ 220”, compara .

Outro item investigado foi a forma de pagamento. As compras efetuadas pela baixa renda serão pagas em dinheiro (73%) ou com cartão de crédito parcelado (23%). Já o cheque especial, o empréstimo pessoal e o crédito consignado serão usados com parcimônia . Segundo Ivani, “81% da população de menor poder aquisitivo não pretendem utilizar nenhuma dessas três linhas de financiamento até o final deste ano, embora tenham acesso a elas” .

13º salário - Questionadas sobre o destino que darão ao 13º salário, 66% dos entrevistados responderam que utilizarão o abono para fazer compras; 33% irão pagar dívidas; 12% irão economizar/investir e outros 12% irão gastar com viagens e com as festas de final de ano*.

Centros de compras - Entre os locais preferidos para compras destacam-se as lojas de bairro (31%), a Rua 25 de Março (29%) e os shopping centers (29%) . Os grandes magazines (C&A, Marisa e Renner) vêm depois (18%), seguidos das lojas do Bom Retiro (9%) e da opção por produtos de camelôs (5%).

Preparativos - Nestas duas semanas que antecedem as festas 68% do segmento analisado pretendem dar um trato no visual e entre as prioridades estão o corte/tintura de cabelo e a compra de roupas ou sapatos, enquanto 10% querem mudar de casa e 5% trocar de carro. A ceia de Natal de 48% será em casa de parentes ou no próprio domicílio (41%). O Réveillon da maioria será comemorado em São Paulo na própria casa (38 %) ou na casa de amigos (27%) e outros 27% irão à praia. A maioria viajará de automóvel ou de ônibus e apenas 2% pretendem utilizar aviões comerciais.

Planos para 2008 - Com relação aos sonhos e perspectivas para o Ano Novo, a maioria das pessoas de menor poder aquisitivo (46%) planeja mudar de emprego ou melhorar o salário, mas para 40% essa intenção aparece apenas no plano dos “sonhos”. Enquanto 44% sonham em ter um carro ou mudar para uma casa melhor, 7% acalentam a possibilidade de ter mais tempo para o lazer e 14% pretendem transformar esse desejo em realidade. Investir na educação dos filhos ainda é apenas sonho para 7% , mas já aparece como meta para outros 7%. Já os mais otimistas (6%) vão além e sonham alto: querem ganhar na Mega-Sena.

Perfil da TNS InterScience - Com tradição de 24 anos em pesquisa de mercado, a InterScience Informação e Tecnologia Aplicada, que após a incorporação em 2005 pela holding inglesa TNS (Taylor Nelson Sofres), líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc (sob encomenda), passou a se denominar TNS InterScience, tem se destacado pela utilização de metodologias inovadoras e conhecimento dos diversos setores de mercado para auxiliar a tomada de decisões em processos relacionados a desenvolvimento de produtos, avaliação de marcas e comunicação, segmentação e satisfação de clientes.

A TNS possui uma rede global de empresas presente em mais de 70 países, o que lhe permite oferecer em todo o mundo, de forma consistente, soluções inovadoras de pesquisa e profundo conhecimento para análise dos resultados. O objetivo estratégico da TNS é ser reconhecida como líder global na entrega de informação, conhecimento e insights que auxiliem os clientes a tomar decisões mais assertivas.

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