Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 11:10

Ursinho ELO é criação da DM9Rio para Hospital Amaral Carvalho


Rio de Janeiro - O Hospital Amaral Carvalho, considerado uma referência da oncologia infantil no Brasil e na América Latina, localizado em Jaú (SP), está promovendo uma solução lúdica e criativa desenvolvida para diminuir a solidão de crianças internadas no hospital em isolamento para o tratamento do câncer. A ação foi criada pela DM9Rio para a celebração dos 100 anos do hospital, e surgiu dos clássicos ursinhos de pelúcia, conhecidos por fazerem companhia a todas as crianças, mas que ganharam um upgrade: quando a saudade aperta, basta apertar a mão dos ursinhos – chamados de "ELO" por ligarem as crianças a seus círculos afetivos – e ouvir notas de áudio enviadas a qualquer momento por familiares e amigos via WhatsApp.

A iniciativa, divulgada inicialmente apenas na fanpage do hospital, invadiu as redes sociais e vem sendo amplamente comentada pela mídia. Somente no Youtube são mais de meio milhão de views em uma semana. Ontem, 13 de abril, a ação foi um dos principais destaques do Fantástico, da Rede Globo.

Em parceria com a FOM, fabricante de travesseiros, brinquedos e almofadas com material antialérgico, foi desenvolvida essa linha de ursinhos especiais, adaptados para conter um dispositvo que recebe, armazena e reproduz as mensagens. Cada criança tem um número exclusivo repassado aos familiares.

O objetivo da iniciativa é aproximar os pequenos pacientes daqueles que eles tanto amam e ajudá-los a passar pelo período de isolamento de uma forma mais alegre e menos solitária. O projeto levou seis meses para ser desenvolvido e hoje envolve cerca de 30 crianças internadas no hospital.

Para Álvaro Rodrigues, sócio e VP de Criação da DM9Rio, "O ELO é uma idéia a favor do bem. Tem tecnologia, tem inovação e tem o mais importante: o poder de reduzir a distância e diminuir a saudade entre as crianças e seus familiares e amigos. Espero que o ELO sirva de inspiração para outros hospitais, que ele ganhe mais parceiros. Nós, da DM9Rio, estamos muito, muito orgulhosos em ter ajudado, de alguma forma, por menor que seja, no tratamento desses pacientes."

O oncologista pediátrico Alejandro Arancibia explica os motivos de isolamento das crianças. “Elas não podem ficar muito tempo em contato com o meio exterior porque estão com a imunidade muito baixa Os “Elos” são uma porta de contato com quem está lá fora”. Para a chefe da pediatria do Hospital Amaral Carvalho, Drª Claudia Teresa de Oliveira, especialista em Oncologia Pediatria, esse método é um mecanismo de apoio emocional importante para o bem-estar das crianças durante o tratamento. “A criança é afastada da sua rotina habitual. Elas sentem falta dos amigos, da escola e esse carinho faz uma enorme diferença na recuperação”, afirma.

Como funciona a tecnologia: Ursinhos foram adaptados especialmente para comportarem o equipamento que recebe as mensagens, além de caixas de som específicas que foram desenhadas para funcionarem no interior dos ursinhos. Um mecanismo liga a mão dos “Elos” ao dispositivo, liberando mensagens armazenadas. As mensagens são enviadas para uma central e gerenciadas por um profissional do hospital, que envia então para os ursinhos. As mensagens podem ser atualizadas à todo momento e ficam à disposição da criança para a próxima vez que decidir apertar a mão do seu ursinho para ouvi-las. A tecnologia é da 3Bits.

.Vídeo: [http://www.youtube.com/watch?v=cEZ4Ob1RLo8&feature=youtu.be].

Título: Ursinhos "Elo" | Agência: DM9Rio | Anunciante: Hospital Amaral Carvalho | VP de Criação: Álvaro Rodrigues | Diretores de Criação: Álvaro Rodrigues, Diogo Mello | Diretor de arte: Guilherme Cunha | Redação: Otto Pajunk | Atendimento: Renato Fachim | Mídia: Renato Fachim | Gerente de Projeto: Monique Lima | Produtora de Imagem: Trator Filmes | Diretor do Filme: Will Mazzola | Produtora de Som: Sonido | Tecnologia: 3Bits | Parceria: FOM | Aprovação/Cliente: Antonio Luis Navarro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira