Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 11:50

O bem-estar que vem da água: hidroterapia é aliada da saúde e qualidade de vida


Doenças como AVC, fibromialgia, artrose e dores na coluna são algumas das enfermidades que podem ter na água uma boa aliada em seus tratamentos, com resultados percebidos de forma rápida e eficiente. Entre muitas outras indicações, estas patologias podem ser tratadas por meio da hidroterapia, um recurso terapêutico de características peculiares, que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida para crianças, adultos e idosos. Em muitos casos é a modalidade de tratamento mais eficaz e oferece possibilidades terapêuticas únicas.

União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que s baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG), a água aquecida faz o corpo vivenciar situações, sensações e estímulos únicos, contribuindo de maneira significativa para a reabilitação motora do ser humano.

“O sucesso do tratamento em piscina terapêutica depende da correta indicação, da utilização adequada dos princípios físicos da água, associados aos efeitos fisiológicos do corpo em imersão e de uma infraestrutura que permita a realização do tratamento de forma segura e agradável”, destaca Rogério Ferreira, que é especialista em fisioterapia aquática assim como sua sócia, a fisioterapeuta Ana Paula Oliveira.

Como funciona -A reabilitação com hidroterapia tem indicação para diversas enfermidades, como as de origem reumática, neurológica, ortopédica, cardiorrespiratória, geriátrica, os transtornos de ansiedade, distúrbios do sono e dores crônicas. A modalidade exige do fisioterapeuta conhecimentos das propriedades hidrostáticas (água parada), hidrodinâmicas (água em movimento) e termodinâmicas (troca de calor entre o ambiente e o corpo) da água, bem como da anatomia, fisiologia e biomecânica corporal.

“A possibilidade de redução de carga nas articulações é uma das grandes vantagens da terapia em ambiente aquático. Por isso, a hidroterapia é indicada quando há inflamação, dor, desgaste articular, espasmo muscular ou limitação da mobilidade e da força. Esses sintomas são provocados, principalmente, por enfermidades, transtornos ou traumas que comprometem as funções corporais do paciente”, reforça Rogério Ferreira.

Segundo o fisioterapeuta, estresse mental, irritabilidade e distúrbios do sono também podem ser tratados, minimizados e até sanados por meio da hidroterapia. “O efeito do calor na pele associado a exercícios específicos provoca o relaxamento das fibras musculares, e a flutuação leva à sensação de que o corpo está mais leve, solto e flexível. Com isso, o paciente vai melhorando progressivamente, desenvolvendo sua consciência e seu controle corporal, recuperando a autoconfiança e superando traumas. Tudo isso se refletirá numa saúde melhor”, conclui Rogério Ferreira.

Curiosidade -Na antiguidade, Hipócrates já utilizava o contraste entre banhos quentes e frios para a cura de doenças, assim como Johann S. Hahn (1696-1773), considerado o pai da hidroterapia moderna por tratar muitos de seus pacientes utilizando esta técnica. Porém foi um monge alemão no século 19, chamado Sebastian Kneipp (1821-1897), um dos principais precursores da hidroterapia tal como é hoje divulgada e praticada em todo o mundo.

Os especialistas -Rogério Celso Ferreira é fisioterapeuta formado pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência profissional. Trabalhou no Hospital Sarah em Brasília (DF) e Salvador (BA), atuando com reabilitação ortopédica, traumatológica e neurológica. Proprietário e fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG); professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO; e fisioterapeuta da Rede Fhemig.

Ana Paula Oliveira é fisioterapeuta formada pelo Unicentro Newton Paiva, pós-graduada em fisioterapia obstétrica e uroginecológica; especialista em hidroterapia e RPG. Proprietária e fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG).

Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira, Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG), telefone (31) 3055-3555.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira